quarta-feira, outubro 13, 2010

RENATA LO PRETE - PAINEL DA FOLHA

Oremos
RENATA LO PRETE

FOLHA DE SÃO PAULO - 13/10/10

Embora tenha considerado bem sucedida a visita de Dilma Rousseff, anteontem, ao santuário de Aparecida, a coordenação da campanha presidencial petista avalia que o atrito com a Igreja Católica a propósito do assunto aborto ainda não está superado, demandando novas providências até 31 de outubro. A dificuldade, no entender de aliados, é que na vanguarda da resistência a Dilma estão alguns padres "com mídia", notadamente da Canção Nova.
Como parte do esforço diplomático, a candidata deverá se encontrar, na semana que vem, com o arcebispo do Rio de Janeiro, dom Orani João Tempesta.


Pé no freio A vantagem relativamente estreita de Dilma sobre Serra no primeiro Datafolha do segundo turno contribuiu para congelar as negociações em torno de um apoio formal do PP à petista.

Expedição Para aplainar o caminho de Dilma, os peemedebistas Michel Temer e Moreira Franco desembarcam sexta em Minas para conversa com o correligionário Hélio Costa, magoado após a derrota local. Na próxima semana, a dupla irá a Porto Alegre com a missão de engajar prefeitos do partido.

Roupa de missa Rodeado por gente vestida com trajes informais e majoritariamente de vermelho, Temer, de blazer preto sobre camisa branca, destoava no palanque de Lula e Dilma anteontem em Ceilândia (DF). Na plateia, alguém brincou: "O vice veio de padre".

Mix Fala de Temer na propaganda de TV: "O PMDB foi o partido da redemocratização. E Lula é o defensor da justiça social. A síntese da união entre Lula e PMDB é a candidatura Dilma".

Prazo de validade As privatizações, tema predileto da campanha de Dilma, não mereceram nenhuma ênfase na versão do plano de governo entregue anteontem à candidata. O documento deve ser divulgado em breve.

Termômetro Relatório distribuído por analistas do Bank of America Merrill Lynch diz que o desempenho de Serra nas pesquisas mais recentes surpreendeu investidores presentes a uma conferência dias atrás em Washington. "Embora continuem a ver Dilma como favorita para vencer, eles acreditam que o risco de virada aumentou", registra o texto.

Fogo amigo Agora martelado por Dilma, o caso de Paulo Preto, ex-diretor da Dersa envolvido em suspeita de formação de caixa dois para campanhas eleitorais, chegou ao noticiário na esteira de uma disputa interna do PSDB que teve como um dos personagens o vice-presidente Eduardo Jorge.

Já pra oca! Depois que Dilma citou Indio da Costa (DEM-RJ) no debate como propagador de "calúnias, mentiras e difamações", o comando da campanha de Serra fez chegar ao vice um sinal para se recolher.

Sempre... Geraldo Alckmin, que na campanha manifestou intenção de enxugar o número de secretarias do governo paulista, enfrentará demanda para acolher tucanos derrotados nas urnas, como Vanderlei Macris, Arnaldo Madeira, Silvio Torres, Antonio Carlos Pannunzio, Renato Amary, Walter Feldmann e Ricardo Montoro.

...cabe mais um Nem todos, porém, irão para a administração. O mais provável é que Alckmin nomeie deputados eleitos de sua confiança, como Edson Aparecido, Emanuel Fernandes, Duarte Nogueira e Julio Semeghini, abrindo espaço para outros nomes do PSDB na Câmara.
com LETÍCIA SANDER e FABIO ZAMBELI

tiroteio

"Dilma encontrou a solução ideal para fazer seu tratamento de acupuntura: ela recebe as agulhas, e o povo sente a dor no bolso."
DO DEPUTADO JOSÉ CARLOS ALELUIA (DEM-BA), sobre reportagem da revista "Veja" segundo a qual o chinês naturalizado brasileiro Gu Zhou-Ji foi nomeado assessor técnico quando a Casa Civil era comandada pela atual candidata.

contraponto

A pão e água


Ao discursar, na noite de 3 de outubro, no Expo Barra Funda, José Serra enumerava agradecimentos a aliados e colaboradores pela passagem para o segundo turno quando fez uma pausa ao mencionar o coordenador administrativo da campanha, José Henrique Reis Lobo, cuja parcimônia na liberação de material de propaganda provocou protestos:
-Eu queria agradecer ao Lobo, que foi muito austero. Aliás, por ele a gente não teria hoje aqui nem metade dessas bandeiras e faixas...

Nenhum comentário: