sexta-feira, outubro 29, 2010

RENATA LO PRETE - PAINEL DA FOLHA

Para ontem 
Renata Lo Prete 

Folha de S.Paulo - 29/10/2010

Uma dia depois da sessão em que o Supremo, novamente dividido ao meio, só saiu do impasse acolhendo a decisão do TSE pró-impugnação da candidatura de Jader Barbalho com base na Lei da Ficha Limpa, ganhou força em Brasília a expectativa de que Lula não demore a indicar o 11º ministro do tribunal, podendo até fazê-lo já na próxima semana.
Ao mesmo tempo, voltou a subir na bolsa de apostas o nome do ex-presidente do STJ Cesar Asfor Rocha, apoiado por um conjunto variado de políticos e pelo ex-ministro da Justiça Márcio Thomaz Bastos. Lula nutre "sentimentos mistos" por Asfor Rocha.

Pontificado 1 No entender de aliados de Dilma Rousseff, a mensagem de Bento 16 para que padres e bispos orientem politicamente os fiéis desgasta ainda mais a relação PT-igreja, mas não tem impacto eleitoral.


Pontificado 2 No entorno de Dilma, vigora a tese de que o papa foi "devidamente pautado" por quem "tem interesse em retomar o tema do aborto na campanha".

Fui eu O primeiro a avisar que levaria a polêmica sobre o aborto ao Vaticano foi o bispo de Guarulhos, d. Luiz Bergonzini, criticado pela ala progressista por mandar imprimir folhetos contra o PT.

Day after Em caso de vitória de Dilma, o ministro Paulo Bernardo (Planejamento) é cotado para comandar a transição pelo lado do governo. Pela campanha, fala-se em Antonio Palocci.

Ungido Lula defende a permanência de Fernando Haddad (Educação) no eventual governo Dilma. Nem que seja em outra pasta.

Torneira aberta Num intervalo de 48 horas, Lula foi às lágrimas em Curitiba (PR), Itajaí (SC) e Brasília, sendo duas vezes na capital: anteontem à tarde, durante cerimônia no Planalto, e à noite, em sua derradeira comemoração de aniversário no Palácio da Alvorada.

Caixa Na última tentativa de persuadir prefeitos mineiros em redutos fartamente agraciados com obras do PAC, José Serra concentrou energias na promessa de livrar dos contingenciamentos orçamentários o Fundo de Participação dos Municípios.

Mais metrô O PT questiona também na Corregedoria-Geral do Estado o edital de licitação da linha 5 do metrô, cujo resultado está sob suspeição. Para o governo paulista, o processo foi respaldado pelo TCE em parecer de fevereiro de 2009.

Batismo de fogo As implicações administrativas do "metrogate" serão apuradas pelo corregedor André Dias Menezes, que assumiu o cargo com a saída de Rubens Rizek, exonerado para atuar na campanha do senador eleito Aloysio Nunes Ferreira.

Ativa Demitido da Secretaria Nacional de Justiça, Romeu Tuma Jr. reassumiu, no dia 18 passado, suas funções na Divisão de Inteligência da Polícia Civil de São Paulo, da qual é delegado de carreira.

No aguardo Até segunda, o Planalto nada fará em relação à suposta gravação em que atual o secretário nacional de Justiça, Pedro Abramovay, se queixaria ao então colega Tuma Jr. de pedidos para confecção de dossiês. Além de não querer interferência na eleição, a área jurídica aguarda esclarecimentos para saber que medidas podem ser tomadas.

A postos O ex-governador de Minas Newton Cardoso se movimenta para abocanhar o posto de líder do PMDB da Câmara. Mas a cúpula da sigla dá sinais de que ele não tem chance.

tiroteio

"Basta que os institutos de pesquisa errem metade do que erraram no primeiro turno, e Serra será eleito neste domingo."
DO DEPUTADO EDUARDO GOMES (PSDB-TO), sobre as chances do candidato tucano à Presidência, expressivamente atrás de Dilma Rousseff segundo levantamentos do Datafolha, Ibope, Sensus e Vox Populi.

contraponto

Boas maneiras


Durante comício em Uberlândia há uma semana, Hélio Costa discursava em apoio a Dilma Rousseff. O peemedebista, derrotado na disputa pelo governo, reapareceu na campanha tendo como trunfo a votação expressiva obtida no Triângulo Mineiro.
Depois de concluir sua fala, ele deixava a dianteira do palanque quando foi abordado por Lula, atento à reação do público. Um instante depois, Costa pediu novamente o microfone e complementou:
-Eu não poderia deixar de agradecer ao povo de Uberlândia pela vitória que me deu...

Nenhum comentário: