sexta-feira, outubro 01, 2010

RENATA LO PRETE - PAINEL DA FOLHA

Suprema cautela
RENATALO PRETE

FOLHA DE SÃO PAULO - 01/10/10

A campanha de Dilma Rousseff foi instruída a tratar com precaução o telefonema de José Serra a Gilmar Mendes -negado pelo ministro- no dia em que o Supremo Tribunal Federal começou a apreciar pedido de liminar do PT para liberar o eleitor da exigência de dois documentos para votar neste domingo.
Os petistas relegaram os protestos agudos à base partidária e à militância. Orientado a zelar pelo resultado do julgamento, que acabou atendendo ao pleito do partido, e manter o foco na tentativa de decidir a eleição já no primeiro turno, o QG dilmista evitou um embate direto com o tucano.


Sem surpresa Na reunião administrativa de terça-feira, Gilmar Mendes avisou aos colegas, com todas as letras, que no dia seguinte pediria vista do recurso do PT contra a obrigatoriedade dos dois documentos. Argumentou que precisaria de tempo para elaborar um voto consistente, pois estava inclinado a abrir divergência.

Sem registro O fim da dupla exigência sem dúvida serenou a campanha de Dilma, mas, entre os petistas, há quem considere que o perigo mora na necessidade de apresentação do documento com foto. Segundo estudo de 2005 do TSE, 30 milhões de eleitores não têm RG.

Arbitragem Comentário colhido ontem no Twitter: "Gilmar Mendes já está escalado para apitar o próximo jogo do Corinthians".

Babel De um cardeal petista, depois de assistir a recentes sessões do Supremo Tribunal Federal: "Aquilo ali está parecendo reunião da Executiva do PT".

Pela tangente Líderes religiosos reunidos anteontem em Brasília pediram que, caso eleita, Dilma crie no primeiro escalão uma "secretaria especial de cooperação", que funcionaria como canal direto entre as igrejas e o governo. A petista preferiu não assumir compromisso.

Antecipação A longa fala de Dilma sobre o aborto, anteontem, foi concebida como prólogo à possível abordagem do assunto no debate da Globo. O comando da campanha queria que ela fosse enfática antes de enfrentar os adversários com tempo cronometrado.

Mãozinha Às vésperas do debate derradeiro, Dilma "emprestou" sua consultora de imagem, Olga Curado, ao candidato do PT no Distrito Federal, Agnelo Queiroz. Ela preparou o petista para o confronto televisivo de terça.

Rojões 1 O PT busca o melhor endereço em Brasília para abrigar Lula e Dilma no domingo, durante a apuração. A campanha avalia que não seria de bom tom a candidata esperar o resultado no Palácio da Alvorada, residência oficial do presidente.

Rojões 2 O PSDB-SP reservou o Expo Barra Funda, que comporta 5.000 pessoas, para acompanhar a totalização de votos no domingo. Geraldo Alckmin só se dirigirá ao centro de eventos à noite. O PT vai monitorar a apuração no comitê de Pinheiros.

Interrogação A investigação sobre o incidente que paralisou o metrô de SP no dia 21 e chegou a ser classificada como "sabotagem" só será concluída após o primeiro turno. O delegado que apura o caso aguarda laudos e novas testemunhas.

Bancada Após Pedro Simon (PMDB-RS), foi a vez de Patricia Saboya (PDT-CE) manifestar apoio à candidatura presidencial da colega de Senado Marina Silva. Ex-marido de Patricia, Ciro Gomes (PSB) está com Dilma.

com LETÍCIA SANDER e FABIO ZAMBELI

tiroteio

"Depois desse telefonema, Serra não tem mais nada a falar sobre lobby e tráfico de influência no governo Lula."
DO DEPUTADO ANTONIO MENTOR, líder do PT na Assembleia paulista, sobre a suposta ligação do tucano ao ministro Gilmar Mendes pouco antes do pedido de vista que adiou a decisão do STF a respeito da obrigatoriedade de apresentação de dois documentos para votar.

contraponto

Bons camaradas


Demonstrando entrosamento depois de quatro debates na TV, os "Paulos" Búfalo e Skaf cumprimentaram-se animadamente ao descobrir que o sorteio os deixara vizinhos de púlpito durante o último da série, realizado terça-feira na Globo. O candidato do PSOL a governador festejou:
-Camarada Skaf, que bom que vamos ficar perto...
O mediador do encontro, Chico Pinheiro, interrompeu com uma brincadeira a propósito da legenda do empresário, o PSB:
-Vocês estão tão próximos que desse jeito vão se unir numa revolução socialista. Quem diria, hein?

Nenhum comentário: