sexta-feira, outubro 15, 2010

MARIA CRISTINA FRIAS - MERCADO ABERTO

Petrobras faz parceria para etanol de bagaço de cana 
 Maria Cristina Frias 

Folha de S.Paulo - 15/10/2010

A Petrobras e a dinamarquesa Novozymes firmaram acordo de parceria para desenvolver uma rota para produção de biocombustíveis de segunda geração.
O objetivo é a produção de etanol a partir da ação de enzimas do bagaço de cana-de-açúcar. O acordo abrange o desenvolvimento de enzimas e de processos de produção de etanol celulósico.
A Petrobras confirmou a assinatura do contrato de parceria. A companhia nega tratar-se de uma nova rota, segundo afirmou por meio de sua assessoria.
"O acordo é para otimização de enzimas que a Petrobras já tem."
O Brasil é o maior produtor mundial de cana, com uma capacidade de extração de cerca de 600 milhões de toneladas por ano. Hoje, a produção de etanol é de cerca de 27 bilhões de litros.
A tecnologia de bagaço pode impulsionar a produção de etanol do país em cerca de 40%, sem aumento da cultura, segundo a Novozymes, que tem fábrica no Paraná.
A Petrobras realiza pesquisas de conversão de bagaço de cana-de-açúcar em etanol por meio de processos bioquímicos desde 2006.
A Novozymes, por sua vez, faz pesquisas com enzimas para tornar o processo economicamente viável. As enzimas quebram resíduos, como palha de milho e bagaço de cana, que são fermentados para fazer etanol.
"A Novozymes tem outros projetos no Brasil na área de química renovável, biogás e biodiesel, além de parcerias com empresas líderes nos EUA, China e Europa", disse Poul Andersen, diretor de bioenergia da companhia.

Emprego na construção cresce no interior de SP

Loteamentos, condomínios de alto padrão e empreendimentos do Minha Casa, Minha Vida aqueceram o emprego na construção civil nas cidades grandes do interior do Estado de São Paulo nos últimos meses.
Em todo o Estado houve um saldo positivo de 6.841 contratações em agosto, alta de quase 1% ante julho, segundo o SindusCon-SP.
Nas cidades menores, de mercado ainda restrito e pouco atrativo para empresas do setor, o desempenho não foi tão satisfatório. Nos municípios próximos a Campinas, onde houve redução de 1.741 vagas, a queda foi de 2,2%. São José dos Campos teve baixa de 372 trabalhadores.
A cidade de Campinas, por outro lado, registrou desempenho acima da média. O emprego subiu 2,5% ante julho, com 474 novas vagas.
No país todo, o setor alcançou 2,8 milhões de postos com carteira assinada. Norte e Nordeste foram as regiões de maior elevação percentual. Com alta de 2,60%, o Norte contratou 4.361 trabalhadores, seguido por Nordeste, com 14.578 (2,57%).

NOVOS DESTINOS
A colombiana Avianca anuncia novos projetos para ganhar espaço no mercado corporativo e na classe C.
Segundo seu presidente, José Efromovich, para atrair o setor corporativo a empresa investe em novos aviões. Para a classe C, programa especial de parcelamento.
A empresa anunciará a operação de sua primeira rota para outro país, a partir de novembro, em voo diário, o que sinaliza o plano de avanço internacional.
"O Brasil tem hoje apenas duas empresas que voam para fora com participação relevante", diz Efromovich, que em breve deve começar a solicitar outros voos internacionais diretos para além da América Latina.
A empresa trouxe neste ano três novos Airbus-A319 para sua frota. Mais um deve chegar nos próximos meses. Antes do fim do ano será definido o número de novos aviões para 2011, que pode variar de 5 a 9.
A empresa também vai lançar o cartão de crédito Avianca/ Panamericano, que oferece pagamento de passagens aéreas em até dez parcelas e troca de pontos por viagens em voos da companhia no Brasil.
O anúncio acontece na esteira das concorrentes, que têm apresentado novos canais de vendas ligados a grandes cadeias varejistas para atrair a classe média ascendente.
A empresa passou por mudanças no Brasil recentemente, como a alteração do nome da OceanAir, rebatizada de Avianca Brasil.

Fusões e aquisições crescem 28% no ano, diz consultoria

As transações de fusões e aquisições no Brasil bateram recorde no acumulado deste ano até setembro.
O número de operações cresceu 28% no período, totalizando 564 transações, segundo levantamento da PricewaterhouseCoopers.
"Até o final deste ano, o Brasil atingirá cerca de 800 operações de fusões e aquisições, superando o recorde anterior, de 721 transações em 2007", diz Alexandre Pierantoni, sócio da área de fusões e aquisições da Price.
O mercado brasileiro tem hoje boas oportunidades de negócios por ser ainda pulverizado em vários setores, de acordo com o sócio.
Os setores de TI, alimentos e mineração são os destaques nas transações deste ano. Os três representam aproximadamente 30% do total de operações.
As empresas brasileiras têm apresentado ativa participação como compradoras no mercado internacional, segundo a PwC.
A participação do capital nacional esteve presente em 61% das transações de compra de participação, seja controladora ou minoritária.
A presença dos fundos de "private equity" nos negócios no mercado brasileiro cresceu para 43% neste ano, com investimento nos setores de saúde, hotelaria, TI, alimentos e imobiliário.
"Há cinco anos, os fundos representavam apenas 10% das transações", diz.

Tênis de... Marcas brasileiras e internacionais, como Nike, Alpargatas, Adidas, Cambuci, entre outras, anunciam hoje uma coalizão para discutir questões ligadas a taxações de artigos esportivos que consideram abusivas.

...alta performance O movimento quer demonstrar que o calçado esportivo de alta performance não tem concorrente de fabricação nacional e está na mesma alíquota dos sapatos de baixo custo vindos de outros países.

Receita O patrimônio da Ideal Invest, responsável pelo crédito universitário Pravaler, saltou 225%, de R$ 24 milhões para R$ 78 milhões no primeiro semestre deste ano ante mesmo período de 2009. A alta reflete a entrada do International Financial Corporation como acionista e o aporte adicional de investidores.

À francesa A FGV-EAESP firmou parceria nas áreas de administração e engenharia com a Ècole de Mines (de engenharia) e com Telecom ParisTech, ambas na França, para intercâmbio de alunos.

Nenhum comentário: