sexta-feira, agosto 27, 2010

PAINEL DA FOLHA

Assombração
RENATA LO PRETE

FOLHA DE SÃO PAULO - 27/08/10 

O novo Datafolha sobre a sucessão paulista, que mostra Geraldo Alckmin (PSDB) estável na liderança isolada e Aloizio Mercadante (PT) em ascensão exclusivamente devida à queda de Celso Russomanno (PP), será recebido com algum alívio pelos tucanos. 
A campanha de Alckmin entrou em alerta máximo com a pesquisa na qual Dilma Rousseff (PT) aparece pela primeira vez à frente de José Serra (PSDB) no Estado. Em privado, seus integrantes reconhecem que ninguém sabe o tamanho da onda na qual surfa a candidata de Lula, e que, se ela for capaz de carregar Mercadante até o segundo turno, o risco será grande. 


Aerodilma De um cardeal petista, em resposta a quem lhe pergunta se a vantagem aberta por Dilma dará a ela mais chance de ajudar aliados em dificuldades, como Mercadante: "Não tem como botar muita gente na carga, senão o avião corre o risco de perder altitude". 

Especial De todas as conclusões do novo Datafolha, a que Lula mais festejou foi a dianteira assumida por Dilma em SP. Já está decidido que o encerramento da campanha será no Estado. 

Nem vem Em dois Estados, a recusa dos candidatos a governador aliados ao pedido para incluir Serra na propaganda de TV foi, no dizer de um coordenador da campanha, "quase formal": Minas e Rio Grande do Norte. 

Cash De um aliado de Serra, sobre o quadro atual: "Agora, a única chance de ele não ser completamente abandonado nos Estados é o PSDB começar a ajudar financeiramente as campanhas locais". O problema é que, em casos de desvantagem tão acentuada, muitas vezes o dinheiro vai e mesmo assim o apoio não vem. 

Sem estímulo Dilma tem hoje intenção de voto espontânea (35%) maior do que a obtida por Serra na pergunta estimulada (29%). 

Arquivo De Dilma, em 28 de junho, respondendo no "Roda Viva" a pergunta da Folha sobre a violação do sigilo fiscal de Eduardo Jorge: "Enquanto vocês não demonstrarem a prova, é uma acusação, do nosso ponto de vista, infundada". Anteontem, a Corregedoria da Receita atestou que foram violados os sigilos não apenas do vice-presidente do PSDB mas também de outras três pessoas ligadas ao partido. 

Misturado 1 Entre os gaúchos que votam em Serra, 40% escolhem José Fogaça (PMDB) para governador; 27% preferem Tarso Genro (PT); apenas 21% ficam com a tucana Yeda Crusius. 

Misturado 2 Dos simpatizantes do PDT, 42% declaram voto em Tarso, enquanto 38% preferem Fogaça. O vice de Fogaça é o deputado pedetista Pompeo de Mattos. 

Misturado 3 No Paraná, 45% dos eleitores de Dilma escolhem Osmar Dias (PDT), o candidato a governador aliado à petista, e 42% preferem Beto Richa (PSDB). 

Vaivém Dança das cadeiras na cota do PMDB quercista no primeiro escalão do governo de São Paulo: José Carlos Tonin, ex-prefeito de Indaiatuba, é o novo secretário estadual de Assistência e Desenvolvimento Social, no lugar de Luiz Carlos Delben Leite. 

Visita à Folha Milú Villela, coordenadora do Comitê de Articulação do Compromisso Todos pela Educação, presidente do Museu de Arte Moderna de SP e do instituto Itaú Cultural, visitou ontem a Folha. Estava com Mozart Neves Ramos, membro do conselho do comitê. 
com LETÍCIA SANDER e FABIO ZAMBELLI 

tiroteio 

É o efeito da pedra no lago. O presidente Lula lançou a pedra, e agora as ondas começam a atingir todo o país. 
DO DEPUTADO ANDRÉ VARGAS (PT-PR), sobre o avanço de Dilma Rousseff em regiões e segmentos do eleitorado nos quais antes José Serra liderava. 

contraponto 

Na pia 

Em discurso no Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, Lula lembrou que, diante da crise nos EUA, estimulou o consumo interno: 
-Desoneramos geladeira, fogão, máquina de lavar roupa. A mulherada deu um banho de comprar... 
Lula arrematou com a lavadora de louças: 
- Ninguém gosta de lavar louça. Uma maquininha ajuda "pacas". Lá em casa não precisa, porque o marido faz, mas onde o marido não tem a compreensão que tem na minha casa, a mulherada foi às compras! 

Nenhum comentário: