sexta-feira, setembro 24, 2010

RENATA LO PRETE - PAINEL DA FOLHA

Simbiose total 
RENATA LO PRETE
FOLHA DE SÃO PAULO - 24/09/10

Os novos números do Datafolha, que mostram recuperação mais significativa de José Serra em São Paulo e perspectiva de vitória de Geraldo Alckmin no primeiro turno, intensificarão no PSDB o movimento para colar os dois candidatos do partido no maior colégio eleitoral do país. A agenda conjunta será turbinada, com farta distribuição de impressos na semana final da campanha para fixar o número 45. 
A redução da dianteira de Dilma Rousseff (PT) no Estado, de oito para cinco pontos, alimenta entre os tucanos a ideia de que o eleitorado paulista poderá decidir se a história terminará ou não no dia 3. 
Trincheira - O PSDB-SP avançará sobre prefeitos e deputados. Quer impedir deserções para o bloco dilmista. O sinal de alerta foi acionado com a debandada no PMDB, que deve ser materializada hoje em manifesto assinado pelas bancadas da Câmara e da Assembleia. 
Corner - Os tucanos acreditam ter conseguido colocar Dilma na defensiva em dois temas, além do “Erenicegate”: liberdade de imprensa e o pacote de bondades prometido por Serra no salário mínimo e no Bolsa Família. 
Cronograma - A redução da vantagem de Dilma sobre a soma dos adversários não fez a cúpula petista alterar os planos para a reta final: além do comício de hoje em Porto Alegre, a candidata fará só mais um, na segunda, em São Paulo. Já Lula subirá em outros palanques: estrelará comício em Aracaju (SE) e, talvez, em mais um Estado. 
Carbonizada - Em sintonia com Lula, segundo quem Erenice Guerra “jogou fora uma chance extraordinária de ser uma grande funcionária pública”, o comando da campanha avalia ela terá de passar longe do eventual governo Dilma. Isso não impede que lhe arranjem um emprego na iniciativa privada. 
Companhias - O PT não quer ouvir falar na possibilidade de Eduardo Cunha, aliado próximo de Michel Temer, assumir a liderança do PMDB na Câmara em 2011. 
A conferir - Petistas avaliam que, no Senado, o PMDB sairá das urnas menos controlado por Renan Calheiros (AL) e José Sarney (AP), dada a provável mudança no perfil da bancada. 
Solo - Vice na chapa de Aloizio Mercadante (PT) ao governo paulista, Coca Ferraz (PDT) está em pé de guerra com o correligionário Paulinho da Força. Candidato à reeleição, o deputado omite o petista na “colinha” que distribuirá ao eleitor. 
Surdo... - Um dia depois de revelado que Stevam Knezevic, afastado da Casa Civil por denúncias de tráfico de influência, não retornara ao trabalho na Anac, seu órgão de origem, o funcionário encaminhou ontem à agência um atestado médico com validade de duas semanas. Assinado por um otorrino, o papel diz que ele atravessa “estado pós-operatório”. 
...e mudo - De um governista enfronhado no “Erenicegate”: “Vai ver o Stevam não quer ouvir nem falar”. 
Loteria - Paulo Skaf (PSB), 4% no Datafolha para o governo de SP, adotou uma zebra na propaganda, by Duda Mendonça. Do marqueteiro, no Twitter: “É duro ter um grande candidato, mas com apenas um minuto de TV. A gente faz o que pode!”. 
Tiroteio
É a confissão antecipada da derrota do candidato do PSDB no Paraná. Só censura pesquisa quem teme os seus números. 
DO DEPUTADO FEDERAL DR. ROSINHA (PT-PR), sobre o recurso de Beto Richa à Justiça para impedir a divulgação de levantamentos de intenção de voto. 
Contraponto
Melhor do que tá não fica 
Durante almoço com empresários na segunda-feira passada, Gilberto Kassab (DEM) conseguiu arrancar gargalhadas da plateia ao se dirigir inesperadamente a seu ex-secretário de Esportes, Walter Feldman (PSDB), em campanha para se reeleger deputado federal: 
- Tenho certeza de que você já está eleito, mas ainda não sabia que será o mais votado de São Paulo... 
Diante da surpresa geral, o prefeito completou de maneira bem humorada, mas pouco convincente: 
- Vai ter mais votos que o Tiririca! 

Nenhum comentário: