quinta-feira, agosto 12, 2010

ILIMAR FRANCO

A transferência 
Ilimar Franco 

O Globo - 12/08/2010

O presidente Lula não vai limitar sua participação na campanha à tentativa de transferir votos para Dilma Rousseff (PT). Ele também vai usar sua popularidade para tentar mudar a correlação de forças no Senado. Além de fazer sua sucessora, Lula quer eleger um Senado governista. Ele grava depoimentos, domingo, que serão exibidos na propaganda de TV no Rio, pedindo votos para Marcelo Crivella (PRB) e Lindberg Farias (PT).
Serra e o programa para a segurança

O candidato do PSDB à Presidência da República, José Serra, lança seu programa de segurança pública amanhã, em Salvador (BA). O carro-chefe de sua proposta é a criação de um Ministério da Segurança Pública.

O tucano tem defendido que o governo federal tenha mais peso nessa área e socorra os estados. Já o governo Lula lançou de afogadilho um programa de combate ao consumo de crack, que afeta principalmente os jovens. Serra também defende um reforço da repressão nas fronteiras do país e uma atitude mais dura com os governos de países produtores de drogas, como a Bolívia (cocaína) e o Paraguai (maconha).
Eu sou o vice. Sou governo. Se me atacarem, vocês também me defendam” — José Alencar, vicepresidente, na reunião ministerial em que o presidente Lula pediu para os ministros defenderem o governo
AS FARC. Um dos coordenadores da campanha de Dilma Rousseff, o deputado José Eduardo Cardozo (PT-SP) está na delegação do partido que vai à reunião do Foro de São Paulo, dia 17, em Buenos Aires. As Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) fazem parte do Foro e essa relação institucional tem sido explorada pela campanha de José Serra (PSDB) para questionar o compromisso do PT com a democracia
A conferir

O ministro Juca Ferreira (Cultura) prometeu, na reunião ministerial, que até o final do ano todos os municípios brasileiros terão uma biblioteca pública. Ele tem 130 dias para colocar em funcionamento bibliotecas em 2.000 municípios.
Rasgação de seda

Desde ontem, o senador Eduardo Suplicy (PT-SP) é a estrela da página na internet da candidata do PV, Marina Silva. No vídeo, de dois minutos, Suplicy diz que ela é “excepcional” e “formidável”, e destaca a grande afinidade política entre eles.
Sem perder a piada

Em reunião ontem, o presidente Lula reclamou da pesquisa do Pnud segundo a qual pelo menos metade dos brasileiros reclama dos serviços de Saúde do país.

“Parece que o Afonso participou disso, viu presidente?”, brincou Paulo Bernardo (Planejamento), para gargalhada geral. Secretário de Planejamento, Afonso Almeida, que estava na reunião, foi o responsável por colocar na página da pasta na internet estudos críticos ao governo.
MST e eleições

O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra está fazendo, neste mês, uma mobilização nacional pela reforma agrária. O MST exibe em seu site a foto dos candidatos a presidente da República que colocaram o boné dos semterra.

Tem Dilma Rousseff (PT), Marina Silva (PV), Ivan Pinheiro (PCB) e Plínio de Arruda Sampaio (PSTU).

“Zé Maria, presidente nacional do PSTU, veste o boné do MST e ficou de mandar a foto até o final desta semana”, avisa o site.

OS TUCANOS mineiros não gostaram da declaração do candidato ao governo Antonio Anastasia de que a questão da luta armada contra a ditadura não tem peso eleitoral. Temem que isso seja usado para dizer que eles não estão firmes ao lado de José Serra.

O MINISTRO Carlos Lupi (Trabalho) recebeu homenagem da comunidade brasileira no Japão, quando no início do mês inaugurou uma Casa do Trabalhador em Hamamatsu.

OS PRESIDENTES dos partidos de oposição suspenderam o giro que fariam pelos estados.

Nenhum comentário: