sábado, agosto 07, 2010

MÔNICA BERGAMO

A BOLA E A CATRACA
MÔNICA BERGAMO

FOLHA DE SÃO PAULO - 07/08/10

O Ministério Público quer padronizar os sistemas de venda de ingressos e uniformizar as catracas eletrônicas dos estádios de todos os clubes do Campeonato Brasileiro. Se os equipamentos forem os mesmos em todo o país, diz o promotor Paulo Castilho, será mais fácil coibir a ação de cambistas e a falsificação de bilhetes.

VISITA ILUSTRE 
O ator argentino Ricardo Darin ("O Segredo dos Seus Olhos", "O Filho da Noiva") virá ao Brasil para a abertura, no dia 8 de novembro, da 5ª Mostra de Cinema e Direitos Humanos na América do Sul. O evento terá início em São Paulo e se estenderá a 20 capitais, até 15 de dezembro.

VISITA ILUSTRE 2 
E Pilar del Río, viuva do escritor José Saramago, morto em junho, vem ao Brasil no dia 9 de setembro, para receber uma homenagem da Companhia das Letras, que edita a obra do Prêmio Nobel.
O documentário "José & Pilar", da O2 Filmes, sobre o casal, terá trechos exibidos para a imprensa hoje, na Flip, em Paraty.

DIPLOMACIA DA BOLA 
Apesar da proximidade entre Lula e Mahmoud Ahmadinejad, do Irã, o presidente da companhia aérea israelense El Al, Elyezer Shkedy, diz que "os israelenses amam o Brasil. Sobre futebol, eles são brasileiros. Há uma separação entre assuntos políticos, civis e militares." Ele veio a SP para celebrar o primeiro ano de voos diretos daqui para Tel Aviv.

INGÊNUO 
Já Ricardo Berkiensztat, da Federação Israelita do Estado de São Paulo, acha "terrível" a proximidade entre os dois presidentes: "O Lula está sendo ingênuo. Se aproximar de um país terrorista pode ser ruim para a segurança do Brasil".

À LUZ DO CABARÉ 
O barítono brasileiro Paulo Szot se apresentará, em setembro, no Café Carlyle, cabaré do hotel Carlyle, em Nova York, nos Estados Unidos. No repertório, jazz, bossa nova e canções do musical "South Pacific", estrelado por ele, em cartaz até o dia 22 na Broadway -e que terá uma apresentação transmitida ao vivo, quatro dias antes, para todos os EUA pela TV pública PBS.

PARATY 
NA CASA DO PRÍNCIPE, É PROIBIDO SENTAR 

"Fiquei impressionado. Além de inteligente, ele é muito engraçado", disse o escritor indiano Salman Rushdie sobre o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. Os dois almoçaram na casa do editor Luiz Schwarcz após a palestra que deram no lounge da Penguin-Companhia das Letras na Flip, a festa literária de Paraty. 
"Eu não vi. Eu dormi", dizia FHC ontem sobre o debate dos presidenciáveis na TV Bandeirantes, depois de assistir a uma outra palestra ao lado de Roberto Irineu Marinho, das Organizações Globo, que o hospeda em sua casa em Paraty. 
Também na cidade, o cartunista Robert Crumb foi abordado por um fã que pediu autógrafo em uma de suas obras. A mulher de Crumb, Aline, ao ver o exemplar, uma edição estrangeira, ficou nervosa. "Esse livro está mal editado, com erros", disse. Ontem, Crumb e o também cartunista Gilbert Shelton pretendiam almoçar em um restaurante de praia, próximo a cachoeiras. 
Os escritores americanos Benjamin Moser e William Kennedy estão escrevendo suas impressões sobre a Flip em postais que serão endereçados a amigos e familiares. Os cartões poderão ser vistos no blog da editora Cosac Naify. 
No almoço de boas-vindas da Flip, na casa de dom João de Orleans e Bragança, a caipirinha de maracujá fez sucesso entre os convidados. "Já fiz umas cem", contabilizava o barman. 
As garrafas de cachaça exibiam os rótulos "maré cheia" e "maré alta", mas a bebida que estava dentro era da marca Maria Izabel.
"Muitos estrangeiros que vêm pra cá ficam surpresos ao saber que o Brasil já teve monarquia", contava o príncipe para uma jornalista americana.
Em uma das salas da casa, chamava a atenção o fato de quatro cadeiras de madeira, encostadas na parede, terem um vaso de flor em cima de cada uma. "É pra ninguém sentar. Essas cadeiras têm uns 150 anos", explicava o anfitrião. (LÍGIA MESQUITA, de Paraty)
RETAGUARDA PRESIDENCIAL 

Os candidatos a presidente da República levaram familiares, amigos e assessores ao debate promovido anteontem pela TV Bandeirantes. Verônica, filha de José Serra, e Mayara, que acompanhou a mãe, a presidenciável Marina Silva, disputaram as atenções no estúdio da emissora, no Morumbi. Cacá, filha do cineasta Fernando Meirelles, também estava lá. Ela está fazendo o ensaio fotográfico da candidata do PV, que é apoiada por seu pai.

CURTO-CIRCUITO

O diretor Walter Carvalho filmou durante três horas uma conversa entre Antonio Nóbrega, o maestro Júlio Medaglia e a crítica de dança Helena Katz para o DVD do espetáculo "Naturalmente", de Nóbrega. 

A exposição "Mônica: A Criação do Personagem Brasileiro", sobre a obra de Mauricio de Sousa, será inaugurada na segunda-feira, às 9h, no Espaço Cultural Citi (avenida Paulista, nº 1.111). 

com DIÓGENES CAMPANHA, LEANDRO NOMURA e LÍGIA MESQUITA

Nenhum comentário: