sexta-feira, agosto 20, 2010

PAINEL DA FOLHA

Chamada oral
RENATA LO PRETE

FOLHA DE SÃO PAULO - 20/08/10 

Diante do avanço de Dilma Rousseff (PT) em São Paulo, o PSDB local prepara um evento no qual espera reunir, no início de setembro, 450 prefeitos. Para materializar uma "frente suprapartidária" em apoio a José Serra e Geraldo Alckmin, o partido nominará os presentes, além de fotografá-los com a dupla. 
O esforço é particularmente direcionado ao PMDB, que controla 70 prefeituras e se divide entre o serrista Orestes Quércia e o dilmista Michel Temer. A direção tucana reconhece que não é fácil arregimentá-los, dado o tratamento dispensado a eles pelo governo Lula na aprovação de projetos e liberação de recursos. 


Marcação Hoje, dois ministros de Lula reunirão empresários e políticos de Ribeirão Preto em encontro regional do "Conselhão". Alexandre Padilha (Relações Institucionais) e Wagner Rossi (Agricultura) comandam o evento, sob o pretexto de apresentar "agenda de desenvolvimento" à região. 

Melhor não O PT desistiu da reunião, que havia sido marcada para a próxima terça em Brasília, com prefeitos de todo o país em apoio a Dilma. A mudança nos planos se deu, entre outros fatores, pela dificuldade de mobilização, sobretudo em tempos de Congresso parado. 

Dedicação total Só dará Dilma na agenda de Lula na próxima semana. Além da madrugada de segunda-feira na porta da fábrica da Mercedes, em São Bernardo do Campo, estão pré-agendados outros dois comícios, um em Campo Grande, outro em Salvador. E a coordenação da campanha ainda discute a viabilidade de incluir mais um: seria no "horário de almoço" do presidente na terça-feira, quando ele estará cumprindo agenda oficial em Dourados (MS). 

Desabastecimento De um observador da troca de desaforos na campanha nacional tucana: "Quando o dinheiro não entra pela porta, o amor sai pela janela". 

Ah, bom... O presidente do PSDB, senador Sérgio Guerra, telefonou a aliados de todas as praças para pedir que Serra seja imediatamente inserido nas propagandas regionais. Ouviu, da maioria, a desculpa de que as omissões se deram por "desconhecimento jurídico". 

Direito autoral Clésio Andrade (PR) acionará o TRE-MG contra Antônio Anastasia. Alega que o tucano exibe como suas realizações do primeiro mandato de Aécio Neves, quando Clésio foi vice. O presidente da CNT (Confederação Nacional do Transporte), apoiador de Hélio Costa (PMDB), quer ser citado na propaganda tucana. 

Lost O helicóptero que levava Osmar Dias (PDT), candidato ao governo, Gleisi Hoffmann (PT) e Roberto Requião (PMDB), ambos postulantes ao Senado, à cidade de Toledo desceu ontem no lugar errado. O trio, que dá palanque a Dilma no Paraná, se viu num campo de futebol protegido por grades e trancado a chave. Enquanto a criançada local foi buscar resgate, os três arranjaram uma árvore para descansar. 

Cobertor curto Ellen Gracie, que na próxima quarta estará fora de Brasília, pediu a Joaquim Barbosa que interrompa a licença médica para o STF atingir o quórum mínimo de oito ministros. 

Visita à Folha Alfred Hackenberger, presidente da Basf América do Sul, visitou ontem a Folha, onde foi recebido em almoço. Estava com Fernando Figueiredo, vice-presidente, Gislaine Rossetti, diretora regional de Comunicação Social, e Mario Viana, assessor de comunicação. 
com LETÍCIA SANDER e FABIO ZAMBELLI 

tiroteio 

Mercadante ataca o ensino paulista por não se conformar com a aprovação automática conferida pelo eleitor ao PSDB em quatro eleições, indo para a quinta. 
DO DEPUTADO SILVIO TORRES (PSDB-SP), sobre as críticas feitas pelo petista à gestão tucana na educação, em especial ao sistema de progressão continuada. 

contraponto 

Questão de família 

A eleição deste ano colocou de um lado o sogro Moreira Franco (PMDB-RJ), que está com Dilma, e o genro Rodrigo Maia (DEM-RJ), o qual, apesar de muita encrenca, está oficialmente com Serra. 
-Esse é o desastre da política de saúde do governo federal- postou Rodrigo ontem no Twitter, remetendo seus seguidores para uma reportagem sobre o aumento do número de casos de dengue em Roraima. 
-Só falta agora você dizer que a saúde está sendo salva pelas políticas dos governos estaduais e municipais...- tuitou Moreira de volta. 

Nenhum comentário: