quarta-feira, novembro 03, 2010

RENATA LO PRETE - PAINEL DA FOLHA

Alô, presidente 
Renata Lo Prete 

Folha de S.Paulo - 03/11/2010

Ainda sob efeito da ressaca eleitoral, expoentes do PSDB ensaiam o matiz da "nova oposição", prescrito, sobretudo, pelos governadores eleitos em São Paulo, Paraná e Minas. Anteontem, Geraldo Alckmin telefonou a Dilma Rousseff para cumprimentá-la. Propôs parcerias e elogiou o primeiro discurso. Beto Richa conversará hoje com a eleita e pregará "boa relação" com o Planalto, a exemplo de Antonio Anastasia.
Com o gesto, interlocutores entendem que o trio começa a reposicionar as peças no tabuleiro tucano após três reveses nacionais consecutivos, ofuscando, ao menos por ora, rancores residuais entre os grupos de José Serra e Aécio Neves.

Presidencial Quem acompanhou de perto as aparições televisivas de Dilma na campanha se impressionou com o salto qualitativo de sua performance anteontem no "Jornal Nacional". Segundo os mais próximos, trata-se de um misto de alívio pelo fim da disputa e confiança adquirida com o resultado das urnas.


Vale a pena... Com o "JN", Dilma repetiu o roteiro de Lula oito anos atrás. Em 2002, o presidente eleito estava em São Paulo e se dispôs a ir aos estúdios da Rede Globo para assistir ao telejornal em tempo real e ao mesmo tempo ser entrevistado por William Bonner, que se deslocou do Rio.

...ver de novo Desta vez, a presidente eleita estava em Brasília. Aceitou o mesmo formato, e o âncora a recebeu nos estúdios da emissora na capital. A entrevista à Record, cerca de meia hora antes, foi dada num hotel determinado por Dilma.

Peneira A pedido de Dilma, os coordenadores políticos da transição vão pedir aos partidos aliados que indiquem representante único para as futuras negociações de cargos. Com isso, a petista quer evitar ficar refém de dirigentes regionais das siglas.

Cota pessoal O governador reeleito do Rio, Sérgio Cabral, deixou claro que gostaria de indicar um ministro na cota peemedebista.

Veja bem Para aplacar os ânimos do PMDB, petistas disseram aos dirigentes aliados que a conversa com Dilma na segunda-feira não tratou da transição, mas do "desmonte da campanha".

Passaporte Independentemente dos planos de Alckmin para o Planejamento, o atual secretário, Francisco Vidal Luna, diz a amigos e colegas de governo que, em 2011, pretende embarcar para uma temporada de estudos no exterior.

Sem FPS Como prova de sua dedicação à campanha de rua de Serra, Alckmin ostenta um bronzeado que chama a atenção por onde o governador eleito passa.

Excel O tucano assume hoje o gabinete de transição em SP. Adiantado o organograma com o "enxugamento" de secretarias e eventuais fusões de pastas, os primeiros nomes devem ser oficializados a partir do dia 15.

Cubo mágico O arranjo no PT para viabilizar a candidatura de Cândido Vaccarezza à presidência da Câmara prevê a indicação de João Paulo Cunha para comandar a CCJ ou a bancada.

Pauliceia Jilmar Tatto (SP) e Paulo Teixeira (SP) também postulam a liderança do partido na Casa. Petistas de outros Estados já avisaram que não aceitarão só paulistas à frente dos postos mais cobiçados.

Calculadora Dr. Rosinha se reelegeu deputado federal na última vaga da coligação liderada pelo PT-PR.

tiroteio

"É a política do "morde e assopra". Mais cedo ou mais tarde, vão aparecer mais sinais na linha da pressão e da censura."
DO DEPUTADO FEDERAL GUSTAVO FRUET (PSDB-PR), sobre a defesa da regulação da mídia, feita pelo ex-ministro José Dirceu (PT), em entrevista ao "Roda Viva", da TV Cultura, um dia após Dilma Rousseff enaltecer a liberdade de imprensa em seu primeiro pronunciamento como presidente eleita.

contraponto

Vigilante do peso


Em recente visita a Carapicuíba, na Grande SP, Lula presenteou o prefeito Sérgio Ribeiro com uma cadeira nova. Diante da curiosidade geral, o presidente explicou que em 2008, pouco antes da eleição municipal, alertou o petista sobre a necessidade de perder peso.
Como, em vez disso, Ribeiro ganhou cerca de 20 kg, tratou-se de um "presente de precaução", disse Lula:
-Eu sabia que ele estava preparado para a cadeira de prefeito, mas não tinha certeza de que a cadeira estava preparada para ele. Agora não tem mais perigo!

Nenhum comentário: