terça-feira, dezembro 07, 2010

CLÁUDIO HUMBERTO

“Fazer a sucessão fazia parte do meu programa de governo”
PRESIDENTE LULA CONFESSANDO O ENVOLVIMENTO DO GOVERNO NA ELEIÇÃO DA SUCESSORA

IRMÃOS PODEM SER MINISTROS DO GOVERNO DILMA 
Dilma Rousseff gostaria de manter Márcia Lopes no Ministério do Desenvolvimento Social, o que agradaria o ex-ministro Patrus Ananias (de quem foi secretária-executiva), mas a presidente reluta porque isso faria de dois irmãos ministros, o que até poderia caracterizar nepotismo. Apesar dos sobrenomes diferentes, Márcia Lopes é irmã de Gilberto Carvalho, futuro secretário-geral da Presidência da República.

SINAL VERMELHO 
Há grande preocupação no Planalto com os “entendimentos” entre o aspone Cesar Alvarez e a ex-ministra-chefe da Casa Civil Erenice Guerra.

PODER ALIADO 
Tarso Genro (RS) e Sergio Cabral (RJ) articulam uma reunião no Rio de Janeiro, dia 13, de todos os governadores aliados de Dilma.

PROFISSIONAIS 
O PMDB está feliz com os quatro ministérios oferecidos pela presidente Dilma, mas finge insatisfação para ganhar cargos de segundo escalão.

DICA DE LULA 
Lula pediu a dirigentes do PMDB que se afastem do deputado Eduardo Cunha (RJ). Acha que prejudica as pretensões do partido junto a Dilma.

DILMA NÃO ACEITA PALOCCI COMO O SEU ‘GOLBERY’ 
Políticos leais ao governo não apostam tostão furado na estabilidade de Antônio Palocci como ministro da Casa Civil. Sua união com Dilma é um “casamento de conveniência”, arranjado pelo presidente Lula, que escalou o ex-ministro no papel de principal “conselheiro” da presidente eleita. O problema é que ela já sinalizou que não 
suportaria ao pé do ouvido uma versão petista “reencarnada” do general Golbery do Couto e Silva.

LULA REPETE GEISEL 
Golbery foi escalado pelo general Ernesto Geisel como chefe da Casa Civil do sucessor por não confiar muito no taco de João Figueiredo.

PORTA-RECADOS 
Lula também escalou Gilberto Carvalho na secretaria-geral da Presidência da República para monitorar a presidente.

ALTO LÁ 
Palocci queria gabinete no Planalto sem maiores encargos, só para grudar em Dilma, mas ela decidiu mantê-lo ocupado na Casa 
Civil.

JOBIM CRITICA MÉDICI... 
Nelson Jobim (Defesa) provocou mal-estar sábado, na Academia Militar das Agulhas Negras, durante a formatura da “Turma General Emílio Garrastazu Médici”, ao criticar indiretamente o patrono – elogiado antes pelo comandante do Exército pela “honradez, dignidade e patriotismo”.

...E O FILHO SE RETIRA 
No discurso, que aliás não estava previsto, Jobim deixou claro que não aprovou a escolha do patrono, dizendo que o Exército “deve esquecer o passado”. Os generais nem o aplaudiram. E o convidado Roberto Médici, filho do ex-presidente, desceu do palanque e foi embora.

FRAGILIDADE 
As denúncias contra o senador Gim Argello (DF) podem custar a ele a liderança do PTB no Senado. Já está de olho no cargo e trabalhando por ele o senador eleito Armando Monteiro Neto (PE).

POR POUCO 
Dilma deixou o embaixador Antonio Patriota por vários dias, sob sol e sereno, sem confirmá-lo ministro das Relações Exteriores. Ajudou na indefinição o enciumado chanceler Celso Amorim, que queria ficar.

O BIGODE DE EINSTEIN 
Com o senador Aloizio Mercadante (PT-SP) na Ciência e Tecnologia, uma coisa é certa: serão irrevogáveis todas as ciências e tecnologias, assim como cargos técnicos destinados a aloprados cientistas.

FRENTE AMPLA 
Um grupo de profissionais liberais, estudantes, políticos e empresários gaúchos criou on-line em Porto Alegre o Instituto Brasileiro da Causa Pública contra “a paralisia da oposição” e “o discurso totalitário do PT”. 

BOMBÁSTICA 
Dilma revelou ao Washington Post ser contrária à política do Brasil em relação aos malucos do Irã e é contra o apedrejamento de mulheres. Sinal de que sua influência sobre Lula é Lula, ops, nula. Bomba, pode. 

ESFRIAMENTO GLOBAL 
Mais uma para a coleção do pé-frio presidencial: com duas rodadas o Corinthians era líder, empatou duas, e o Fluminense levou o Campeonato Brasileiro. Quem é o maior torcedor do Corinthians?

CÁ ENTRE NÓS 
O deputado eleito Tiririca disse na TV Record que não “sabe bem” o que faz um deputado. Irá aprender no escurinho e sem criança perto. 

PODER SEM PUDOR
DUPLA SERTANEJA 
Inaldo Leitão (PB) e Luciano Leitoa (MA) era deputados federais e estavam próximos um do outro, como uma piada à procura de quem a contasse. Encontraram o deputado Marcelo Ortiz (PV-SP), sempre muito brincalhão:
– Essa é a dupla mais dinâmica da Casa, Leitão e Leitoa...

Nenhum comentário: