terça-feira, novembro 23, 2010

RENATA LO PRETE - PAINEL DA FOLHA

Tropa de elite 
Renata Lo Prete 

Folha de S.Paulo - 23/11/2010

Em articulação comandada pelo Planalto, governadores desembarcam hoje em Brasília para reforçar o lobby contra a aprovação de projetos multiplicadores de gastos, em especial a PEC 300. Eles se encontrarão com o presidente da Câmara, Michel Temer, que havia prometido aos policiais colocar em votação a emenda criadora de um piso salarial da categoria, mas ouviu pedido em contrário de Dilma Rousseff.
Os governadores também querem pressionar a Câmara a concluir as votações da PEC que estende por tempo indeterminado a vigência do Fundo de Combate e Erradicação da Pobreza e do projeto que prorroga os repasses aos Estados previstos na Lei Kandir.

Veja bem De Temer (PMDB-SP), vice-presidente eleito, sobre a ideia do "blocão" na Câmara: "Não fiquei sabendo. E, quando fiquei, considerei pressão incorreta para efeitos de governo".
Santo... Ala expressiva do PMDB não só acolhe a possibilidade de Alexandre Padilha, hoje nas Relações Institucionais, vir a ser indicado ministro da Saúde, como o apadrinharia. Ao contrário do peemedebista José Gomes Temporão, pouco condescendente com os pleitos do partido, o petista agrada os parlamentares da sigla.

...de casa Pouco antes de iniciada a campanha eleitoral, Temporão patrocinou movimento na tentativa de desidratar as funções da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), órgão comandado por peemedebistas. Líderes do PMDB reagiram, e as reclamações foram à época absorvidas por Padilha, que atuou como bombeiro.

Foto oficial O Planalto promoverá em dezembro um encontro de ministros e ex-ministros com Lula.

Extra pauta O presidente do Supremo, Cezar Peluso, pediu recentemente audiência a Lula, mas cuidou de avisar que a conversa não seria para tratar de reajuste salarial para o Judiciário.

Sedução O novo governo calcula contar com 57 votos certos no Senado a partir de 2011. E acredita que a maioria pode ser ainda mais ampla, caso nomes como Sérgio Petecão (PMN-AC) e Ana Amélia Lemos (PP-RS) sejam "seduzidos" para o bloco de sustentação a Dilma.

Xeque Candidato a uma vaga no ministério de Dilma, o senador Aloizio Mercadante (PT) enfrentou anteontem o atraso no embarque São Paulo-Brasília, em razão da chuva e da troca de aeronave, concentrado numa partida de xadrez em seu "tablet".

Protocolo A equipe de transição e o cerimonial do Bandeirantes montam o roteiro da posse de Geraldo Alckmin. A ideia inicial é que o evento comece às 9h na Assembleia e seja concluído a seguir na sede do governo. O tucano manifesta a intenção de acompanhar, à tarde, a solenidade em que Dilma receberá a faixa presidencial.

Atlas Em almoço com Gilberto Kassab (DEM) ontem, dirigentes do PSB, PDT e PC do B combinaram de mapear as cidades paulistas em que o "bloquinho" caminha unido rumo a 2012.

Matemática Um possível bloco DEM-PMDB na Assembleia faria Alckmin iniciar mandato sob pressão. Com 13 membros, as duas bancadas, somadas aos 28 oposicionistas, garantiriam quórum para abrir CPIs.

Batismo O bloco reduziria a margem de manobra do governo já na eleição da presidência da Casa, em 15 de março, decidida por maioria simples -48 votos.

tiroteio

"A cada dia, aparece mais um indicado de Lula para o ministério de Dilma. Afinal, de que adiantou eleger uma mulher, se o homem vai continuar mandando?"
DE ROBERTO JEFFERSON, PRESIDENTE DO PTB, sobre a influência do presidente na montagem do primeiro escalão do governo de sua sucessora.

contraponto

Reverso da fortuna

Em encontro da equipe de transição, na semana passada, discutia-se a erradicação da miséria. A certa altura da conversa, a ministra do Desenvolvimento Social, Márcia Lopes, contou que as catadoras de papel, frequentemente queixosas de maus tratos por parte dos maridos, agora dizem que, com uma presidente da República mulher, vão parar de apanhar.
Ao que Antonio Palocci emendou, brincando:
-É, mas nós não...

Nenhum comentário: