terça-feira, outubro 05, 2010

RENATA LO PRETE - PAINEL DA FOLHA

Está escrito
RENATA LO PRETE
FOLHA DE SÃO PAULO - 05/10/10

Aliados de Marina Silva que, como a candidata, preferem a "neutralidade" no segundo turno, evocam resolução aprovada pela Executiva do PV antes da campanha para driblar o assédio de Dilma Rousseff (PT) e José Serra (PSDB) -este mais ativo por ora.

Seja qual for o caminho escolhido por Marina, o texto delega a correntes minoritárias a orientação de filiados, que ficariam liberados a agir de acordo com as peculiaridades regionais. Ciente de que uma aliança formal é improvável, o PT tenta restabelecer conexão com os "marineiros" apenas para preservar a equidistância da senadora. O partido sabe que, em praças como São Paulo, será difícil evitar o acerto PV-PSDB.

Expedição Além do presidente do PT, José Eduardo Dutra, a campanha de Dilma Rousseff escalou Binho Marques, governador do Acre, e os irmãos Tião e Jorge Viana para tentar construir uma ponte com Marina.

Vermelho... Ainda que a senadora vá, tudo indica, abster-se de apoiar Dilma ou Serra, quem a conhece bem acredita que, na solidão da cabine, suas raízes falarão mais alto, e ela votará 13.

...e azul Ao mesmo tempo, os "marineiros" mais próximos estão convencidos de que o vice Guilherme Leal, também sem declarar apoio, votará em Serra. A inclinação do presidente da Natura seria a mesma de outros empresários da campanha.

Pêndulo Aliados que estiveram no evento promovido por Lula no day-after do primeiro turno, em 2006, e repetiram o ritual com Dilma avaliam que a reunião de ontem, à diferença da anterior, sugeriu menos força do que fragilidade da candidatura.

Sutileza Com cuidado, Sérgio Cabral (PMDB-RJ) opinou, na reunião, que a hora é de "baixar o queixo".

O criador No grupo próximo de Dilma, há quem tema que a campanha aumente a aposta na presença de Lula na TV e nas ruas e diminua a estatura da candidata.

No crédito No balanço dos tucanos, Geraldo Alckmin já fez por José Serra, em 2010, muito mais do que Serra fez por ele em 2006 -para não falar no trauma da eleição paulistana de 2008.

Feriadão O PSDB se preocupa com a possibilidade de abstenção maior no segundo turno: a votação, em 31 de outubro, ocorrerá no meio do feriado prolongado de Finados. Para parte do funcionalismo, a folga será ainda maior: dia 28 é Dia do Servidor e ponto facultativo na maioria das repartições.

Ritmo Se os resultados do primeiro turno tivessem sido proclamados ontem, a campanha de TV poderia recomeçar já amanhã. Como o presidente do TSE, Ricardo Lewandowski, tende a fazer a proclamação apenas amanhã à noite, a propaganda deve ser reiniciada somente na manhã de sábado.

Equipe Serra reforçará a equipe com pessoas de sua confiança, como o deputado Osmar Terra (PMDB-RS).

Ruínas Edmar Moreira (PR-MG), o deputado do castelo, não se reelegeu.

Turbulento A despeito da campanha vistosa, Marcelo Sereno, escudeiro de José Dirceu na Casa Civil e personagem de encrencas no primeiro mandato de Lula, conseguiu apenas a terceira suplência da bancada de federais do PT do Rio de Janeiro.

Swap Duplo naufrágio no PT-MT: o deputado Carlos Abicalil, que retirou de Serys Slhessarenko a legenda para concorrer ao Senado, pereceu nas urnas. A senadora, partiu para a disputa pela Câmara, também rodou.

com LETÍCIA SANDER e FABIO ZAMBELI



Tiroteio

"Mercadante finalmente entendeu a diferença entre reprovação automática, obtida por ele nas urnas, e progressão continuada, conferida pelo eleitor ao PSDB em São Paulo."

DE BRUNO COVAS (PSDB-SP), deputado estadual reeleito, comentando o resultado da eleição à luz de críticas feitas pelo petista durante a campanha.

Contraponto

Par ou ímpar


Na noite de sábado, véspera da eleição, Jutahy Magalhães foi jantar com a família no Soho, restaurante japonês de Salvador, e lá encontrou João Santana, o marqueteiro de Dilma Rousseff. O deputado tucano, um dos políticos mais próximos do candidato José Serra, brincou com seu velho conhecido:

-Desculpe, João, mas teremos de adiar suas férias...

-Pois eu aposto que não haverá segundo turno.

-Não vou apostar nada, não. Mas que você vai ter de trabalhar mais um mês, isso vai!

Nenhum comentário: