terça-feira, setembro 07, 2010

RENATA LO PRETE - PAINEL DA FOLHA

"Cristianização cruzada" 
RENATA LO PRETE

FOLHA DE SÃO PAULO - 07/09/10

Não obstante a esperada aparição de Lula amanhã ao lado de Hélio Costa (PMDB), o comando da campanha de José Serra (PSDB) se convenceu de que Minas assiste a uma "cristianização cruzada": o presidente cumpre tabela em relação ao aliado local, que perde terreno para Antonio Anastasia (PSDB), cujo padrinho, Aécio Neves, tampouco se empenha por Serra. 
A percepção do QG serrista foi consolidada pela notícia, vinda do entorno de Aécio, de que ele e Lula tiveram longa e recente conversa por telefone. Na avaliação de aliados do candidato presidencial tucano, a contínua expansão do voto "Dilmasia" vale mais para o Planalto que a eleição de Costa. 


Sem tela A campanha de Serra já pediu mais de uma vez aos tucanos de Minas que o incluam na propaganda de TV de Anastasia. Um dos apelos foi feito pelo próprio Serra, sem resultado. 

Senha Ao defender a aproximação do PSDB com o PSB e o PDT em 2011, Aécio teria, na interpretação de petistas, sinalizado a intenção de se integrar ao projeto lulista para 2014. Disso resultaria a relativa indiferença do presidente para com as aflições de Hélio Costa. 

Zodíaco Manchete do "Jornal de Uberaba", município cujo prefeito licenciado, Anderson Adauto, coordena a campanha peemedebista em Minas: "Mapa astral garante vitória de Hélio Costa". 

Com louvor Em meio a dissabores, Serra é só elogios para dois candidatos tucanos a governador: Geraldo Alckmin (SP) e Beto Richa (PR). Diz que ambos, líderes nas pesquisas, têm lhe dado todo o apoio. 

Oh, vida... Já Osmar Dias (PDT), que abandonou a oferta de aliança com o PSDB e deu palanque a Dilma Rousseff no Paraná, está cheio de queixas. Alega que lhe faltam recursos para a campanha e que o "aliado" Roberto Requião (PMDB), candidato ao Senado na chapa, só faz infernizá-lo. 

Água fria Com histórico de rigor em ações contra o PT, a vice-procuradora-geral eleitoral, Sandra Cureau, considera pouco consistentes os indícios apresentados até aqui pela coligação de Serra para caracterizar crime eleitoral no "Receitagate". 

Ampulheta Ela questiona ainda a tese da procrastinação da investigação no âmbito do governo dada a usual morosidade nos ritos no serviço público. "É uma apuração que começaria muito tarde, uma corrida contra o tempo", diz. 

Calendário O PSDB espera que as duas representações levadas ao Ministério Público ensejem novas diligências para a produção de "provas robustas" e mantenham o tema em evidência. 

DNA Entre os dirigentes tucanos, é sólido o diagnóstico de que o eleitorado tem se mostrado particularmente sensível ao fato de a violação de sigilo fiscal atingir a filha de José Serra, Verônica.

Regra 3 Oferecida ao PMDB após a renúncia de Orestes Quércia à corrida pelo Senado, a suplência de Aloysio Nunes (PSDB) abriu ontem uma disputa velada entre os peemedebistas. O vereador paulistano Antonio Goulart resiste à indicação do ex-deputado Airton Sandoval para a vaga. 

Cobertura Presidente do PTB-SP, o deputado Campos Machado manifesta disposição de levar adiante a candidatura de Romeu Tuma ainda que o senador, doente e afastado praticamente desde o início da campanha oficial, não compareça a nenhum evento até 3 de outubro. 
com LETÍCIA SANDER e FABIO ZAMBELLI 

tiroteio 

Esses computadores devem ter problema com bichos. Só ligam sozinhos quando percebem um tucano voando por perto. 
DO DEPUTADO FEDERAL GUSTAVO FRUET (PSDB-PR), sobre explicação dada pela servidora Adeildda Leão dos Santos, suspeita de acessar dados fiscais de pessoas ligadas ao PSDB. Segundo ela, seu computador, embora desligado ao final do expediente, "ligava sozinho" no início do dia seguinte. 

contraponto 

Best-seller 

Presente ao lançamento em Rio Branco, no domingo passado, da biografia de sua ex-correligionária Marina Silva, Jorge Viana justificou o fato de que ainda não tinha comprado um exemplar da obra: 
-Peguei emprestado do Binho Marques, mas não sou pão duro... Vou comprar o meu hoje- afirmou. 
Ao assumir o microfone, o governador reforçou a fama do colega: 
-Eu não sou miserável como o Jorge. Comprei o livro logo que saiu. Acho que fui um dos primeiros!

Nenhum comentário: