quarta-feira, outubro 20, 2010

RENATA LO PRETE - PAINEL DA FOLHA

Castelo no ar
RENATA LO PRETE
FOLHA DE SÃO PAULO - 20/10/10

Embora aposte nos dividendos eleitorais do caso Paulo Preto, pedra no sapato de José Serra, a campanha de Dilma Rousseff teme ressuscitar o assunto Castelo de Areia, operação que atinge o ex-diretor da Dersa e outros tucanos, mas tem também potencial de dano para a aliança PT-PMDB. Dois exemplos: Adhemar Palocci, irmão do ex-ministro Antonio Palocci e diretor da Eletronorte, é citado no relatório da PF, e o nome do vice Michel Temer apareceria em planilha apreendida na casa de executivo da Camargo Corrêa.
Na tentativa de evitar retaliações, emissários foram enviados ao QG serrista para dizer que Paulo Preto sumirá do programa de TV. Ontem, isso aconteceu.
Ops! - Os encarregados de tentar acalmar a campanha de Serra esqueceram de combinar ‘com os russos’. Embora ausente do programa de Dilma, o caso Paulo Preto segue no ar em inserção da campanha petista. Suspenso pelo TSE, o comercial incorporou o termo ‘suposto’ à acusação de caixa-dois.
Inseticida - A sede do TSE, em Brasília, permaneceu fechada na noite de segunda para dedetização.
Amigo de fé... - O evento de premiação de Paulo Preto como ‘Engenheiro do Ano’ dissipa qualquer dúvida sobre seu trânsito no tucanato. Além de Aloysio Nunes, que lhe atribuiu o êxito das obras viárias de Serra, o presidente da Assembleia, Barros Munhoz, discursou emocionado: ‘É de gente da sua têmpera que o Brasil precisa’.
...irmão camarada - Na ocasião, ‘PP’ foi às lágrimas ao falar de Aloysio, então chefe da Casa Civil. ‘Sinto o maior orgulho de ter esse ícone da política como amigo’.
Pique-pique - O QG dilmista quer aproveitar o aniversário de Lula, que completa 65 anos na próxima quarta, 27 de outubro, para acrescentar uma dose de emoção à campanha. Até agora, porém, ninguém se mexeu. Estão todos à espera de um sinal da primeira-dama, Marisa Letícia.
Sessão coruja - Apesar do cansaço e da insatisfação com o horário, Dilma deve ir ao debate da próxima segunda, às 23h, na Record. Isso se a emissora confirmar hoje as regras acertadas previamente, entre elas a que impede perguntas de jornalistas.
Cronômetro - A despeito de acreditar que Dilma não reagiu adequadamente às críticas de Ciro Gomes (PSB) ao PMDB mencionadas no ‘Jornal Nacional’, a cúpula do partido contemporizou, argumentando que seria necessário ‘mais tempo’ para uma resposta completa.
Espólio verde - Depois de a viúva de Chico Mendes, Ilzamar Mendes, declarar apoio a Serra, petistas se apressaram em convidar a filha mais velha do ativista, Ângela Mendes, para o evento que reunirá Dilma e ambientalistas hoje em Brasília.
Vaivém 1 - Hubert Al­que­res, diretor da Imprensa Oficial de SP, e Nina Ranieri, secretária-adjunta de Ensino Superior, lideram a bolsa de apostas para assumir a Educa­ção no governo Alckmin.
Vaivém 2 - Paulo Barbosa (PSDB), segundo mais votado para a Assembleia, chegou a ser cogitado para a pasta. Sua cotação caiu em razão do elo com Gabriel Chalita (PSB), de quem foi adjunto.
Por conta própria - Ao lado do correligionário Paulinho da Força (PDT), o ministro Carlos Lupi (Trabalho) pilota hoje reunião com líderes das centrais sindicais para discutir o reajuste do salário mínimo. O encontro provocou saia justa no governo. O ministro da Previdência e a equipe econômica de nada sabiam e não participarão. 
Tiroteio
Nos debates, Dilma Rousseff é o verdadeiro Vant: Veículo Aéreo Não Tripulado.
DO DEPUTADO JUTAHY JÚNIOR (PSDB-BA), utilizando a imagem desse instrumento de patrulhamento de fronteiras frequentemente citado pela candidata petista para criticar o desempenho dela nos confrontos com Serra.
Contraponto
Meus sentimentos
O presidente do DEM, Rodrigo Maia, assistiu à entrevista de Dilma Rousseff na bancada do ‘Jornal Nacional’, anteontem, na companhia de correligionários e de aliados do PSDB. Quando William Bonner mencionou os ataques de Ciro Gomes (PSB) ao PMDB, e a petista, em sua resposta, não fez nenhum esforço para defender o partido de seu vice, Maia brincou:
- Vou mandar torpedos de solidariedade agora mesmo para o Temer e para o Moreira...
Em tempo: Moreira Franco é sogro de Maia.

Nenhum comentário: