segunda-feira, novembro 08, 2010

ANCELMO GÓIS

O encolhimento do Rio 
Ancelmo Góis 

O Globo - 08/11/2010 

Dados preliminares do Censo de 2010 revelam que a população do Rio tende a diminuir.

Na comparação com o último Censo do IBGE, em 2000, a taxa de crescimento na cidade despencou cerca de cinco vezes — de 1,74% para 0,14%.

Segue...

Em 2000, o município do Rio tinha 5.857.904 habitantes.

Segundo o levantamento feito agora pelo IBGE, cujos dados foram enviados à prefeitura para, se for o caso, serem contestados em 20 dias, a população da cidade é hoje de 5.940.224 pessoas.

O Instituto Pereira Passos (ICP), da prefeitura, não vai contestar os números.

Na verdade...

O processo de encolhimento do Rio se iniciou bem antes, admite Felipe Góes, presidente do ICP: — A população carioca vem desacelerando seu crescimento desde a década de 1950 — diz.

No mais

Depois de mais uma confusão no Enem, o Inep, responsável pela organização do exame, já está sendo conhecido como... Inepto.

Com todo o respeito.

Aliás...

Onde estava o ministro Fernando Haddad, que não apareceu para falar em dia de uma crise tão grave na sua pasta? Em época de formação de governo novo, os ministros de Lula só querem aparecer na boa. Mas a vida continua

Dom Eugênio imortal

Há um movimento para se lançar a candidatura de Dom Eugênio Sales à cadeira no15 da ABL, que foi do padre Fernando Bastos de Ávila, falecido neste fim de semana.

Dom Eugênio, aliás, completa hoje 90 anos.

Ministro Zé

Do ator José de Abreu sobre a insinuação gaiata, publicada aqui, de que seu empenho na campanha de Dilma o credenciaria a ser ministro da Cultura: — Um amigo me disse que eu devia era ser ministro das “Minas e Energia”. As “Minas” para eu namorar e a “Energia” para eu dar conta delas...

Faz sentido.

Viva Bebel!

De Bebel Gilberto, nossa cantora, para a gargalhada da plateia chilena que lotou, outro dia, o Teatro Nescafé, em Santiago: — Amor a los... minerales! A talentosa filha de João Gilberto e Miúcha quis dizer “los mineros” numa alusão aos 33 trabalhadores resgatados na Mina São José, no Chile

Overbooking rodoviário

A Viação Rio Doce foi condenada pela 3aCâmara Cível do Rio a pagar R$ 5 mil a usuários que compraram passagens e não puderam embarcar porque...

foram vendidos bilhetes além da capacidade do ônibus.

Ainda bem que não acontece isso com aviões...

A paz é possível

Veja o efeito das UPPs.

Em outubro, 7.604 turistas usaram o elevador do Morro do Cantagalo, em Copacabana, segundo balanço recebido no fim de semana por Sérgio Cabral.

Não foi só lá...

No feriadão de Finados, entre 1oe 4 de novembro, 1.028 turistas usaram o elevador do Morro Dona Marta.

Que a paz perdure, amém.

Myrian na direção

Myrian Pérsia, a atriz sumida dos palcos desde 2005, quando atuou em “Equus”, voltará ao teatro, agora como diretora.

Vai dirigir “Entre mechas e reflexos”, de Maria Fernanda Gurgel, que estreia em janeiro, no Teatro Ipanema.

Xô, mosquito

A prefeitura do Rio volta amanhã a usar carros fumacê contra o mosquito da dengue nas ruas da Zona Sul.

Enfermaria carioca

A Secretaria municipal de Saúde do Rio divulga esta semana que 1 milhão de cariocas estão se tratando no programa Clínica de Família.

Ou 16% da população.

Calma, meninas

Vin Diesel, o ator americano que está no Rio para filmar “Velozes e furiosos 5”, causou o maior alvoroço, sábado à tarde, no Rio Design Leblon.

O fortão, cercado por um batalhão de mocinhas assanhadas, abrigou-se na ótica Lunetterie, onde comprou dez modelos diferentes de óculos de sol

ESTA CRISTALEIRA

uma joia da marcenaria do século XIX, acaba de ser comprada pela Academia Brasileira de Letras. A peça enfeitava a sala de jantar do sobrado do Cosme Velho onde moravam Machado de Assis e Carolina Nabuco e estava, até então, num apartamento em Ipanema. Depois de longa negociação para adquiri-la, o presidente da ABL, Marcos Vilaça, todo satisfeito, diz que, a partir de hoje, o móvel vai estar no Petit Trianon: “A Academia está muito feliz por ter incorporado esta preciosidade ao patrimônio cultural da nação”

Nenhum comentário: