terça-feira, agosto 17, 2010

PAINEL DA FOLHA

Oportunidades
RENATA LO PRETE

FOLHA DE SÃO PAULO - 17/08/10 

Tão logo Dilma Rousseff afirmou que, se eleita, incluirá na segunda edição do "Minha Casa Minha Vida" uma linha de financiamento para a compra de eletrodomésticos e móveis, o comando de sua campanha passou a ser assediado por empresas do setor, interessadas em conhecer detalhes do programa. 
Ontem a petista anunciou a distribuição 100% gratuita de medicamentos para o tratamento de hipertensão e diabetes -hoje, o governo federal subsidia até 90% do valor desses remédios. Com a arrancada de Dilma nas pesquisas, acirra-se a disputa do setor privado por um espaço na agenda da candidata. O lobby do ensino particular tem sido especialmente intenso. 


Roteiro 1 Um trecho de "Bate Coração", sucesso com Elba Ramalho que ganhou nova letra do publicitário PC Bernardes, abrirá o primeiro programa de José Serra no horário eleitoral. Após a música, o candidato surgirá no estúdio, se apresentando. 

Roteiro 2 O programa, que será o mesmo na hora do almoço e à noite, terá ainda biografia de Serra narrada por um locutor e entremeada por depoimentos de beneficiados por ações do tucano -que, ao final, participa de uma espécie de "pagode na laje" produzido em estúdio. 

VIP Por ora, Cid Gomes (PSB) foi o único candidato a governador de Estado onde Dilma tem mais de um palanque agraciado com um depoimento gravado de Lula. Lúcio Alcântara (PR), que também apoia a petista no Ceará, ainda está a seco. 

De cor Quem conversa com Lula sai impressionado com seu grau de memorização da situação da disputa para o governo e para o Senado em todos os Estados. 

Alô, internautas! Livros recomendados no site da campanha de Marina Silva (PV): "A Cidade de Deus", de Santo Agostinho, "Os Idiomas do Aprendente", de Alicia Fernández, "Os Mistérios da Trindade", de Dany-Robert Dufour e "Nomes-do-Pai", de Jacques Lacan. 

Explosivo Por meio de seu advogado, José Luís Oliveira Lima, o ex-diretor de engenharia da Dersa Paulo Vieira de Souza, também conhecido como Paulo Preto, apresentará queixa-crime contra os tucanos Eduardo Jorge, José Aníbal e Evandro Losacco, que o apontaram como suspeito do desaparecimento de R$ 4 milhões supostamente arrecadados para campanhas do PSDB. 

Blindagem Imitando o recado dado por Lula aos ministros, o governador Alberto Goldman quer o secretariado paulista a postos para defender a administração tucana. 

Ops! No próprio PT há preocupação com a iniciativa do prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho, de franquear comitê aos candidatos ao governo Celso Russomanno (PP) e Paulo Skaf (PSB), que têm auxiliado Aloizio Mercadante na tarefa de bater em Geraldo Alckmin (PSDB). Como não são coligados, para caracterizar crime eleitoral é um pulo. 

Próximo capítulo Com menos de um minuto e meio de tempo de TV, Skaf, que tem a campanha assinada por Duda Mendonça, adotará a prática de remeter o telespectador para uma "continuação" do programa eleitoral na internet. O candidato promete entrar ao vivo no site para responder perguntas. 

Indefinido Hélio Costa (PMDB) nega pretender, em caso de vitória, dar a Carlos Henrique Custódio o comando da Cemig. Na sabatina da Folha, o líder da disputa em Minas havia afirmado que não teria problema em nomear Custódio, demitido da presidência dos Correios por Lula, para seu governo. 
com LETÍCIA SANDER e FABIO ZAMBELI 

tiroteio 

"O inchaço da máquina se dá desde o primeiro dia deste governo. O presidente criou um Estado para abrigar apadrinhados." 
DO PRESIDENTE DO PPS, Roberto Freire (SP), sobre o aumento no número de funcionários contratados sem concurso público ao longo dos mandatos de Lula. 

contraponto 

Lava mais branco 

Ao final de reunião com a direção da Petrobras, ontem, Lula já se levantava quando o presidente da empresa, José Sérgio Gabrielli, lembrou à diretora de Gás e Energia, Maria das Graças Foster: 
-Você não vai entregar o presente a ele? 
Ela então se dirigiu ao presidente com uma obra comemorativa produzida pela empresa, e Lula, diante da cena, lembrou-se de que tinha algo a contar: 
-Sabe aquele macacão que eu ganhei de vocês, com as marcas das mãos da Dilma e de todo mundo sujas de petróleo? Pois é... O pessoal da lavanderia do palácio pegou. Sobraram só uns borrões.... 

Nenhum comentário: