quinta-feira, outubro 21, 2010

Na TV, ex-secretário que sucedeu a Dilma chama petista de incompetente

Na TV, ex-secretário que sucedeu a Dilma chama petista de incompetente
Isabel Braga 


O Globo - 21/10/2010

Depoimento é usado no programa de Serra; PT mostra artistas


Isabel Braga 

BRASÍLIA. Dentro da estratégia de críticas à biografia da adversária do PT, Dilma Rousseff, o programa do candidato tucano à Presidência, José Serra, apresentou ontem na TV depoimento de Políbio Braga, ex-secretário da Fazenda de Porto Alegre que substituiu Dilma no cargo. Usando os minutos finais do programa tucano vespertino na TV, Polibio acusa Dilma de ter deixado a secretaria em "completa desordem" e diz que a petista é "despreparada". O programa termina com uma frase dita e escrita na tela: "Ela não vai dar conta".

- Encontrei a Secretaria municipal da Fazenda em completa desordem - diz Políbio. - Atribuo à incompetência mesmo.

O programa de Dilma reduziu substancialmente o tom de críticas, focando em promessas de campanha e depoimentos de apoio à candidata, repetindo o do seu candidato a vice, Michel Temer (PMDB-SP), e de outros aliados. Também mostrou o ato de apoio de artistas à sua candidatura e usou depoimentos de Chico Buarque e Gilberto Gil.

No programa, Dilma também rebate as acusações que vêm sendo repetidas no programa de Serra de que ela não é capaz e não tem experiência:

- A maior garantia de que vou manter os meus compromissos é minha própria história de vida.

Os dois programas também usaram a tática de comparar governos. O do PT manteve as comparações entre os governos dos presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Fernando Henrique Cardoso, tanto em relação a ações sociais que retiraram pessoas da pobreza, quanto à questão das privatizações.

Já o programa tucano comparou as gestões da petista Marta Suplicy e de Serra à frente da prefeitura de São Paulo. Segundo o programa, Serra recebeu das mãos do PT uma cidade com muitos problemas, como hospitais inacabados.

Serra exibiu apoios do jurista Hélio Bicudo, que diz que a eleição do tucano "é a maneira de salvar a democracia no Brasil"; do ator Juca de Oliveira; de Maria Estela Kubitschek, filha do presidente JK; e de governadores e senadores aliados. Também usou o depoimento de Fernando Gabeira (PV), candidato derrotado ao governo do Rio.

O programa noturno de Serra não exibiu o depoimento de Políbio Braga. Foi mais centrado em propostas do candidato e depoimentos a favor de Serra gravados por aliados políticos como Aécio Neves e apoiadores da sociedade civil, como o pastor Silas Malafaia. O programa tucano terminou com o locutor falando da denúncia da "Época" sobre o suposto tráfico de influência do diretor da Eletrobras Valter Cardeal, ligado a Dilma. 

Nenhum comentário: