quinta-feira, agosto 19, 2010

ILIMAR FRANCO

Exército neles 
Ilimar Franco 

O Globo - 19/08/2010 

Os petistas se esforçaram, nesta semana, para criar um fato negativo para a campanha de Dilma Rousseff à Presidência. Na noite de terça-feira, quando agentes penitenciários invadiram o prédio da Câmara, eles aconselharam o presidente Michel Temer (PMDB-SP), e vice de Dilma, a convocar o Exército para desalojar os manifestantes.

Percebendo o desastre político de uma decisão dessas, Temer encarou os petistas: “De jeito nenhum, imagina se vou fazer uma coisa dessas”.

Aécio, no telefone, pede por Anastasia

A campanha à reeleição do governador de Minas, Antonio Anastasia (PSDB), está usando uma gravação do ex-governador Aécio Neves como telemarketing.

“Alô? Tudo bem? Olha, aqui quem está falando é o Aécio Neves. Eu estou te ligando, (...) eu estou tomando a liberdade de vir pedir o seu voto para elegermos Antonio Anastasia governador”, diz Aécio. Os apoiadores de Hélio Costa (PMDB) estão estrilando. Os eleitores mineiros acreditam que receberam uma ligação pessoal do ex-governador. Sua assessoria informa que não pede votos para José Serra também porque há partidos na aliança regional que apoiam Dilma Rousseff.

E alguém disse que era ela?” — Sérgio Guerra, presidente do PSDB, sobre a nota da cantora Elba Ramalho dizendo que não é sua a voz na versão de Bate Coração, veiculada como jingle na campanha de José Serra

EM TRÂNSITO. O deputado Ciro Gomes (PSB-CE) se cadastrou para votar em trânsito, em Fortaleza (CE). Ele transferiu seu domicílio eleitoral para São Paulo, a pedido do presidente Lula, que queria que ele disputasse o governo do estado. Agora, Ciro só poderá votar para presidente. Ele é o coordenador da campanha à reeleição de seu irmão, o governador do Ceará Cid Gomes. Ciro não será candidato a nada nem poderá votar no irmão.

Expectativa

O governador Paulo Hartung (PMDB) vai receber a candidata Dilma Rousseff (PT) amanhã em Vitória (ES). A petista espera que Hartung manifeste seu apoio público. Hartung já foi do PSDB e interlocutor privilegiado de José Serra.

Reforço

O líder do PSDB no Senado, Arthur Virgílio (AM), espera para um almoço, amanhã, em Manaus, o candidato José Serra. Depois, os dois visitarão uma fábrica na Zona Franca de Manaus.

Virgílio briga pela segunda vaga no Senado.

Ressentimento pernambucano

Os jarbistas estão inconsoláveis. Queixam-se que o presidente do PSDB, Sérgio Guerra, não convidou o candidato ao governo, Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE), para o lançamento de sua candidatura a deputado federal, no sábado. O candidato ao Senado, Raul Jungmann (PPS), estava presente. Sobre isso, Guerra desdenha: “O que é que um candidato majoritário vai fazer no lançamento de um candidato a deputado?” .

Sururu paulista

É grande o mal-estar nas campanhas dos candidatos ao Senado, em São Paulo, Marta Suplicy (PT) e Netinho de Paula (PCdoB). Tudo por causa da veiculação de um vídeo no YouTube tratando de um caso antigo, no qual Netinho foi acusado de agredir a ex-mulher. A campanha de Netinho descobriu que a imprensa recebeu o vídeo pelo mailing da assessoria de imprensa da candidatura de Marta. Os comunistas querem que o responsável pela propaganda negativa seja afastado

O MINISTRO Paulo Vannuchi (Direitos Humanos) espera que o TCU reveja sua decisão de auditar as indenizações pagas a anistiados políticos. Alega que falta expertise para revisar 50 mil processos.

O PCdoB está reivindicando que o presidente Lula grave para a deputada Vanessa Grazziotin (AM), candidata ao Senado. O PT também tem candidata.

OS DIRIGENTES dos partidos estão prevendo que a maioria das eleições para os governos estaduais será decidida no primeiro turno.

ILIMAR FRANCO com Fernanda Krakovics, sucursais e correspondentes

Um comentário:

Bianca Bernardes disse...

Mais é claro q agora querem ficar arrumando intrigas para desqualificar a Marta.. se alguém da assessoria dela fez isso, deve ser demitido msm, pq com ctz a única intenção foi em prejudicá-la. Por mais q Netinho tenha errado, não é do feitio da Marta acusa-lo, mto pelo contrário, ela está preocupada com a sua campanha e em mostrar td q pretende fazer para os eleitores e não em atingir ngm.