segunda-feira, dezembro 13, 2010

CLÁUDIO HUMBERTO


Lula quer o PT como vice de Sarney no Senado

O presidente Lula deu ordem para que o PT desista da poderosa primeira-secretaria do Senado, que administra um orçamento de R$ 3,5 bilhões anuais, para garantir a vice-presidência. A iniciativa tem sido interpretada, no PMDB, como uma aposta de Lula na iminente vacância do cargo ou para garantir aos petistas o controle efetivo da Casa, na medida em que o presidente José Sarney tem diminuído sua atuação.


Pimentel recua

O senador eleito José Pimentel (PT-CE) pretendia a primeira-secretaria do Senado, mas foi obrigado a "congelar" suas articulações.


Olha ela aí

Marta Suplicy (PT-SP) captou a mensagem de Lula: pediu reunião com líderes do PMDB para tentar disputar a vice-presidência do Senado.


Outro pretendente

Jorge Viana (PT-AC), petista de filme queimado no Palácio do Planalto, também se assanha para disputar a vice-presidência do Senado.


Boa notícia

Para o Ministério do Turismo, em dois ou três anos acabará a reserva de mercado para empresas aéreas nacionais. Viva a concorrência!


Cidadania brasileira

Além de "asilo humanitário" que Lula deve conceder antes do Natal - como esta coluna antecipou - o terrorista italiano Cesare Battisti pode ganhar até a cidadania brasileira. Lula vai alegar que os crimes do frio assassino do grupo extremista "Proletários Armados pelo Comunismo" já estariam prescritos pela lei brasileira, muito embora tenham sido cometidos na Itália. Só falta indenização de "anistiado" para o bandido.


'Companheiro'

O ministro do Exterior da Itália, Franco Frattini, ironizou: "Não sei se os brasileiros gostarão de ter um conterrâneo assassino."

'Buona gente'

"Bandido comum" para a Justiça italiana, Battisti foi preso por assalto e estupro, e condenado à prisão perpétua por matar quatro inocentes.


Daqui não saio...

O PCdoB fechou questão para Orlando Tapioca Silva ficar no Ministério do Esporte, mas Dilma preferia que o partido oferecesse opção a ele.


Temer pede socorro

Michel Temer propôs à cúpula do PMDB limitar o acesso à residência de presidente da Câmara. Alegou "privacidade", mas só queria pretexto para se livrar do espaçoso Eduardo Cunha (RJ), que praticamente "mora" no sofá da sala. Adiou a restrição para o Palácio Jaburu.


É só uma jogada

Nem o próprio Arlindo Chinaglia (PT-SP) se quer ver de novo na presidência da Câmara dos Deputados. Lançou sua candidatura para tentar força a presidente Dilma a entregar a ele o Ministério da Saúde.


Falsos milicos

As Forças Armadas correm o risco de acusação de fraude: recrutaram atletas profissionais, dando-lhes patentes, para fingir que são milicos e o Brasil não fazer feio nos Jogos Militares Mundiais, em 2011, no Rio.


Bolsa-boquinha

A governadora derrotada do Pará Ana Júlia Carepa (PT) se pega a todos os santos para tentar uma vaguinha no ministério. Mas Dilma reluta até mesmo em destinar a ela um cargo de terceiro escalão.


FRASE DO DIA


"Quero saber quem fraudou o documento"
Ministro Alexandre Padilha (Relações Institucionais) lutando para manter o emprego

PODER SEM PUDOR

A música é...
A líder do PT no Senado, Ideli Salvatti (SC), atacava um sambinha no plenário, para ironizar FHC, certo dia, quando o senador Heráclito Fortes (DEM-PI) pediu aparte:
- Não vou cantar, minha voz é feia e tenho senso de ridículo - alfinetou - mas um telespectador da TV Senado telefonou para lembrar uma música bem apropriada ao momento que o País vive. É aquela que diz: "você tratou com traição a quem sempre lhe deu a mão...".

Nenhum comentário: