sábado, outubro 09, 2010

RENATA LO PRETE - PAINEL DA FOLHA

No meio do caminho
RENATA LO PRETE
FOLHA DE SÃO PAULO - 09/10/10

Apesar da necessidade de atrair o eleitorado de Marina Silva, José Serra sabe que não tem como se comprometer com a rejeição ao novo Código Florestal, um dos principais itens da pauta que a senadora verde gostaria de ver abraçada por quem deseja seu apoio. O assunto é motivo de aflição na campanha do tucano, bem votado no cinturão do agronegócio.
Ciente das dificuldades enfrentadas por Serra, o presidente da Câmara e companheiro de chapa de Dilma Rousseff (PT), Michel Temer (PMDB), acena aos "marineiros" com a possibilidade de, no mínimo, adiar a votação da matéria para 2011.

Código 1 Caberá a Temer conduzir a discussão no colégio de líderes, em novembro, que ditará o cronograma de tramitação do Código Florestal. Se avançar qualquer aproximação Marina-Serra, Temer poderá acelerar o rito, já que existe, entre as bancadas, cenário favorável a um acordo para a votação.
Código 2 O PV discorda da redução, para desmatamento, da reserva legal e da anistia a crimes ambientais anteriores a 2008. Mas pequenos, médios e grandes produtores defendem o texto de Aldo Rebelo (PC do B-SP). Nas áreas ruralistas, Serra só perdeu no primeiro turno em Goiás, no Rio Grande do Sul e no Triângulo Mineiro.
Pop Mesmo fora do segundo turno, Marina continua a enviar sua agenda diária à imprensa. Bem ou mal, a verde segue com espaço cativo no "Jornal Nacional".
#prontofalei De Plinio de Arruda Sampaio (PSOL) no Twitter: "Marina está apoiando a Dilma transversalmente. Sem apoiar, apoiando. Por isso, insisto em que é a mais demagoga".
Oremos A superdosagem do tema religião no programa de reestreia de Dilma atendeu a apelo de apoiadores segundo os quais o que fosse levado à TV ontem repercutiria nas missas e nos cultos do fim de semana.
Ajuste fino A coordenação da campanha diz que Dilma tenderá a fazer menos comícios e optar por caminhadas devido à agenda apertada. Mas, para alguns aliados, a mudança decorre da avaliação de que a petista "é ruim de palanque".

Ponta Apesar das cobranças do PMDB, o vice Michel Temer apareceu menos de três segundos no programa de Dilma, ontem, no horário eleitoral gratuito.
Repescagem A campanha de Dilma negocia o apoio formal do PP, não obtido no primeiro turno. Se der certo, o partido passará a contar com um representante na coordenação da campanha. Os pepistas mais entusiasmados com a ideia dizem que o anúncio pode ser feito na próxima semana.
Cooperativa Depois do embate entre Aloizio Mercadante e Marta Suplicy pelo comando da campanha de Dilma em São Paulo, o PT local decidiu descentralizar os trabalhos. Um colegiado com representantes de todos os partidos da aliança está tomando decisões e montando uma agenda de eventos para responder aos tucanos, que já rodam o Estado.
Protetor solar No feriado prolongado, Gilberto Kassab (DEM) irá à praia como parte da maratona de segundo turno empreeendida pela campanha de José Serra. O prefeito paulistano percorrerá quatro cidades para distribuir uma carta de agradecimento pela votação conferida ao candidato tucano no primeiro turno. Ubatuba está no roteiro de amanhã.
com LETÍCIA SANDER e FABIO ZAMBELI
tiroteio

"Se cabe ao Lula decidir quem apanha, amanhã posso ser eu, pode ser você."
DE JOSÉ GREGORI, secretário paulistano de Direitos Humanos, sobre declaração do presidente ao inaugurar uma UPP em Manguinhos no Rio; segundo ele, a polícia irá ao local "pra bater em quem tem que bater".
contraponto

Titular e reserva
No domingo passado, ao comparecer à sua seção eleitoral no bairro do Leblon, zona sul do Rio de Janeiro, o ministro das Cidades, Márcio Fortes (PP), encontrou Fernando Gabeira e o tucano igualmente chamado Márcio Fortes (PSDB), companheiro de chapa do candidato verde ao governo estadual.
Gabeira, que perdeu a disputa no primeiro turno para o governador Sérgio Cabral (PMDB), aproveitou a oportunidade para brincar com os xarás:
-Olha que privilégio, o meu! Votar com dois vices!

Nenhum comentário: