domingo, outubro 24, 2010

RENATA LO PRETE - PAINEL DA FOLHA

Corretivo
RENATA LO PRETE 
FOLHA DE SÃO PAULO - 24/10/10


Decorridas três semanas desde o trauma da passagem para o segundo turno, que levou Lula a deixar vazar críticas à coordenação da campanha de Dilma Rousseff e a chamar aliados em série para supostamente ampliar o núcleo decisório, verifica-se que os recém-chegados, incluindo o espalha-brasas Ciro Gomes, têm escassa participação, e que continuam mandando, além do presidente, apenas Antonio Palocci, José Eduardo Dutra e o marqueteiro João Santana.

Chamado a explicar o fenômeno, um grão-petista lembra que, na reta final do primeiro turno, o trio ensaiou leves gestos de independência em relação a Lula. Depois do susto, só se faz o que ele quer.

Arena 1 O debate da Rede Globo, na próxima sexta, será todo de perguntas de eleitores indecisos, com resposta do candidato e comentário do oponente. Chegou-se a discutir a possibilidade de abrir espaço para algumas perguntas do mediador, William Bonner, mas a campanha de Dilma vetou a ideia.

Arena 2 Nesse tipo de debate, os candidatos costumam ficar em pé e se movimentando livremente pelo palco, cercados pelos eleitores. A assessoria de José Serra quer esse formato. Já a de Dilma menciona o problema no pé da petista para reivindicar que ela fique sentada.

Colírio De um petista estressado com a repercussão do "bolinhagate": "Liga pro Gabeira, liga pro Gabeira! Ele estava lá. Duvido que tenha visto alguma coisa acertar a cabeça do Serra!". Quem ouviu o desabafo comentou: "Com aqueles óculos, ele não veria nada mesmo...".

Simbiose 1 Na derradeira semana de campanha, a agenda de Lula incluirá dois temas caros à campanha de Dilma. Na terça, ele reúne o Fórum Brasileiro de Mudança Climática. Ali será divulgada a regulamentação da lei nacional para o assunto.

Simbiose 2 Em meados da semana, o presidente irá conferir a produção do pré-sal no campo de Tupi.

Genérico Aprovado no Ceará, o projeto que estabelece mecanismos regionais de controle da mídia tem versão tramitando na Assembleia paulista. O texto do líder do PT, Antonio Mentor, prevê a criação de um conselho parlamentar que teria, entre outras prerrogativas, a de fiscalizar as outorgas e concessões de rádio e TV.

Inexpugnável 1 A base de José Serra impediu três vezes o depoimento de Paulo Preto à Comissão de Transportes da Assembleia paulista, que investiga as obras do Rodoanel. A convocação do ex-diretor da Dersa esteve em pauta entre dezembro de 2009 e fevereiro deste ano. Acabou definitivamente rejeitada em 12 de maio.

Inexpugnável 2 Os tucanos Orlando Morando, qualificado por Paulo Preto como "brilhante" no evento em que este recebeu o título de "Engenheiro do Ano", e João Caramez, também reverenciado na solenidade, foram autores dos pedidos de vista que barraram o depoimento de "PP", que agora virou dor de cabeça para a campanha de Serra.

Know-how Neófito na Câmara Legislativa do DF, o ex-diretor-geral do Senado Agaciel Maia (PTC) prepara terreno para pleitear a primeira-secretaria da Casa. Seu argumento na busca do apoio dos colegas é o domínio do regimento interno.

Apetite Personagem do escândalo dos atos secretos, Agaciel nega oficialmente interesse em participar da mesa diretora. A campanha informal pelo posto, contudo, já teve início durante almoço organizado para os servidores do Legislativo.

com LETÍCIA SANDER e FABIO ZAMBELI

tiroteio

"Se a eleição deste ano vai ser decidida em Minas, como tantos dizem, então essas andanças do Aécio pelo país têm uma única explicação: é a pré-campanha de 2014."

DO SENADOR DELCÍDIO AMARAL (PT-MS), sobre as visitas do tucano mineiro a vários Estados, com o anunciado proprósito de ajudar Serra no segundo turno.

contraponto

Mil perdões


Tão logo foi divulgada a imagem de Chico Buarque abraçado a Dilma Rousseff, registrada durante evento no Rio no qual artistas manifestaram apoio à candidata do PT, tocou o telefone de um integrante do comando da campanha de José Serra.

Era a mulher do tucano, que se queixava do afago de seu compositor predileto à adversária de José Serra. Para tentar acalmá-la, o marido argumentou:

-Minha querida, procure entender: o que une os dois é o amor ao Fidel....

Nenhum comentário: