terça-feira, setembro 14, 2010

RENATA LO PRETE - PAINEL DA FOLHA

Veja bem 
RENATA LO PRETE

FOLHA DE SÃO PAULO - 14/09/10

Há um descompasso entre a convicção, expressa nos bastidores por integrantes do governo, de que Erenice Guerra está firme na Casa Civil e a cautela das declarações públicas de Lula e Dilma Rousseff sobre as acusações feitas ao filho da ministra. 
Depois de a candidata ter se furtado, no debate Folha/RedeTV!, a responder se colocaria a mão no fogo pela ex-assessora, Lula aproveitou um evento ontem e, sem citar o caso, disse que "a relação humana é uma coisa muito complicada". "Às vezes você pensa que a pessoa é inimiga, e a pessoa é amiga, às vezes você pensa que a pessoa é amiga e... para ver isso não tem nada melhor do que um divórcio litigioso". 


Origens 1 No início dos anos 2000, Erenice, Márcio Silva e Alan Trajano trabalharam na liderança do PT na Câmara. Os dois advogados são sócios num escritório onde Israel Guerra, acusado de cobrar comissão para facilitar negócios de empresas com o governo, fez reuniões. 

Origens 2 Outro que passou pela liderança do PT foi José Antonio Toffoli, hoje no STF. Segundo relatos de advogados próximos, Toffoli e Silva não se bicam. O advogado do PT e da campanha de Dilma tampouco é ligado a Márcio Thomaz Bastos. 

Campeão Comentário de um governista diante da descoberta do número de familiares de Erenice já foram nomeados para cargos no serviço público: "Pelo visto, ela só perde para o Sarney". 

Teorias No governo e no PT, uns atribuem as denúncias envolvendo Erenice à turma há pouco tempo afastada dos Correios. Outros, porém, enxergam "fogo amigo" vindo de gente interessada em bombardear a proximidade de Dilma com sua sucessora na Casa Civil. 

Saldo Duas das pessoas mais próximas a Dilma antes de ela virar candidata saem da campanha arranhadas. Além de Erenice, Fernando Pimentel foi alvejado no episódio do dossiê anti-Serra. 

GPS Correndo contra o tempo e de olho no calendário eleitoral, o governo de SP assina hoje a compra de tornozeleiras eletrônicas para 4.800 presos por R$ 50 milhões. O projeto que permite o monitoramento é de co-autoria de Aloizio Mercadante (PT), que criticava a demora do Estado na sua aplicação. 

Só pensa naquilo Lula conversou por telefone com o governador Sérgio Cabral (PMDB) sobre a queda de Cesar Maia (DEM) para o terceiro lugar na disputa pelo Senado no Rio. "Agora falta derrubar o Arthur (Virgílio) e o Tasso (Jereissati)", disse o presidente. Um tucano está em segundo no Amazonas. O outro lidera no Ceará. 

Eu avisei 1 A ultrapassagem de Marta Suplicy por Netinho de Paula (PC do B) no Datafolha sobre o Senado em São Paulo, ainda que dentro da margem de erro, deu argumento a petistas segundo os quais a ex-prefeita deveria fazer campanha mais amarrada ao restante da chapa e à base popular construída quando governou a capital. 

Eu avisei 2 No entender desses petistas, que apostam na continuidade do crescimento de Aloysio Nunes (PSDB), hoje em quarto lugar, o caminho para Marta assegurar sua eleição passa por uma vinculação maior com a campanha de Netinho. 

Outro lado Sérgio Andrade, do grupo Andrade Gutierrez, diz que "não interfere e não pretende interferir" na eleição mineira. Auxiliares de Lula relatam ter recebido apelos do empresário para que o presidente não se envolva em favor de Hélio Costa (PMDB), adversário de Antonio Anastasia (PSDB). 
com LETÍCIA SANDER e FABIO ZAMBELLI 

tiroteio 

O discurso do "eu sozinho" não está colando nesta eleição. Ninguém mais quer saber de político solo. O povo quer banda. 
DO PRESIDENTE DO PTB, ROBERTO JEFFERSON, enxergando isolamento na candidatura de Cesar Maia (DEM), ultrapassado por Lindberg Farias (PT) e agora em terceiro lugar na disputa pelo Senado no Rio de Janeiro. 

contraponto 

Vice e gato 

Estrela da RedeTV!, Sabrina Sato falava ao celular quando chegou à sede emissora, na noite de domingo, para acompanhar o debate entre os candidatos a presidente promovido em parceria com a Folha: 
-O Afif é um gatinho! Você vai adorar ele! 
Ao lado dela, assessores do PSDB se perguntavam o que a esfuziante apresentadora do "Pânico" havia encontrado de atraente no vice de Geraldo Alckmin. Levou um tempo até ficar esclarecido que Sabrina se referia a um novo produtor do programa, homônimo do político do DEM.

Nenhum comentário: