sábado, agosto 21, 2010

ILIMAR FRANCO

Mesma linha
ILIMAR FRANCO
O GLOBO - 21/08/10
Apesar das críticas que a campanha de José Serra vem sofrendo dos aliados, a linha do programa de TV do candidato não vai mudar. Os serristas vão insistir no confronto de biografias entre Serra e Dilma Rousseff. Alegam que, em 30 dias, não dá para desconstruir o presidente Lula ou o seu governo.

Os serristas trabalham ainda com duas variantes: o PT cometer um erro grave ou o surgimento de uma denúncia poderosa contra Dilma.

A Geni dos políticos da oposição

Depois do presidente do PTB, Roberto Jefferson, ontem foi a vez de o ex-prefeito do Rio Cesar Maia (DEM) alfinetar Luiz Gonzalez, marqueteiro de José Serra.

Cesar aconselhou Gonzalez a ler um artigo de 2008, de Drew Westen, escrito quando a campanha de Barack Obama não ia bem. “É imperdivel.

Diria para você, Gonzalez: lê direitinho isso, com cuidado”, disse Cesar, em comentário na internet.

Apesar disso, especialistas elogiam o marketing de Serra, que fixou sua campanha em temas como saúde e segurança pública. Eles também são contra Serra partir para o confronto com o governo, pois seria o mesmo que bater num muro.

“É uma evolução. Em 2002, o Serra colocou a Regina Duarte no ar dizendo que tinha medo do Lula” — José Eduardo Dutra, presidente do PT, sobre o uso de imagens do presidente Lula no programa de TV do PSDB

COADJUVANTE. Quem disse que candidato a vice tem que ser discreto? Esse adesivo estava em um carro estacionado na entrada principal da Câmara dos Deputados. Presidente da Casa, o deputado Michel Temer (PMDB-SP), candidato a vice de Dilma Rousseff (PT), tem percorrido o país em agenda própria de campanha. Outro que abandonou a discrição foi Indio da Costa (DEM), vice de José Serra (PSDB), que vive batendo no PT.

Preferência

O presidente Lula e a candidata Dilma Rousseff (PT) vão pedir votos quinta-feira, em Salvador, para o governador Jaques Wagner (PT).

O outro candidato aliado do governo Lula, Geddel Vieira Lima (PMDB), só terá Dilma em seu palanque.

Bancada da fruta

O senador Eduardo Suplicy (PT-SP) está pedindo votos para a Mulher Pêra (PTN-SP), candidata a deputada federal. “É muito importante que possamos ter essa mulher eleita para a Câmara. Toda a força, Mulher Pêra”, gravou ele.

Dar personalidade à candidata

Nos dois primeiros dias de propaganda eleitoral, a campanha petista exibiu praticamente o mesmo programa, explorando a biografia de Dilma Rousseff.

Para justificar o repeteco, integrantes do comando petista dizem que o programa foi muito bem aceito nas pesquisas qualitativas. Ele foi submetido a 14 grupos de eleitores durante sua veiculação. O programa voltará a ser repetido na reta final da propaganda na TV.

Farinha do mesmo saco

Apesar de ter se concentrado em contestar José Serra (PSDB) no debate Folha/ UOL, Marina Silva (PV) pretende dividir seus ataques entre o tucano e Dilma Rousseff (PT). A avaliação de seu comando de campanha é que, para tentar ocupar o segundo lugar, não basta bater em Serra. Para chegar lá, Marina precisa tirar votos do tucano, e só fará isso se apresentar sua candidatura como sendo de oposição. Marina insistirá no discurso de que os dois candidatos são iguais.

A VICE-PROCURADORA GERAL ELEITORAL Sandra Cureau não vai entrar com representação contra o presidente Lula por causa das imagens no Palácio da Alvorada exibidas no programa de Dilma Rousseff.

Concluiu que não há uso da máquina.

O TUCANO José Serra planeja voltar à Bahia. Vai a Vitória da Conquista, segundo colégio eleitoral do estado e único local em que está à frente de Dilma.

ALENTO. Atrás nas pesquisas, o governador mineiro Antonio Anastasia (PSDB) recebeu anteontem o apoio do prefeito de Belo Horizonte, Márcio Lacerda (PSB).

Nenhum comentário: