segunda-feira, outubro 18, 2010

RENATA LO PRETE - PAINEL DA FOLHA

Pregação antiga 
Renata Lo Prete 

Folha de S.Paulo - 18/10/2010

Não é de hoje que o bispo de Guarulhos, d. Luiz Gonzaga Bergonzini, pede aos fiéis que boicotem a candidata do PT, Dilma Rousseff. Em maio, o bispo exortou os padres de sua diocese a reproduzir no púlpito uma carta em que acusava a ex-ministra de defender o aborto. Os petistas, que nunca acreditaram que Bergonzini chegaria tão longe, descobriram nesta semana que pessoas ligadas à Diocese de Guarulhos encomendaram milhões de panfletos contra o PT.
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, que agora se mostra preocupada com esse tipo de comportamento nas suas bases, divulgou a carta de Bergonzini em sua página na internet por alguns dias em maio.

Alerta paulista Prefeitos e deputados governistas disseram a Dilma em reunião na sexta-feira que precisam de ajuda para enfrentar a máquina tucana em São Paulo. Querem promessas de obras e empréstimos da Caixa Econômica Federal para arregimentar apoio nas maiores cidades do Estado.

Cada um na sua Em público, PT e PMDB dizem que suas divergências em Minas foram superadas. Na real, os dois partidos não conseguiram nem mesmo fazer uma reunião para definir agenda pró-Dilma no segundo turno.

Focalizado 1 Além de Minas, prioridade zero, Lula tem dito que pretende se dedicar a São Paulo e ao interior do Paraná nas próximas duas semanas. O Nordeste ficaria a cargo dos governadores aliados e de Dilma.

Focalizado 2 O presidente "segura" o Nordeste com as aparições diárias na propaganda de TV, avaliam coordenadores da campanha. "Por isso, a conversa de tirar Lula do programa nunca fez o menor sentido", diz um marqueteiro experiente.

Mais simples Principalmente no Nordeste, o QG dilmista espera extrair dividendos do fato de que agora o eleitor terá de fazer só uma escolha na urna eletrônica. No primeiro turno foram seis.

Senha As inéditas declarações públicas de Roger Agnelli sobre o apetite do PT por cargos na Vale foram interpretadas como sinal de que o presidente da empresa, depois de muito se debater, já está convencido de que não sobreviverá na posição em caso de vitória de Dilma.

Comunicantes Anima especialmente os petistas o fato de que José Luís Oliveira Lima, advogado do ex-deputado José Dirceu, é também defensor de Paulo Preto, o ex-diretor da Dersa envolvido na operação Castelo de Areia da Polícia Federal e fonte de dores de cabeça para a campanha de José Serra.

Calculadora Embora o PV tenha optado ontem pela neutralidade no segundo turno, os tucanos acham que saíram ganhando. Dirigentes estaduais do partido apoiam Serra em três dos maiores colégios eleitorais do país, São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia.

Escolta O acirramento da disputa eleitoral no segundo turno levou o PSDB a contratar seguranças para proteger os cabos eleitorais que trabalham nos cruzamentos das ruas do Rio de Janeiro agitando bandeiras para a candidatura tucana.

Câmera, ação Cinegrafistas petistas estão documentando as obras de reconstrução de São Luiz do Paraitinga, a cidade histórica paulista arrasada pelas enchentes de janeiro. O objetivo é contradizer a versão de Serra, que frequentemente menciona como exemplar o trabalho feito pela administração tucana em São Paulo no enfrentamento de situações de calamidade pública.

tiroteio

"Se o cardeal da Dilma tem mesmo todo esse poder para azeitar negócios, ela devia pedir sua ajuda para fazer as pazes com a Igreja"

DO SENADOR ÁLVARO DIAS (PSDB-PR), comentando a atuação do diretor da Eletrobrás Valter Cardeal, aliado da candidata petista, e as dificuldades que ela tem encontrado para explicar sua posição sobre a descriminalização do aborto

contraponto

Aprecie com moderação
Quando era deputado federal pelo Rio de Janeiro, Arthur da Távola (1936-2008) reuniu certa vez um grupo de assessores para discutir uma campanha antidrogas que pretendia lançar. Sentado no canto do gabinete, um auxiliar que funcionava como faz-tudo ouviu calado diversas sugestões até se arriscar a falar:
-Deputado, eu tenho um slogan!
-E qual é?- perguntou o chefe.
-"Drogas: sabendo usar, não vai faltar".
O rapaz foi posto imediatamente para fora da sala.

Nenhum comentário: