terça-feira, novembro 02, 2010

RENATA LO PRETE - PAINEL DA FOLHA

Deixa estar
RENATA LO PRETE
FOLHA DE SÃO PAULO - 02/11/10

Os peemedebistas anotaram: Michel Temer não acompanhou nenhum minuto da apuração ao lado de Dilma Rousseff, só conseguiu cumprimentá-la junto com os demais aliados, pouco antes do pronunciamento da vitória, e, ontem, quando a petista fez a primeira reunião pós-eleitoral, não havia integrante do partido presente. Houve apenas um telefonema do presidente do PT, José Eduardo Dutra, ao vice.
Embora o comportamento tenha sido registrado, a cúpula do PMDB não pretende criar caso. Não agora. Se algo vier a aflorar, será quando da definição do que realmente importa: a formação do governo.
Na foto - O PMDB também reparou que seu desafeto Fernando Pimentel (PT-MG), exilado depois do episódio do dossiê, não saiu do lado de Dilma desde domingo.
Trinca - Decreto do início deste ano estabelecendo o ministro da Casa Civil como responsável pela transição pelo lado do governo será alterado para permitir que o interino Carlos Eduardo Esteves Lima divida a tarefa com Paulo Bernardo (Planejamento) e Gilberto Carvalho, chefe de gabinete de Lula.
Então tá - Indagado sobre a ausência de Ciro na festa da vitória, Cid Gomes (PSB-CE) explicou que o irmão sempre prefere acompanhar a apuração em casa, pois isso traria sorte a seus candidatos.
Wally - Outro que chamou a atenção por não comparecer ao evento foi o ministro da Defesa, Nelson Jobim.
Tô fora - Em conversas com aliados, Geraldo Alckmin desautorizou qualquer sinal hostil a Aécio Neves devido ao mau desempenho de José Serra em Minas.
Assimetria - Explicação de Rodrigo de Castro (PSDB-MG), membro destacado da tropa de Aécio, para o resultado no segundo colégio eleitoral: ‘Lula teve influência horizontal no processo, mas, verticalmente, amargou derrota acachapante’.
Emocional - Quem conhece Serra de longa data acha bobagem atribuir grande significado ao fato de o tucano ter caracterizado seu pronunciamento da noite de domingo como ‘até logo’ e não ‘adeus’. Ele não sabe ao certo o que fará nem mesmo no curto prazo. No longo, suas perspectivas eleitorais são bastante limitadas.
Cofre - O ex-secretário Yoshiaki Nakano se movimenta para voltar à Fazenda na futura gestão Alckmin. O atual titular, Mauro Ricardo, tem chances de permanecer. Embora muitos se queixem de seu estilo ‘trator’, o governador eleito admira seu empenho na arrecadação.
Numa nice 1 - Relator do Orça­mento de 2011, Gim Argello (PTB-DF) apresentará emenda destinando R$ 4 bilhões à compra de kits com material e uniforme para alunos da rede pública. O governo já sabe da articulação e tudo fará para abortá-la.
Numa nice 2 - O senador, vizinho e companheiro de caminhadas da presidente eleita, também pretende abrir negociação para o aumento do Judiciário, outro assunto tabu no governo. A proposta de Gim é escalonar o reajuste, com previsão de R$ 1 bilhão de gastos extras já em 2011.
Lacrado - Os computadores utilizados por Erenice Guerra quando ministra, agora sob perícia da PF no inquérito que apura tráfico de influência na Casa Civil, não eram os mesmos da sua antecessora, Dilma Rousseff. As máquinas dos chefes da Casa Civil são retiradas de uso quando estes deixam os cargos. Em outras pastas, apenas apagam-se os arquivos.
Tiroteio
Serra pode ter dito “até logo’, mas somente ao PSDB, no qual agora terá de se acomodar. Para a cadeira de presidente, os eleitores deram a ele um adeus definitivo.
DO DEPUTADO DR. ROSINHA (PT-PR), que não conseguiu se reeleger, sobre o discurso do candidato tucano depois de anunciada a vitória de Dilma Rousseff.
Contraponto
Só em 2058
Em entrevista concedida na noite de domingo, uma vez conhecido o resultado da eleição, Marina Silva foi inquirida sobre sua opção de voto no segundo turno. Para desconversar, a candidata do PV prometeu desfazer o mistério ao completar cem anos - ela tem 52.
- O benefício de revelar com cem anos é que o pessoal dirá: ‘Ih, ela nem lembra mais em quem votou...’.
Diante da decepção dos repórteres, Marina procurou mostrar que a perspectiva não era assim tão remota. Seu avô, contou ela, morreu aos 103 anos.

Nenhum comentário: