quarta-feira, novembro 03, 2010

CLÁUDIO HUMBERTO

Anatel fica sem comando a partir de amanhã
Acaba nesta quinta (4) o mandato do presidente da Agência Nacional de Telecomunicações, embaixador Ronaldo Sardenberg, e também o conselheiro Antonio Bedran deixará o órgão. Sem presidente e sem vice, a Anatel ficará acéfala. Sardenberg “trabalhava” sua recondução junto à ex-ministra Erenice Guerra, mas deu no que deu. E a campanha eleitoral impediu Lula de substituir Bedran e um novo presidente.

OLHO DA RUA
O corregedor da Anatel, Henrique Gabriel, também escolhido pela ex-ministra Erenice, vai rodar. Ele voltará para a Anac.

LULITA
Os argentinos apelidaram a presidenta eleita Dilma Rousseff de “Lulita”. Ela é chamada assim nas ruas e até nos jornais.

SESSÃO ESPÍRITA
Derrotado, o tucano José Serra “ressuscitou” Jânio, dizendo ter “enfrentado forças terríveis”. Mas não falava com o espelho...

FUI!
O ministro Nelson Jobim cai fora amanhã, após a derrota do velho amigo Serra: vai em missão oficial de uma semana à Itália e Alemanha.

POLÍTICOS QUEREM UNIR AÉCIO A EDUARDO CAMPOS
Jovens parlamentares eleitos em 3 de outubro tentam articular a união do senador tucano Aécio Neves (MG) a Eduardo Campos, governador de Pernambuco, na criação de um novo partido ou na transferência do mineiro para o Partido Socialista Brasileiro. A ideia é unir no PSB representantes da nova geração de políticos que encantaram o eleitorado e se tornaramcampeões de votos, este ano. Só falta combinar com a lei de fidelidade partidária, que precisa ser alterada.

ENTUSIASTA
Um dos entusiastas da aproximação é o deputado Ciro Gomes (PSB-CE), amigo e admirador de Eduardo Campos e Aécio Neves.

PRESIDENTE MUNDIAL
Com a popularidade nas alturas também na América Latina, Lula deve estar pensando em se candidatar a presidente da Argentina, em 2011.

COSTAS LARGAS
Lula livrou Dilma do ônus de uma ex-guerrilheira dar asilo a um ex-terrorista. Cesare Battisti ficará no Brasil, ou melhor, em casa.

SEU NOME É VAIDADE
Celso Amorim (Relações Exteriores) tenta ficar no cargo até meados de 2012, quando completa 70 anos. Quer superar com folga o recorde do Barão de Rio Branco, chanceler por quatro governos, de 1902 a 1912.

O FINADO
Pelo menos até domingo estaremos livres do assessor top-top Marco Aurélio Garcia: embarcou no Dia de Finados para Biarritz, na França, para um daqueles seminários que só não dão praia porque é inverno.

A SUCESSORA
Economista, a presidente eleita terá, diante de Lula, seu batismo de fogo na reunião do G-20, nos próximos dias 11 e 12, na Coreia do Sul, quando as maiores economias do planeta e as emergentes discutirão o desequilíbrio monetário mundial com a queda do dólar. Tá feia a coisa.

RECONHECIMENTO
Luiz Fernando Correia é o favorito para seguir diretor-geral da Polícia Federal. O conceito dele no Palácio do Planalto é o de que “pacificou a PF”. Mas pode virar adido policial na Europa, no país que escolher.

ELES VÊM DE LONGE
“Conselhos de comunicação”, de inspiração fascista, germinam desde os anos de 90, quando uma editora-chefe foi “punida” com “sindicância ética”, no Sindicato dos Jornalistas do Rio, por trabalhar durante curta greve. Ela recorreu à Declaração Universal dos Direitos Humanos.

MÃO AMIGA
O governador de São Paulo, Alberto Goldman (PSDB), quebrou um galho para José Serra. Baixou decreto proibindo a participação de cooperativas de trabalho em licitações estaduais. Serra concordava com a medida, mas não a adotou temendo desgastes eleitorais.

ENCRUZILHADA
Dilma tem um problemão, com a promessa de diminuir despesas: ou reduz o tamanho do Estado, incluindo aí o excesso de “cumpanhêros” nas boquinhas, ou investe menos no social. E aí, emPACou geral.

NEM AÍ
O Brasil tem 600.000 advogados, 15 mil juízes e 10 mil procuradores, além de quase dois milhões de bacharéis que não são advogados porque não têm exame de Ordem. Apesar disso, Lula tem dificuldade de escolher um para ser ministro do Supremo Tribunal Federal.

PENSANDO BEM...
...Dilma não precisa de “primeiro-damo”. Tem Lula, que não é marido, mas, igual a dona Marisa, também manda à beça em casa.

###

“Vamos fiscalizar Dilma, mas não seremos radicais”
SENADOR SERGIO GUERRA (PE), PRESIDENTE DO PSDB, DANDO O TOM DA OPOSIÇÃO A DILMA

###

PODER SEM PUDOR
SÃO TODOS IGUAIS?
Delfim Moreira assumiu o governo em 1918, com a enfermidade do presidente Rodrigues Alves, contaminado pela gripe espanhola, que o mataria no ano seguinte. Moreira também adoeceu e só aparecia em alguns atos oficiais, como a cerimônia anual em que recebia embaixadores. Numa delas, cumprimentou o japonês e depois, quando o embaixador chinês se colocou à sua frente, o presidente quase criou um incidente diplomático:
– Pensa que me engana? O senhor já passou aqui uma vez...

Nenhum comentário: