terça-feira, novembro 30, 2010

RENATA LO PRETE - PAINEL DA FOLHA

O dia seguinte 
Renata Lo Prete 

 Folha de S.Paulo - 30/11/2010

Mais do que sugerir seus nomes para o ministério, o governador Sérgio Cabral (PMDB) veio a Brasília ontem repetir à presidente eleita, Dilma Rousseff (PT), o que tem dito a aliados: para a operação contra o tráfico no Rio ser bem sucedida no longo prazo, ele precisará de cobertura federal. Sua preocupação mais imediata é garantir efetivos e recursos para manter a ocupação dos morros e avançar com o modelo das UPPs.
O peemedebista está, por ora, fortalecido. E sabe que, se prevalecer a avaliação positiva da operação, ele recolherá os dividendos políticos. O PMDB está de olho na movimentação do governador.

Monitor A Câmara constitui hoje uma comissão parlamentar de acompanhamento da crise no Rio. Proposta pelos deputados Chico Alencar (PSOL-RJ) e Luiz Couto (PT-PB), terá como escopo avaliar a ação continuada e preventiva do poder público no combate ao crime.

Eu, heim? Diante da profusão de comentários sobre a influência de Lula na escolha dos futuros ministros, Dilma observou a um integrante do atual governo: "Engraçado. A imprensa gostaria que eu conversasse com o DEM, por acaso?".

De mudança Paulo Okamotto, amigo do peito de Lula e presidente do Sebrae desde 2005, deve deixar a agência para trabalhar no futuro instituto do petista.

Mãozinha A eventual indicação de Lídice da Mata (PSB-BA) para o Ministério da Integração Nacional conta com o apoio entusiasmado do presidente do PDT, Carlos Lupi. Motivo: o suplente de Lídice é o pedetista Nestor Duarte, que dessa forma assumiria cadeira no Senado.

Continuidade Não apenas o presidente José Sergio Gabrielli tende a permanecer no posto na Petrobras. Diretores como Guilherme Estrella (Exploração e Produção) também devem manter suas funções mais tempo.

Só pensa naquilo Em telegrama a Washington divulgado pela organização Wikileaks, o então embaixador Clifford Sobel credita a presença brasileira no Haiti à "obsessão" de Celso Amorim em ampliar as chances de o Brasil obter assento no Conselho de Segurança da ONU.

Curto... O PT espalha o que seria um recado de Dilma: ela estaria determinada a retirar do deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) a ascendência sobre Furnas.

...circuito São esperadas mudanças na Eletronorte, presidida por Josias Matos de Araújo. Já na Eletrosul, o comando poderá permanecer nas mãos de Eurides Luiz Mescolotto, ex-marido da senadora Ideli Salvatti (PT-SC).

A pedido Lula tinha programado se despedir de viagens internacionais em Georgetown, na Guiana, para onde foi na semana passada. Mas, atendendo a um apelo de Cristina Kircher, presidente da Argentina, decidiu desembarcar em Mar del Plata nesta sexta para a 10ª Conferência Ibero-americana.

Alicerce Não parte apenas de Geraldo Alckmin a tentativa de estreitar laços com o meio sindical. O PSDB-SP também decidiu criar um núcleo voltado à interlocução com os sindicatos de trabalhadores, que será comandado a partir de hoje por Antonio de Sousa Ramalho, ligado à construção civil.

Panetone Em campanha por novo mandato na presidência da Assembleia, Barros Munhoz (PSDB) promoveu evento de boas-vindas aos deputados eleitos, que têm como primeiro ato a eleição da mesa, em março.

tiroteio

"O 'NYT' estampa que a ação no Alemão visa a segurança para a... Olimpíada! Nós queremos segurança aqui e agora, não para 2016 nem só para estrangeiro desfrutar."

DO DEPUTADO CHICO ALENCAR (PSOL-RJ), sobre a cobertura realizada pela imprensa internacional da ofensiva contra o tráfico no Rio.

contraponto

Melhor dizendo

Aos 18 anos, José Alencar tomou um empréstimo de 15 contos de réis com o irmão Geraldo para abrir seu primeiro negócio, uma loja de tecidos na cidade mineira de Caratinga. Os juros eram de 1,5% ao mês.
Quando um gerente de banco lhe ofereceu 1%, Alencar procurou o irmão, que prontamente explicou:
-Não te cobro juros. Aquilo é aluguel do dinheiro...
Esta e muitas outras histórias do vice-presidente da República são relatadas na biografia "José Alencar -Amor à Vida", da colunista da Folha Eliane Cantanhêde, a ser lançada amanhã em São Paulo.

Nenhum comentário: