segunda-feira, agosto 16, 2010

ANCELMO GÓIS

A conquista do Brasil
ANCELMO GÓIS
O GLOBO - 16/08/10 

O pessoal da aviação não tem dúvida. A endinheirada família chilena Cueto, que controla a Lan Chile, marcou um golaço ao botar um pé, na fusão com a TAM, no pujante mercado brasileiro, sonho de consumo de todas as voadoras estrangeiras. 

A toda carga 

A conquista do Brasil começou em 2007, quando a Lan Chile emprestou US$ 17,1 milhões à Varig, de olho no controle da enferma. 

Não deu certo. Os chilenos voltaram a atacar o mercado doméstico pelas beiradas, através da ABSA — Aerolinhas Brasileiras, que atua no setor de carga. 

Direita, volver 

A Lan Chile foi privatizada por Pinochet em 1989 e comprada por um consórcio liderado por Sebastián Piñera, atual presidente direitista do Chile, cujo irmão, José Piñera, foi um importante ministro da ditadura. 

Em março, como prometera na campanha, Piñera vendeu suas ações para antigos parceiros no negócio: a família Cueto. 

Esperança na rede 

Sábado, durante o “Criança Esperança” na TV Globo, o projeto liderou os tópicos mais populares do Twitter no mundo. 

Em português, foram 23 mil citações na rede de microblogs. 

Madame na favela 

Acredite. Tem madame da Barra indo fazer o cabelo (principalmente pôr mega hair) num salãozinho na Gardênia Azul, favela de Jacarepaguá. 

Dizem que lá não tem frescura, e as profissionais puxam o cabelo como ninguém. Ah, bom! 

Fim do mundo 

Ontem, no gelado fim de tarde de domingo no Leblon, Jaguar — sim, ele mesmo, o lendário e querido pinguço — encarava um iogur te, numa dessas lojas que se espalham Rio afora. 

O mundo está perdido. 

Cópia espanhola 

Lembra aquela recente série de comerciais da OAB em que Fernanda Montenegro, Osmar Prado e outros atores interpretavam desaparecidos políticos, veiculada de graça nas TVs? A RTVE, da Espanha, está exibindo comerciais iguais, em que astros como Pedro Almodóvar e Javier Bardem falam contra a impunidade e o esquecimento dos crimes da ditadura franquista. 

Segue... 

O comercial espanhol, produzido pela Associação para Recuperação da Memória Histórica, é claramente inspirado na campanha da OAB pela abertura dos arquivos da ditadura no Brasil. 

No fim dos depoimentos dos artistas espanhóis, eles perguntam: “Até quando?” Igual aos artistas brasileiros. 

Clone 

Confira o clone da campanha brasileira em rtve.es/mediateca/ videos/20100614/mundocultura-contra-impunidaddelfranquismo/799241.shtml. 

ZONA FRANCA 

Tânia Zagury participa hoje, às 10h, da inauguração da biblioteca com seu nome no Ciep Cyrene Costa. 

“Jeito Carioca na gestão de pessoas”, livro de entrevistas do consultor LH Moura, será uma das atrações da Ediouro na Bienal Internacional do Livro. 

O Enoteca Uno serve menu de camarão até Setembro. 

O Sebrae Rio recebe hoje da Alerj a Medalha Tiradentes. 

O e-mail da ouvidoria do Iphan do Rio é ouvidoria.rj@iphan.gov.br. 

Twigg pré-lança CD no La Playa, na Ilha, às quintas de agosto, às 20h. 

Custodio Coimbra faz exposição na Quinta da Prata, em Mauá. 

Bandeira do Brasil 

A coluna renova o apelo ao ministro Juca Ferreira e à secretaria Adriana Rattes para a conservação do prédio da Igreja Positivista do Brasil (1891), na Glória, patrimônio cultural afetado pelas chuvas no Rio. 

Para piorar, em abril, alguém, provavelmente que sabe das coisas, furtou a tela de Décio Vilares (1851-1931), desenho original da bandeira do Brasil (foto). 

Olho na dengue 

A Secretaria municipal de Saúde está de olho em alguns imóveis na Zona Sul do Rio. 

É que foram detectadas pelo menos seis casas na área nobre da cidade que apresentam risco à saúde pública, por estarem abandonadas, terem lixo acumulado ou por negarem a entrada de agentes de saúde. 

Segue.. 

Nesses lugares, será usado o decreto que autoriza os agentes a entrar em locais fechados para realizar vistoria, após três notificações. 

São mais de 30 imóveis na cidade nessas condições. 

Embaixador Vinicius 

Hoje, na cerimônia de promoção de Vinicius de Moraes a embaixador, no Itamaraty, em Brasília, será lembrada a poesia “Operário em construção”, recitada pelo Poetinha para Lula, numa visita ao ABC, em 1977. 

A obra vai ser lida por Ricardo Cravo Albin e pelo poeta Eucanaã Ferraz. 

CISSA GUIMARÃES, a atriz, recebe o abraço de Totia Meirelles, nos bastidores da peça “Doidas e santas”, no Teatro Leblon 

NÍVEA STELMANN, Rafaela Mandelli e Virginia Cavendish, atrizes, inundam de beleza a plateia da peça “Não existe mulher difícil”, que estreou no Rio 

XARÁS QUE brilham na produção dos filmes nacionais, Paula Lavigne e Paula Barreto posam sob o sol, durante o Festival de Cinema Brasileiro de Miami

Nenhum comentário: