quarta-feira, novembro 24, 2010

ILIMAR FRANCO

Lula na globosfera 
Ilimar Franco 

O Globo - 24/11/2010

A criação de um jornal diário na internet é um dos projetos que o presidente Lula está pensando em tocar depois de deixar o cargo. Para mais de um interlocutor, ele expôs a ideia de uma publicação em português, espanhol e inglês, que teria como linha editorial oferecer uma visão positiva do Brasil. O presidente está impressionado com o alcance da globosfera. Hoje, ele concede uma entrevista para blogueiros simpáticos ao seu governo e que apoiaram a eleição de Dilma Rousseff.

O Blocão do PMDB é uma realidade
Os líderes do PT, Fernando Ferro (PE), e do governo, Cândido Vaccarezza (PT-SP), tomaram um susto ontem, na reunião com os governadores, para tratar da pauta da Câmara. Os líderes do PR, do PTB, do PP e do PSC disseram que quem falaria por eles era o líder do bloco, o deputado Henrique Alves (PMDB-RN). Os petistas e o governo apostavam que o PMDB recuaria da formação do Blocão. Após a reunião, Henrique Alves, diante da reação de seu principal aliado, argumentou: “Vamos atuar juntos na ação parlamentar, mas não há nenhuma atitude de enfrentamento ao PT. Queremos buscar saídas políticas comuns.”

Despedida
Enquanto alguns se agarram ao cargo, e se dizem imprescindíveis, o ministro Nelson Jobim (Defesa) anunciou ontem, na Bolívia, na reunião do Conselho de Defesa Sul- Americano, que o governo brasileiro vai mudar em janeiro e que ele não permanecerá, sendo aquela sua última participação no organismo. O ministro equatoriano, Javier Ponce, presidente temporário do conselho, fez questão de elogiar seu trabalho, dizendo que sem Jobim aquela instância regional não existiria.

Gostinho
A cúpula do PP saboreia as vicissitudes do presidente do BC, Henrique Meirelles. Ele fora convidado a se filiar ao partido, para concorrer ao governo de Goiás, mas optou pelo PMDB. Na época, Meirelles queria ser o vice de Dilma Rousseff.

Símbolo
A última caravana da anistia do governo Lula, organizada pela Comissão de Anistia do Ministério da Justiça, será em São Paulo, no mês que vem. Nela, o grande homenageado será o cardeal emérito de São Paulo, Paulo Evaristo Arns.

Assistindo à briga de camarote
A turma do deixa-disso nos partidos aliados ao governo Lula diz que está na hora de baixar a bola dos líderes do PMDB, Henrique Eduardo Alves (RN), e do governo, Cândido Vaccarezza (PT-SP). Ambos querem ser presidente da Câmara. O que esses deputados experientes afirmam é que os dois não têm cacife para levar as duas bancadas ao enfrentamento. Consideram artificial o atual clima de confronto.

Porta de saída
O prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (DEM), deve levar com ele para o PMDB os prefeitos do DEM Darcy Vera (Ribeirão Preto) e Marco Bertaiolli (Mogi das Cruzes), o ex-vice-governador de São Paulo Cláudio Lembo (DEM) e os deputados federais Walter Feldman ( P S D B ) e Wa l t e r I h o s h i (DEM), que não conseguiram se reeleger. Com a doença de Orestes Quércia e com Michel Temer na Vice-Presidência, a cúpula do PMDB quer um novo líder que assuma o partido no estado.


Foco
Embora seu nome já tenha sido defendido por petistas para a presidência do Senado, o que o senador eleito Eduardo Braga (PMDB-AM) quer mesmo é um ministério.

Fico
O secretário do Tesouro, Arno Augustin, vai permanecer na equipe do ministro Guido Mantega. Ele desistiu de assumir uma secretaria no governo de Tarso Genro no Rio Grande do Sul.

Pelo Menos um velho amigo da presidente eleita, Dilma Rousseff, foi nomeado para a equipe de transição do Executivo: Luiz Alfredo Salomão.

Nenhum comentário: