sexta-feira, novembro 26, 2010

RENATA LO PRETE - PAINEL DA FOLHA

Conta outra 
 Renata Lo Prete 

Folha de S.Paulo - 26/11/2010

A definição dos contornos do ministério de Dilma Rousseff vai mostrando, além da marca da continuidade, o engano em que incorreram aqueles que, especialmente no PT, apostaram num cenário no qual Antonio Palocci não teria papel central na equipe.
Até dias atrás, a despeito da presença quase permanente do ex-ministro da Fazenda ao lado da presidente eleita, vários de seus correligionários procuravam transmitir a certeza de que Palocci assumiria função bastante delimitada no palácio ou mesmo fora deste. No novo desenho, a Casa Civil, seu destino provável, perde algumas de suas atribuições gerenciais, mas se consolida como principal posto político do governo.

Experiência Defensores da transferência de Paulo Bernardo do Planejamento para as Comunicações lembram que coube ao ministro, por decisão de Lula, fazer o raio X da crise nos Correios.

A ou B Empenhada em instalar José de Filippi Jr. no ministério de Dilma, a bancada do PT na Câmara reconhece que, se o senador Aloizio Mercadante for escolhido para uma pasta, caem drasticamente as chances do tesoureiro da campanha.

Hortifrúti Osmar Dias (PDT), que deu palanque a Dilma e perdeu a eleição no Paraná, é cotado para assumir a presidência da Conab.

Procura-se Descartada a ideia de mover Alexandre Padilha das Relações Institucionais para a Saúde, o nome do sanitarista Paulo Buss, ex-presidente de Fiocruz e representante do Brasil no Conselho Executivo da Organização Mundial da Saúde (OMS), passou a circular como opção para o cargo.

Vem cá Os peemedebistas Renan Calheiros (AL) e Eduardo Braga (AM) tiveram longa conversa. O segundo quer virar ministro na cota do PMDB do Senado. O primeiro resistia à ideia.

Gesto Aliados de Dilma no Rio acreditam que ela anunciará no início do mandato aumento no volume de repasses federais ao Estado, que assim poderia aumentar seu efetivo policial.

Flashback Em discurso de campanha para moradores dos morros do Cantagalo e do Pavão-Pavãozinho, em 25 de setembro, a então candidata Dilma exaltou "a paz dada pelas UPPs" ao Rio.

Mix 1 Depois de indicar quatro secretários com o selo da continuidade da gestão de José Serra, Geraldo Alckmin pretende anunciar hoje nomes de sua cota. A lista é encabeçada pelo deputado federal Emanuel Fernandes (PSDB), ex-secretário de Habitação. Transportes é seu destino provável.

Mix 2 Outro a ser confirmado é o vice-governador eleito, Guilherme Afif (DEM), que deve acumular a Secretaria do Desenvolvimento.

Cartela Depois de propor que a criação de um novo imposto para financiar a saúde seja substituída pela legalização de jogos de azar, Paulinho da Força (PDT-SP) sugeriu agora que a Câmara vote um "combo" de projetos de interesse dos governadores, além do que trata dos bingos. Em troca, seria fechado um acordo para apreciar apenas em fevereiro a PEC 300.

Visita à Folha José Renato Nalini, presidente da Academia Paulista de Letras, e os acadêmicos Anna Maria Martins, Antonio Penteado Mendonça, d. Fernando Antonio Figueiredo, Gabriel Chalita, Ives Gandra Martins, José Pastore, Lygia Fagundes Telles, Paulo Bomfim, Paulo Nathanael Pereira de Souza, Tércio Sampaio Ferraz e Walcyr Carrasco visitaram ontem a Folha, onde foram recebidos em almoço.

tiroteio

"É fácil para o prefeito, permanentemente cercado de seguranças, recomendar aos moradores do Rio que não se acovardem."

DO DEPUTADO FEDERAL MARCELO ITAGIBA (PSDB-RJ), a respeito da atitude sugerida por Eduardo Paes (PMDB) à população da capital fluminense diante da ofensiva dos "terroristas", segundo ele mesmo disse.
Contraponto

Falou comigo?

Depois de se reunir em Brasília, na terça-feira, com a bancada paulista da Câmara, Geraldo Alckmin concedeu entrevista coletiva cercado por tucanos.
Liquidado o assunto, o deputado federal Ricardo Trípoli falava ao celular quando pronunciou a palavra "secretário". Imediatamente, Silvio Torres e Emanuel Fernandes, cotados para compor o futuro secretariado estadual, viraram-se para o colega, que brincou:
-Está vendo só? Vocês dois já estão intuitivamente escolhidos pelo governador eleito...

Nenhum comentário: