sábado, outubro 16, 2010

FERNANDO DE BARROS E SILVA

Lula em detalhes
FERNANDO DE BARROS E SILVA
FOLHA DE SÃO PAULO - 16/10/10


SÃO PAULO - Lula voltou a gravar ontem participações no programa eleitoral de Dilma durante o horário de expediente. Deu, como ele diria, "aquela enforcadinha básica". É um detalhe sem importância? Tudo o que diz respeito a Lula se tornou, de certa forma, "um detalhe", não necessariamente sem importância.
Lula praticamente transformou a Presidência num comitê de campanha. Atropelou a liturgia do cargo e desdenhou a legislação eleitoral repetidas vezes. Anunciou que iria extirpar parte da oposição do país e tratou a imprensa como adversária a ser vencida. Fez troça da (e com a) República pela qual deve zelar.
Se Dilma tivesse vencido a eleição no primeiro turno, a descoberta da traficância da parentada na Casa Civil também teria passado à história como outro "detalhe", vencido pela marcha triunfal do lulismo.
(O êxito de Lula, aliás, eximiu o PT de um exame crítico de suas práticas no poder e serviu para legitimar o vale-tudo no campo ético-político, com exceções de praxe, pois há gente boa e séria no partido).
O fato é que Lula não preservou nem a Presidência nem a sua imagem nesta campanha. Colocou-as antes a serviço da sua candidata.
Foi tanto o entusiasmo (digamos assim) do presidente sobre os palanques na reta final do primeiro turno que ele pode, sim, ser corresponsabilizado pelo revés no dia 3. Pareceu até que a tutela sobre o processo eleitoral havia atingido um ponto de exaustão, como se uma overdose de remédio tivesse envenenado a candidata.
Em parte em função deste diagnóstico, Dilma se viu obrigada a ensaiar seus primeiros passos, o que fez com algum destrambelho no debate. O PT, porém, como uma mãe insegura, hesita entre estimulá-la a andar (coisa que evitou no primeiro turno) e devolvê-la ao colo do pai.
A popularidade de Lula voltou a subir, mostra hoje o Datafolha. Ele atingiu 81% de aprovação. Numa disputa tão acirrada, e diante de um quadro estável, esse é o detalhe da pesquisa que chama a atenção.

Nenhum comentário: