quinta-feira, setembro 09, 2010

RENATA LO PRETE - PAINEL DA FOLHA

Suprema ficha
RENATA LO PRETE

FOLHA DE SÃO PAULO - 09/09/10 

O plenário do STF está dividido sobre a constitucionalidade da Lei da Ficha Limpa, a ser examinada em data ainda indefinida. Quem conversa com os ministros forma a percepção de que pelo menos dois pontos do texto correm o risco de não sobreviver: a aplicabilidade nas eleições deste ano e o caráter retroativo. 
Tenderiam a impor algum tipo de limitação os ministros Cezar Peluso, Celso de Mello, Marco Aurélio Mello, Gilmar Mendes e José Antonio Toffoli. Do outro lado estariam Ricardo Lewandowski, Ayres Britto, Carmen Lúcia e Joaquim Barbosa. Há mais dúvida quanto ao voto de Ellen Gracie. Candidatos já barrados no TSE aguardam a palavra do Supremo. 


Para ontem Mesmo com o recurso apresentado pelo ex-governador Joaquim Roriz (PSC-DF), não é certo que o STF julgue a Ficha Limpa antes de 3 de outubro. Mas vários ministros defendem que se encontre um jeito de fazê-lo, dado o tamanho da confusão a ser criada por eventuais impugnações decididas depois de conhecido o resultado das urnas. 

Dose única? O comando da campanha de Dilma Rousseff (PT) dizia ontem que, em princípio, Lula não fará nova aparição no programa eleitoral para tratar da reação tucana às violações de sigilos na Receita. A não ser que surja "fato novo". 

"Tranco" Ao comunicar a seus auxiliares a decisão ir ao programa de Dilma, no 7 de Setembro, para responder às acusações dos adversários, Lula avisou: : "Deixa eu dar um tranco neles". 

Onda no lago O presidente achou que deveria "dar uma sacudida" no cenário eleitoral. No PT, considerou-se que: 1) era preciso mudar a agenda da campanha, tirando Dilma Rousseff da defensiva; 2) o recado de Lula tende a mobilizar a "tropa de choque petista". Nas palavras de um colaborador da campanha, "a militância adora este tipo de reação". 

Homeopatia A fala de Lula dividiu os tucanos, e o clima ontem era de incerteza quanto à dosagem da resposta a ser ministrada no programa eleitoral de José Serra. A pressão sobre o candidato aumentou depois da revelação de que também os dados fiscais de seu genro foram acessados pela Receita Federal em Mauá (SP). 

Despedida 1 Lula pediu a subordinados uma lista de obras passíveis de inauguração em 31 de dezembro, seu último dia no poder. A Presidência avalia se promoverá uma maratona no mesmo dia ou apenas uma, simbólica. 

Despedida 2 Entre as possibilidades, consta a transposição do Rio São Francisco. O que ensejou piada nos bastidores: "Como será dia 31, basta encher o canal que o presidente pode pular as três ondinhas por lá", brinca um ministro. 

Sem rateio O TRE-SP descarta redistribuir o tempo de TV destinado a Orestes Quércia (PMDB) entre os outros candidatos ao Senado. Com a renúncia do peemedebista, seus 2m30s migram para a coligação, que só tem um postulante ao cargo, o tucano Aloysio Nunes. 

Trunfo perdido A ameaça de perder parte do tempo para rivais era um dos argumentos do presidente do PPS, Roberto Freire, para advogar o lançamento de Soninha na vaga de Quércia. 

Com sotaque O site da campanha de José Serra na internet, agora sob a responsabilidade do americano de origem indiana Ravi Singh, exibia ontem vídeo sobre a Independência com o slogan "Feliz 7 de Setembro", pedindo ao internauta que digitasse o "seu" senha. 

com LETÍCIA SANDER e FABIO ZAMBELI 

tiroteio 

"O povo está com o presidente. E, se Lula vai à TV defender seu governo das baixarias do Serra, o povo entende bem o recado." 
DE CÂNDIDO VACCAREZZA (PT-SP), líder do governo na Câmara, sobre a aparição do presidente, anteontem, no programa de Dilma Rousseff, para protestar contra as "calúnias" de que sua candidata seria vítima. 

contraponto 

"Tiriricou" 

Enquanto esperava José Serra, no domingo passado, para visita conjunta ao Museu da Língua Portuguesa, Geraldo Alckmin caminhou pela vizinhança da estação da Luz, onde foi abordado por um eleitor: 
-O senhor precisa acabar com a Cracolândia! 
O candidato tucano ao governo não hesitou: 
-Pode contar comigo! 
Mas, ao retornar para a companhia dos amigos, o homem não se mostrou convencido da promessa: 
-Vocês querem saber de uma coisa? Eu vou é votar no Tiririca. "Pior do que tá não fica"....

Nenhum comentário: