segunda-feira, agosto 09, 2010

PAINEL DA FOLHA

Esquentando banco 
Renata Lo Prete 

Folha de S.Paulo - 09/08/2010

O Planalto não está convencido de que a guerra interna no Banco do Brasil chegou ao fim. O dossiê produzido para fragilizar o ministro Guido Mantega (Fazenda) não foi o único a circular no primeiro escalão do BB com o objetivo de interferir na sucessão da Previ, o bilionário fundo de pensão dos funcionários.

O Planalto soube da existência de papéis com acusações contra pessoas próximas de Lula. Por isso crescem os defensores de uma intervenção que pacifique ou reacomode as alas do "petismo bancário". E diminui o cacife de Aldemir Bendine para permanecer à frente do BB em caso de vitória de Dilma Rousseff.
RegistradoraEscolhido para assumir a Previ justamente pela imagem de "independente", o ex-vice-presidente do BB Ricardo Flores é nome cotado para a presidência do banco num governo Dilma. A passagem pelo fundo de pensão até o final do ano serviria como quarentena e, ao mesmo tempo, "teste de fidelidade".
Menos
Mesmo antes da enésima confusão com o Enem, auxiliares próximos de Lula recomendavam não tomar o elogio público do presidente a Fernando Haddad como evidência de que este permanecerá à frente do MEC se Dilma for eleita.
Para entender
Segundo um PhD em José Dirceu, o palpite de que Paulo Bernardo lidera a bolsa de apostas para a Casa Civil, manifestado pelo ex-ministro em conversas recentes, é menos informação do que reflexo de sua preocupação maior: evitar que Antonio Palocci venha a ocupar esse posto.
MicrofoneRecuperado do cateterismo a que se submeteu na semana passada, Dirceu confirmou presença em debate sobre a eleição promovido hoje às 18h em São Paulo pelo sindicato dos trabalhadores da área de tecnologia da informação. Embora filiado ao PMDB-SP, majoritariamente pró-Serra, o presidente da Confederação, Antônio Neto, anunciará apoio a Dilma.
Undécima hora
Tucanos de Minas se queixam de que a coordenação da campanha de José Serra (PSDB) no Estado avisou-os somente na noite de sexta-feira da visita do candidato no sábado.
Quem diria 1Um mês atrás, muitos em Minas previam que Aécio Neves (PSDB) não faria força para eleger Itamar Franco (PPS), seu companheiro de chapa ao Senado. Porém é Fernando Pimentel (PT), atrás de Itamar nas pesquisas, quem está padecendo da falta de empenho de Hélio Costa (PMDB), candidato ao governo do campo lulista.
Quem diria 2
Para desespero do "aliado" Eunício Oliveira (PMDB), petistas estimulam no Ceará o voto "Pimentasso", que visa eleger o correligionário José Pimentel (PT) e renovar o mandato de Tasso Jereissati (PSDB).
Maduro
A quem lhe pergunta por que deixou a barba crescer o jovem ministro José Dias Toffoli responde, brincando, que se trata de homenagem ao colega Eros Grau, recém-aposentado do STF.
HerançaCom a saída de Eros, o novo revisor do processo do mensalão será Ricardo Lewandowski.
Deixa estarO deputado petista Paulo Teixeira disse ao secretário paulistano da Educação, Alexandre Schneider, que o partido desistirá de acionar o Ministério Público contra a visita de Serra a Heliópolis. Não se materializou a acusação de que alunos da escola local teriam participado do evento.
Tiroteio
Terceirizada pelos tucanos, a candidatura de Fernando Gabeira ao governo do Rio tem pelo menos uma virtude: é biodegradável.
Contraponto
Densidade eleitoral 
Em campanha para se eleger deputado federal por São Paulo, para onde transferiu o domicílio eleitoral, o pernambucano Roberto Freire, presidente do PPS, visitou o município de Marília.

Durante caminhada, um comerciante o convidou a visitar sua loja:

-Pode ser, vamos marcar- despistou o candidato.

No que um assessor perguntou:

-Quantos funcionários o senhor tem?

Ao ouvir que eram 350, o assessor não titubeou:

-Já está marcado. Ele vai sim.

Nenhum comentário: