segunda-feira, setembro 27, 2010

RENATA LO PRETE - PAINEL DA FOLHA

De cima para baixo 
Renata Lo Prete 

Folha de S.Paulo - 27/09/2010

Decidida por um círculo restrito da cúpula da campanha de Dilma Rousseff, a entrada com ação no Supremo Tribunal Federal para tentar derrubar a exigência de apresentação de documento com foto, além do título de eleitor, na hora de votar, divide opiniões.
Alijada da discussão, uma ala do partido, que votou em peso no Congresso a favor da nova regra, acredita que a campanha comprou uma briga desnecessária, pois a influência da exigência no resultado das urnas seria praticamente nula. Expressa ontem, a reação do DEM a favor da manutenção da regra deu novo argumento à turma do deixa disso.


Ruído De um tucano, ao ouvir a candidata do PT dizer que a exigência do segundo documento "vai cercear o direito de votar": "Ué, mas o Lula não sancionou a lei? A eleição nem terminou e a Dilma já está discordando dele publicamente?".

Melhor não Um telespectador notou que, nos últimos dias, o segmento biográfico da propaganda televisiva de Dilma continua a exaltar o papel da ex-ministra na coordenação das ações do governo, mas sem mencionar o termo "Casa Civil".

Concessões 1 Ao pedir voto para o correligionário tucano Antonio Anastasia no trecho final de seu programa de sexta-feira passada, dirigindo-se a eleitores mineiros que vivem perto da fronteira com São Paulo e por isso assistem ao horário eleitoral do Estado, Geraldo Alckmin atendeu a um antigo pedido de Aécio Neves.

Concessões 2 O depoimento de Alckmin foi ao ar uma semana após José Serra, depois de um mês de repetidos apelos, aparecer na propaganda da dupla Aécio-Anastasia em Minas.

No colo Em meio à especulação sobre sua possível saída do PSDB, Aécio Neves sabe que só não será presidente do partido em 2011 se não quiser, caso José Serra perca a disputa pelo Palácio do Planalto. O mineiro ainda conta com a opção de indicar alguém de sua confiança.

Fadiga O atual presidente, Sérgio Guerra, se movimenta para manter o posto. Mas, na esteira do desgaste produzido pela campanha nacional tucana, pouca gente acha que isso seja viável.

Rindo à toa Caso Tiririca se eleja deputado federal com 900 mil votos, como projeta o Datafolha, sua candidatura terá sido um excelente investimento para o PR. A legenda, que injetou R$ 516 mil na campanha do palhaço, poderá arrecadar até R$ 7,7 milhões em quatro anos, via fundo partidário.

Alô, presidente Em mensagem telefônica endereçada aos paulistas, Lula pede votos para João Paulo Cunha, que busca a reeleição e deverá ter um dos melhores desempenhos entre os candidatos do PT de SP.

Sumiu A depender da apreciação pelo TSE, os votos destinados a tradicionais recordistas indeferidos em São Paulo, como Paulo Maluf (PP), Beto Mansur (PP) e Francisco Rossi (PMDB), serão computados como nulos no próximo domingo. Eles só aparecerão na totalização caso sejam revertidas as decisões da Justiça.

Zona de perigo A crer nas mais recentes projeções de composição de bancadas na Câmara, baseadas em sondagens eleitorais, Arnaldo Faria de Sá (PTB), dono da maior série de mandatos consecutivos por São Paulo, corre o risco de não se reeleger para o que seria sua sétima legislatura. Ele é apenas o quinto mais citado de seu partido, que deve fazer dois deputados federais.

Tiroteio

"O pior é que nada disso seria inédito. Já vimos esse filme nas eleições de 2002."


DO DEPUTADO JUTAHY JÚNIOR (PSDB-BA), relacionando a acusação de que esquema de tráfico de influência na Casa Civil utilizaria, para pagamentos, duas contas bancárias no exterior, com o uso do expediente para acertar contas de "caixa dois" na primeira eleição de Lula.
Contraponto

Troca de turno

Certa manhã de 2008, quando era secretário de Desenvolvimento, Alberto Goldman encontrou às 5h, em seu computador, um e-mail em que o então governador José Serra lhe pedia dados sobre a expansão do Centro Paula Souza, responsável pelo ensino técnico.
Diante da rapidez da resposta, Serra, que ainda não tinha ido dormir, retrucou, em inglês:
-Goldman, você ainda não foi pra cama?
A resposta entrou em instantes:
-Não, eu já acordei. Mas não sabia que você se comunicava em inglês nas madrugadas. Good morning!

Nenhum comentário: