sábado, outubro 02, 2010

RENATA LO PRETE - PAINEL DA FOLHA

Onda ou marola?
RENATA LO PRETE
FOLHA DE SÃO PAULO - 02/10/10
 
O QG de Dilma Rousseff reconhece que a campanha chega ao fim sem a esperada “onda vermelha”, mas se dá por satisfeito ao notar que “onda azul” também não há. Quanto à “onda verde”, identificável por meio de diferentes pesquisas, a esperança dos dilmistas é que, amanhã, ela venha a se revelar uma marola, insuficiente para carregar a eleição até o segundo turno. 
Os petistas argumentam que, espuma à parte, o saldo do crescimento de Marina Silva (PV), concentrado nas regiões metropolitanas, é de quatro pontos percentuais desde o início de setembro.
Ufa... - Chamou a atenção, nas considerações finais de Dilma no debate da Globo, o trecho no qual a candidata disse que o telespectador não tinha ideia do quão exaustiva é a maratona eleitoral. O semblante da petista de fato transmitia cansaço. 
Pois não - Em reunião na quarta-feira, representantes de igrejas sugeriram a Dilma que mencione Deus com mais frequência. Foi o que ela fez no dia seguinte, em sua última fala no debate. 
Conselho - Lula telefonou a Dilma pouco antes de ela se dirigir ao Projac anteontem. Na conversa, recomendou tranquilidade e “cara boa”. Assessores também insistiram para que ela sorrisse mais em frente às câmeras. 
Bumerangue - Os tucanos presentes no estúdio riram do escorregão de Dilma ao afirmar que sua campanha tornava públicas as “doações oficiais”, mas logo depois tomaram um susto. A bronca dela nos adversários foi secundada por um convidado petista que, na plateia, gritou: “Paulo Preto!”. 
Quem é quem - Trata-se do ex-diretor de engenharia da Dersa Paulo Vieira de Souza, suspeito de envolvimento na montagem de caixa dois que seria utilizado em campanhas do PSDB. 
Na foto - Embora more em outra região de Porto Alegre, Tarso Genro, candidato ao governo do RS, votará amanhã na mesma escola de Dilma, na zona sul da cidade. 
Numerologia - Previsão postada ontem no Twitter de um internauta aliado de Marina: “É profético = 03/10/2010 = 03 + 10 + 20 + 10 = 43”. 
Vintage - Depois de ressuscitar na campanha expressões como “trololó” e “numa nice”, José Serra soltou um “terceiro mundo” no debate de anteontem. 
Audiência - Em defesa do desempenho de Serra na TV Globo, tucanos festejam a pregação, logo no início do programa, do salário mínimo de R$ 600 e dos genéricos. 
Springfield - De Serra, comentando em vídeo o fato de apontarem semelhança entre ele e Homer Simpson: “Não tem nenhum bonito lá (no seriado). Puxa, agora fiquei preocupado!”. 
Água e óleo - Conhecedor da política nacional recomenda aos tucanos: em caso de segundo turno, o PSDB não deve escalar seu presidente, Sérgio Guerra, para negociar com Marina Silva (PV). Os dois não se bicam.
Carteirinha - O PSDB-SP, que levou à Justiça preocupação com eventual prática de boca de urna, escalou 20 mil fiscais e criou um serviço de 0800 para os delegados. O PT quer as 81 mil urnas vigiadas por militantes. 
Tiroteio
Se, para Lula, o Geraldo é “esse sujeito”, o que seria para ele Dilma? Seu “objeto”? 
DO GOVERNADOR ALBERTO GOLDMAN (PSDB-SP), sobre a forma como o presidente se referiu ao candidato tucano ao Palácio dos Bandeirantes, durante comício realizado anteontem em São Bernardo do Campo.
Contraponto
Dramalhão cubano 
Os candidatos a presidente já estavam postados em seus respectivos púlpitos, à espera do início do debate da Globo, enquanto o telão exibia o capítulo de “Passione”. Na plateia, Chico Alencar (PSOL-RJ) comentou: 
- Não acompanhamos a novela, não estamos entendendo! Nossa paixão, há 3 meses, é a eleição. 
O candidato ao Senado Milton Temer (PSOL-RJ) aproveitou para “denunciar” o correligionário e ex-deputado Babá: 
- Gente, não desconcentrem o Babá. Nosso revolucionário, como Fidel, adora novela!

Nenhum comentário: