quinta-feira, novembro 04, 2010

RENATA LO PRETE - PAINEL DA FOLHA

Abre a janela 
Renata Lo Prete 

Folha de S.Paulo - 04/11/2010

A "janela" para permitir que políticos com mandato troquem de legenda sem ferir a lei da fidelidade partidária, ficando assim liberados para disputar a próxima eleição, virou novo instrumento de barganha entre PT e PMDB na disputa pela presidência da Câmara.
Antes refratário à ideia, por considerar que o PMDB tende a ser mais favorecido pelo movimento de adesão à base governista, o PT agora acena com a possibilidade de abraçá-la, desde que a sigla do vice Michel Temer desista de reivindicar o comando da Mesa Diretora no primeiro biênio da legislatura. O PMDB tem especial interesse na "janela" para vitaminar projetos locais, voltados à eleição municipal de 2012.

Mix O movimento que tenta evitar a ida de Antonio Palocci para a Casa Civil do governo de Dilma Rousseff é liderado por petistas de dentro e de fora do Palácio do Planalto. Conta ainda com a participação secundária do PMDB. Não que o partido aliado almeje especificamente esse cargo. Trata-se apenas de "demarcar terreno".


Que tal? O ministro Franklin Martins (Comunicação Social) foi o mentor da ideia da entrevista "em dupla", concedida por Lula e Dilma na manhã de ontem.

A conferir Quem conhece a dinâmica interna do PMDB aposta que Temer não fará, individualmente, dois ministros. Traduzindo: ou Moreira Franco assume posto no primeiro escalão ou Wagner Rossi segue no comando da Agricultura.

Solistas Assim como o PMDB entende que a eventual permanência de Henrique Meirelles no futuro governo não deve ser computada como indicação do partido, o PSB considera que Ciro Gomes, se retornar à Esplanada, será na "cota pessoal" da presidente eleita.

Mergulho A reversão do placar no Espírito Santo, que no segundo turno deu vitória a José Serra, diminuiu as chances de o governador Paulo Hartung (PMDB) vir a ser ministro de Dilma.

Next A Corregedoria da Receita marcou a segunda rodada de depoimentos das funcionárias suspeitas do vazamento de dados sigilosos de pessoas ligadas ao PSDB. Addeilda dos Santos, Ana Maria Caroto e Antonia Neves Silva serão ouvidas entre os dias 16 e 19 em São Paulo.

Meio-termo A influência de José Serra sobre a montagem do secretariado de Geraldo Alckmin não será tão grande como imagina o círculo próximo do ex-governador. Nem tão pequena como gostariam os alckmistas.

Dá uma força aí Entre as pressões recebidas por Alckmin está a da Força Sindical, que gostaria de instalar na Assembleia o presidente do sindicato dos trabalhadores da construção civil, Antonio Ramalho (PSDB). Como ele é segundo suplente, dois deputados eleitos pela coligação tucana teriam de ser levados para o Executivo.

Eixo vermelho Gestada na campanha, a decisão de Alckmin de criar estrutura dedicada às regiões metropolitanas tornou-se irreversível diante do fraco desempenho eleitoral dos tucanos no ABC e no entorno de Campinas. Ele defende "nova agenda" executiva para conurbações próximas da capital.

Sessão pipoca Adriano Diogo (PT) exibiu ontem no plenário da Assembleia vídeo atribuído à campanha de Serra no qual a vitória de Dilma é relacionada ao apocalipse. Sob protestos da maioria, ele usou o expediente para discorrer sobre o "baixo nível" da disputa eleitoral.

Visita à Folha Paulo Maluf, deputado federal pelo PP, visitou ontem a Folha.

tiroteio

"Diz o folclore político que usar cocar dá azar. Imagine então passar o tempo todo, durante meses, ao lado de um índio transgênico."
DE FERNANDO FERRO (PE), líder da bancada petista na Câmara, fazendo graça a propósito do companheiro de chapa do tucano José Serra.

contraponto

Traço de audiência


Um tucano encontra com outro e pergunta:
-Você viu o Zé Dirceu no "Roda Viva"?
Diante da resposta negativa do interlocutor, o tucano dá detalhes sobre a entrevista com o deputado cassado e ex-ministro da Casa Civil de Lula, exibida um dia depois da vitória de Dilma Rousseff nas urnas:
-Um horror! Falou as maiores mentiras sobre o PSDB, e ficou tudo por isso mesmo...
Depois de respirar fundo, ele mesmo contemporiza:
-A sorte é que a TV Cultura ninguém vê mesmo...

Nenhum comentário: