sexta-feira, setembro 03, 2010

RENATA LO PRETE - PAINEL DA FOLHA

Lula no combate
RENATA LO PRETE

FOLHA DE SÃO PAULO - 03/09/10 

Em conversa com aliados pouco antes de iniciar a agenda oficial em Foz do Iguaçu, Lula disse achar "engraçado" que, embora José Serra suspeitasse desde o ano passado da violação do sigilo fiscal da filha, conforme entrevista concedida pelo tucano na madrugada de quarta-feira, "isso tudo só veio aparecer agora, quando eles estão prestes a perder a eleição". 
Embora durante o dia o presidente não tenha citado o caso em público, ele fez um discurso a estudantes sobre o imperativo de chegar ao poder "pelo voto", no qual os presentes enxergaram a insinuação de que a oposição estaria tentando virar o jogo "no tapetão". 


Desalento Enquanto isso, tucanos absorveram quase em silêncio o revés no TSE, que arquivou o pedido de investigação de abuso de poder político em favor de Dilma no "Receitagate". 

Na espera Diagnóstico ouvido no Planalto sobre o desempenho do secretário da Receita, Otacílio Cartaxo, no caso da violação dos sigilos tucanos: "Teremos de avaliar com cabeça fria". 

Histórico Mesmo antes de estourar o escândalo, Cartaxo era considerado dentro da Receita e no governo um secretário fraco, dominado inclusive pela mulher, Fátima Bandeira, funcionária aposentada do órgão. 

Calendário A violação do sigilo fiscal de Verônica Serra ocorreu cerca de um mês depois que deixaram postos de comando na Receita os últimos remanescentes da gestão Lina Vieira, antecessora de Cartaxo que trombou com Dilma Rousseff. 

Portfolio 1 A reportagem sobre o salto no patrimônio de diretores da Petrobras, publicada em junho de 2009 no "Correio Braziliense" e repetidamente mencionada por petistas como exemplo de que pessoas ligadas ao governo também foram alvo de violação de sigilo, traz a assinatura do jornalista Amaury Ribeiro Júnior. 

Portfolio 2 Amaury era um dos comensais de almoço em abril no qual Luiz Lanzetta, então responsável pela contratação de jornalistas para a campanha de Dilma, discutiu a contratação do delegado aposentado da PF Onésimo de Souza e de duas outras pessoas para montar um "grupo de inteligência". 

Sozinho 1 Uma das principais queixas de Hélio Costa (PMDB-MG) em relação a seus companheiros petistas de chapa -Patrus Ananias, vice, e Fernando Pimentel, candidato ao Senado- é a de que estariam oferecendo pouca ajuda com o eleitorado da região metropolitana de Belo Horizonte. Pimentel foi prefeito da capital. 

Sozinho 2 Em julho, Costa tinha 43% em BH e na região metropolitana, contra 36% obtidos no novo Datafolha. No mesmo período, Antonio Anastasia (PSDB) saltou de 26% para 47%. 

Xadrez A Casa Civil estranhou anteontem o atraso de comitiva da prefeitura de Dourados (MS) esperada para reunião do PAC 2. Depois de algumas horas, veio a explicação: o prefeito Ari Artuzi (PDT) e subordinados foram presos em operação da PF por suspeita de corrupção. 

Visitas à Folha Marina Silva, senadora e candidata à Presidência da República pelo PV, visitou ontem a Folha, a convite do jornal, onde foi recebida em almoço. Estava com João Paulo Capobianco, coordenador-executivo da campanha, Tasso Azevedo, coordenador de conteúdo, e Nilson de Oliveira, coordenador de comunicação. 
João Alziro Herz da Jornada, presidente do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial), visitou ontem a Folha. Estava com Carlos Eduardo Vieira Camargo, chefe de gabinete, Gustavo José Kuster de Albuquerque, gerente da divisão de Programas de Avaliação da Conformidade, Patricia Gonzalez e Anna Catharina Siqueira, assessoras de imprensa. 
com LETÍCIA SANDER e FABIO ZAMBELLI 

tiroteio 

Essa manobra atrapalhada mostra que o governo não quer apurar, mas apenas acobertar os atos ilícitos. 
DO DEPUTADO FEDERAL CARLOS SAMPAIO (PSDB-SP), sobre o fato de a Receita Federal ter atribuído a um pedido de Verônica Serra o acesso a seus dados fiscais, quando já se sabia que a procuração apresentada era falsa. 

contraponto 

Vocação descoberta 

Em Foz do Iguaçu, Lula visitou viaduto decorado por grafiteiros brasileiros, paraguaios e argentinos em homenagem aos 20 anos do ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente). 
Um dos artistas convidou o presidente a se arriscar no spray, e ele, depois de alguma dificuldade inicial, deixou sua marca na obra. Elogiado pelos presentes, Lula brincou: 
-Acho que vou me dedicar a isso a partir de 2011...

Nenhum comentário: