domingo, novembro 28, 2010

CLÁUDIO HUMBERTO

“Monopólio estatal é tão ruim quanto o privado, e tem risco maior”
FHC SOBRE AS AMEAÇAS À LIBERDADE DE IMPRENSA, A PRETEXTO DE “REGULAMENTÁ-LA”

DILMA DEVE SUBSTITUIR OS COMANDANTES MILITARES 
Na área militar está definida a substituição dos três comandantes militares. No Exército, um dos mais cotados é o general Antonio Gabriel Esper, atual comandante de Operações Terrestres. Para a Marinha, o mais citado é o almirante Marcos Martins Torres, que, como ministro do Superior Tribunal Militar, tentou impedir, na campanha presidencial, a divulgação do processo da prisão de Dilma Rousseff na ditadura.

A VEZ DE GODINHO 
Para chefiar a Aeronáutica, o nome mais forte, até agora, é o tenente brigadeiro Jorge Godinho. Ele foi o primeiro brigadeiro médico da FAB.

RETIRADA 
As representações dos comandos militares vão deixar os prédios que ocupam, na Espanada dos Ministérios. Só ficará o da Defesa.

PMDB, NÃO 
Com apoio do PT, Lula quer a permanência do ministro Nelson Jobim (Defesa), mas o PMDB se recusa a adotá-lo como da cota do partido.

CLUBE DA LULUZINHA 
Com a chegada de Dilma ao Planalto, haverá também mulheres ajudantes-de-ordem e não somente homens, como até agora. 

CARDOZO MINISTRO É SINAL DE AUTONOMIA DE DILMA 
Preterido por Lula para assumir o Ministério da Justiça após a saída do ex-ministro Tarso Genro, o deputado José Eduardo Cardozo (PT-SP), apesar disso, será o que quiser no futuro governo. E ele quer ser ministro da Justiça. Desapontado, ele acabara de anunciar que abandonaria a vida pública quando a candidata Dilma, num sinal de 
autonomia, quase desafio a Lula, fez dele coordenador da campanha. 

NADA A VER 
Dilma tem feito ouvidos moucos à falácia de adversários de que Cardozo, como ministro da Justiça, não “controlaria” a Polícia Federal. 

ADMIRAÇÃO 
Dilma aprecia o desprendimento e a lealdade de José Eduardo Cardozo, um dos “três porquinhos” da sua campanha. 

FROTA S. BERNARDO 
A firma faz as contas dos caminhões que sairão do Torto e do Alvorada com a mudança de Lula: pelo menos cinco levarão garrafas vazias...

LULA MARCA O COLDRE?? 
Para quem afirmou que não indicaria ministros, e que nenhum dos atuais teria emprego garantido, Lula está se saindo bem. Já emplacou quatro e ainda quer outros dois. Se Dilma bobear, ele chegará a dez.

“TAMAL” 
Na sexta-feira (26), passageiros do vôo 3220 da TAM, de São Paulo (Congonhas) para Brasília, não puderam viajar porque... Não havia tripulação. E ainda tiveram de ouvir a ironia no sistema de som: “Se algum dos senhores se habilita a pilotar, (o avião) está à disposição...”. 

PÃO DE QUEIJO 
Tia, mãe, netinho, filha e genro deverão ser só início de uma fieira de hóspedes do Alvorada, se a presidenta eleita Dilma mantiver a tradição mineira de abrigar a parentada e respectivos agregados. É de lei, sô. 

FILA DE EMPREGO 
O ex-diretor da Anac Marcelo Guaranis articula sua volta à agência e, com um padrinho como Guido Mantega, quer a presidência. Mas tem concorrente de peso e cintura: Solange Vieira, presidenta atual.

SERRISTAS INSACIÁVEIS 
Os tucanos fiéis a Geraldo Alckmin comparam o apetite dos serristas, por secretarias no futuro governo de São Paulo, ao conhecido estilo do PMDB de garantir espaço nos governos que apoia. São insaciáveis.

DURO NA QUEDA 
O prefeito petista de São Bernardo (SP), Luiz Marinho, “cismou” com a cunhada do presidente do TSE, ministro Ricardo Lewandowski: demitiu-a pela segunda vez. Ao tomar posse. Agora, no início do mês. 

A VOLTA DA GRILAGEM 
A paralisia do governo Rogério Rosso, no DF, deu espaço à grilagem de áreas públicas, invadidas para a criação de “condomínios”. Mais um surgiu na altura da QI 27 do Lago Sul: “Estância Quintas da Alvorada”. 

FIM DA SENHA BANCÁRIA 
A deputada tucana Maria Lúcia Amary (SP) ironizou a confirmação de Antonio Palocci para a Casa Civil de Dilma: “Ele vai acabar com a burocracia, e o brasileiro não precisará mais de senha nos bancos”.

PENSANDO BEM... 
...Os traficantes do Rio estão em ponto de bala para a prova de revezamento de morros nas Olimpíadas de 2016. 

PODER SEM PUDOR
CAPACETE AUTÊNTICO 
A visita ao Brasil do presidente do Vietnã, Tran Duc Luong, em 2004, teve um significado especial para o então ministro da Coordenação Política, Aldo Rebelo, que visitou aquele país em 2003. De lá trouxe uma ótima recordação: certo dia, quis comprar uma réplica do capacete usado pelos vietnamitas na guerra que venceram contra os Estados Unidos. Mas o guia não deixou, emocionando Aldo com a oferta:
– O senhor merece um capacete autêntico. Lutei na guerra como oficial do exército e faço questão de oferecer-lhe o meu capacete.

Nenhum comentário: