domingo, outubro 03, 2010

RENATA LO PRETE - PAINEL DA FOLHA

Pega leve
RENATA LO PRETE

FOLHA DE SÃO PAULO - 03/10/10

A despeito das indicações dadas pelo próprio Lula sobre tarefas que pretende assumir a partir de janeiro, o presidente tem sido aconselhado pelos que privam de sua intimidade a submergir totalmente nos primeiros meses de 2011, em especial se Dilma Rousseff confirmar, hoje ou no segundo turno, seu favoritismo.
Auxiliares ponderam que qualquer movimento de Lula, ainda que voltado aos países da África ou a vizinhos da América Latina, pode ofuscar a autoridade do sucessor. Se essa lógica prevalecer, planos como a costura de uma reforma política e da aproximação entre partidos do campo de esquerda tendem a ser mantidos por algum tempo na gaveta.


Lição de casa Edifício no Ibirapuera, em São Paulo, é inspecionado por assessores para abrigar o futuro instituto de Lula. Lá ficará instalado todo o acervo do presidente. Comentário de colaborador próximo: "Espero que ele se ocupe com isso".

Balança Embora vários auxiliares reconheçam que Dilma ganhou peso na campanha, nenhum procurou descobrir quanto. "Não perguntaria isso a uma mulher. Ainda mais uma mulher que pode virar presidente."

Ponto de encontro Há algo em comum entre os oponentes Dilma e José Serra: ambos estão para lá de irritados com a atitude de "candidata do século 21" adotada por Marina Silva (PV).

Herança Dilmistas apostam que, se a eleição terminar hoje, Marina, apesar de sair da disputa maior do que entrou, perderá logo parte do capital político. Além de não ter um partido consolidado no qual se ancorar, faltaria à verde "discurso nacional".

Preventivo De Moreira Franco, representante do PMDB na campanha de Dilma, sobre o "governo de coalizão" mencionado pela petista no debate da Globo: "É uma coisa muito madura. Melhor fazer na eleição que no balcão do Salão Verde".

Massacre 1 A pregação de Lula na tentativa de dizimar a oposição no Senado prospera, segundo o Datafolha, em Pernambuco e no Rio. Marco Maciel (DEM), com 20%, e Cesar Maia (DEM), com 17%, devem naufragar hoje.

Massacre 2 Outros expoentes tucanos estão com a reeleição ameaçada em seus Estados: Tasso Jereissati (CE) e Arthur Virgílio (AM).

Convergência Em São Paulo, as pesquisas internas do PT e do PSDB divergem em vários pontos, menos no que diz respeito ao ininterrupto crescimento do tucano Aloysio Nunes, que hoje tentará tirar de Marta Suplicy (PT) ou de Netinho (PC do B) uma vaga para o Senado.

Metrópole Na reta final, Geraldo Alckmin (PSDB) consolidou sua vantagem sobre Aloizio Mercadante (PT) na região metropolitana de SP, onde concentrou a agenda nos últimos 15 dias de campanha. Segundo o Datafolha, o tucano passou de 48% para 51% no entorno da capital, enquanto o petista oscilou de 33% para 31%.

Da gaveta Caso eleito, Alckmin promete que sua primeira obra será a duplicação da Rodovia dos Tamoios, projeto de concessão concebido no final de sua gestão e depois colocado no freezer por Serra, que o desaprova em razão dos entraves ambientais e do tráfego.

Em família O ministro Marco Aurélio Mello, do Supremo e do TSE, se apresentará hoje para votar munido de título assinado por sua mulher, que era juíza eleitoral à época em que o documento foi expedido.

com LETÍCIA SANDER e FABIO ZAMBELI

tiroteio

"O Brasil é um país tão excêntrico que, a três dias da eleição, ninguém sabia como votar, e, hoje, não sabemos direito em quem podemos votar."
DO CIENTISTA POLÍTICO RUBENS FIGUEIREDO, analisando a reviravolta quanto à documentação necessária para votar e a indefinição sobre os atingidos pela Lei da Ficha Limpa.

contraponto

Oferta irrecusável


No passado remoto das cédulas de papel, Alberto Goldman era candidato a deputado federal e no dia da votação encontrou um velho conhecido atuando como mesário em sua seção eleitoral. Sem cerimônia, o homem chamou o hoje governador de São Paulo num canto e ofereceu:
-De quantos votos você precisa?
Goldman não entendeu, e ele explicou:
-Posso mudar uns brancos...
-Pelo amor de Deus, não me coloque no meio disso!
Na saída, Goldman ainda recomendou a um fiscal:
-Melhor ficar de olho! Isso aqui vai dar confusão!

Nenhum comentário: