quinta-feira, novembro 18, 2010

CLÁUDIO HUMBERTO

“Matamos por desespero e medo. O plano era não matar ninguém”
LEONARDO ALVES, ASSASSINO CONFESSO DO EX-MINISTRO DO TSE JOSÉ GUILHERME VILLELA

PMDB JÁ SE CONTENTA COM 4 OU 5 MINISTÉRIOS
O PMDB tenta manter seis ministérios no futuro governo Dilma, como no governo Lula, mas a própria cúpula do partido admite, em conversas reservadas, que pode pretender no máximo quatro ministérios: dois indicados pelos senadores do partido e outros dois escolhidos pelos seus deputados federais. Um quinto ministério será possível na quota pessoal do vice-presidente eleito Michel Temer. Mais que isso, nada.

BARRIGA DE ALUGUEL 
Dois ministros de Lula, filiados ao PMDB, não foram indicados pelo partido: Nelson Jobim (Defesa) e José Gomes Temporão (Saúde).

JOGADA PETISTA 
O PT celebrou o pedido de Dilma para o PMDB indicar mulheres ao ministério: quase sem opções, o partido conteve a ânsia por cargos.

SURPRESA 
O pedido de Dilma desnorteou Michel Temer e a direção do PMDB. Mas o vice-presidente eleito engoliu seco, sorriu e prometeu uma lista.

SOB CONTROLE 
Dilma tem revelado cintura política nas negociações com partidos. Até pediu que Temer segurasse “seus radicais”, e prometeu conter os dela.

BUARQUE MANOBRA PARA EVITAR CONSELHO DE ÉTICA 
Numa manobra para tentar inibir denúncia contra ele no Conselho de Ética Senado, por suposta quebra de decoro, Cristovam Buarque fez carta ao procurador-geral da República pedindo “auditoria rigorosa” nas contas de sua campanha presidencial de 2006. É uma “resposta” à revelação do presidente do PDT-DF, Ezequiel Nascimento, de que sua campanha presidencial foi secretamente financiada pelo PSDB.

TESTEMUNHA 
Além da credibilidade de presidente do PDT-DF, Ezequiel Nascimento participou ativamente da campanha de Cristovam para presidente.

PARA BOI DORMIR 
A “auditoria rigorosa” verificará se a prestação de contas de Cristovam ao TSE, em 2006, está regular. Exclui o que não foi contabilizado.

BATOM NA CUECA 
O PSDB declarou ao TSE haver feito pagamentos de R$ 200 mil à F2 Filmes, produtora da campanha de Cristovam Buarque (PDT) na TV.

AJOELHOU, TEM DE REZAR 
Na campanha, o chefe de gabinete de Lula, Gilberto Carvalho, acalmou a igreja na “crise do aborto” insinuando que sairá da TV Canção Nova o secretário de Comunicação Eletrônica do Ministério das Comunicações.

LULA NUNCA MAIS 
A proibição de um terceiro mandato para presidente inviabilizaria a pretensão de Lula de retornar ao cargo em 2014, por já ter cumprido dois mandatos. A tese é do senador Demóstenes Torres (DEM-GO), que defendeu na OAB na OAB emenda à Constituição nesse sentido.

NOTÍCIA VELHA 
Lula sinalizou sua opção pelos caças franceses Rafale, que nenhum outro País comprou. Lula garantiu isso a Nicolas Sarkozy em 7 de setembro de 2008, no Brasil, e reiterou um ano depois em Paris.

MOREIRA MINISTRO 
O ex-governador Moreira Franco é um dos candidatos do PMDB para o cargo de ministro das Comunicações, na cota do vice-presidente eleito, Michel Temer. O cargo diminuiu muito de importância no atual governo.

MUDANDO DE LADO 
O marqueteiro Antonio Lavareda pode deixar por um tempo as pesquisas. O DEM pretende indicá-lo para ser membro do Parla-sul, o parlamento do Mercosul que funciona em Buenos Aires.

RARA SENSIBILIDADE... 
Merece estudo a sequência de desencontros da Polícia Federal com ex-secretário nacional de Justiça Romeu Tuma Jr. Primeiro, intimou-o para depor no exato dia da morte do pai dele, senador Romeu Tuma.

...E RARA COINCIDÊNCIA 
A PF vai ouvir hoje o delegado Romeu Tuma Jr (sobre o vazamento de sua conversa com o substituto Pedro Abramovay, na revista Veja) no dia do início do julgamento do caso Celso Daniel, que ele desvendou.

POÇO DE VAIDADES 
Com sua campanha parcialmente financiada por escolas privadas, o deputado federal eleito Gabriel Chalita (PSB-SP) faz pose de futuro ministro da Educação. Até já tem equipe pronta para assumir.

PENSANDO BEM...
...a presença de algumas futuras ministras no horário nobre vai precisar de classificação do Ministério da Justiça, para não assombrar as criancinhas. 

PODER SEM PUDOR
BOIA GARANTIDA 
À saída do 10º andar da Câmara, onde fica o restaurante dos deputados, uma família de Goiás certa vez esmolava ajuda para voltar ao Estado. O deputado Marcelo Ortiz (PV-SP) se livrou dos pedintes apontando para um colega:
– As passagens eu não garanto, mas chegou o homem da boia...
Referia-se à aproximação do deputado Jurandir Boia (PSB-AL). 

Nenhum comentário: