quarta-feira, outubro 06, 2010

ZUENIR VENTURA

Verde desde criancinha 
Zuenir Ventura
O GLOBO - 06/10/10


Agora, todos são verdes desde criancinha, todos são povos da floresta: Dilma, Serra, Lula. Só falta a eles ostentar um certificado, um selo de ecologicamente corretos.

Daqui para a frente, vários golpes de sedução serão usados para conquistar o apoio de Marina. Ela passou a ser o nada discreto objeto de desejo de tucanos e petistas.

Todos vão lhe fazer a corte. O candidato do PSDB, por exemplo, não demorou a descobrir: "Tenho muita afinidade com o PV", com quem fez parceria quando governador. "A área ambiental para mim é prioritária." E mais: "A nossa lei de mudanças climáticas é considerada a mais avançada do Hemisfério Sul." Ele talvez só não saiba como desfazer aquela saia justa do debate na TV Globo, quando em tom agressivo virou-se para Marina, que o havia comparado a Dilma, e afirmou que ela, sim, era parecida com a candidata do PT: "Vocês duas têm muito mais coisas em comum." Posto que a hora é de parecer com Marina, ter "coisas em comum" com ela, é capaz de Dilma aproveitar no horário eleitoral a infeliz declaração do adversário.

Quando escrevi aqui no dia 15 de setembro que "a grande novidade da eleição" era Marina, qualquer que fosse o resultado, houve quem me criticasse por estar "promovendo" uma candidata sem expressão eleitoral, apenas "simbólica", que naquela altura mal chegava a 10% das intenções de voto e pouca esperança de passar disso. O artigo terminava assim: "Marina disse que é possível ganhar perdendo ou, o contrário, que é o seu caso. Se perder, ela perderá ganhando." Alguma dúvida? Mas quem poderia imaginar que uma candidata aparentemente sem peso político iria se tornar o fiel da balança, a palavra decisiva da eleição? Hoje, os adversários, que não faziam fé, são unânimes em afirmar que a ela se deve o segundo turno.

Espera-se que após uma campanha pedagógica, em que ofereceu aos outros candidatos um exemplo de comportamento ético, Marina subverta as práticas de negociação política - em vez do fisiologismo habitual, do toma lá dá cá, que ela introduza como moeda de troca não apenas cargos, mas programas, ideias e projetos.

Sua primeira lição no caso foi admitir que não é "dona" dos votos que lhe foram destinados; as condições do apoio serão discutidas e decididas pelo partido, não por sua vontade própria.

Começa enfim a temporada de assédio, em que todo mundo vai pegar carona e tirar casquinha na onda verde, no prestígio da Marina, no carisma da Marina. Muitos vão descobrir que conhecem a sua história desde pequenininha e que até foram seus amigos de infância no seringal Bagaço.

Nenhum comentário: