sexta-feira, agosto 13, 2010

ANCELMO GÓIS

Abaixo os porcalhões
ANCELMO GÓIS

O GLOBO - 13/08/10 

CARLOS ROBERTO Osório, secretário municipal de Conservação e Serviços Públicos, comandou ontem um pelotão de combate aos porcalhões que picham a cidade com mensagens e desenhos ininteligíveis, ou mesmo com propaganda pirata de seitas, cursos supletivos e cartomantes. Aliás, a faixa estampada por estes dois trabalhadores da Comlurb em frente aos pilares do viaduto da Linha Vermelha, de acesso à Ilha do Fundão, traz uma palavra de ordem (“Traga sua cidade amada de volta”) que lembra os vendedores de ilusão. Em tempo: Osório, veja que legal, avisa que vai cuidar da questão dos muros feios de doer espalhados pela cidade como chuchu na serra — objeto de lamentação ontem na coluna. Vamos torcer. Vamos cobrar 

Mulher e máfia O bastidor desta história de assédio do clube inglês Chelsea a Neymar, do Santos, “daria uma novela”, segundo quem está por dentro. 
Envolveriam jogo, chantagem, máfia russa e até mulher, acredite. 

O xadrez de FH 
O novo livro de FH, “Xadrez internacional e social-democracia”, teve de ser retirado de algumas livrarias do Rio. 
Não se trata, claro, de nenhuma censura. A editora Paz e Terra esclarece que retirou os livros para correção, pois havia “erros de impressão”. 

Cidade de Deus 
Quarenta e cinco PMs da UPP da Cidade de Deus, no Rio, vão aprender a fazer rap com MV Bill, num curso que começa amanhã. No fim, lançarão um CD. Os policiais aprenderão também grafite (para pintar os muros das UPPs no fim do ano). 
— A ideia é que os PMs entendam a diferenciar música de apologia ao crime, grafite de pichação — diz Celso Athayde, da Central Única das Favelas. 

Bolsa-ditadura 
De Ziraldo sobre o procurador Marinus Marsico, que pediu a revisão de 9.371 anistias políticas, inclusive a dele: — O pior é que eu não recebi, não sei se vou receber e não sei se, aos 78 anos, estarei vivo para receber. 

Brasil na moda 
O programa “60 Minutes”, um dos mais respeitados da TV americana, vem gravar no Brasil ainda este mês. 
Lula será entrevistado. 

Cinema mudo 
Pela primeira vez, o Festival de Gramado vai exibir um filme com legendas ocultas e audiodescrição para deficientes auditivos e visuais. 
Será “Lula, o filho do Brasil”, amanhã, em sessões especiais em duas salas. 

Dedo-duro na MPB 
A história da MPB tem sido bem contada nas telas. Primeiro, foi o filme sobre Simonal. Agora, “Uma noite em 67”, de Renato Terra e Ricardo Calil, sobre o festival da Record naquele ano. 
O filme tem cenas em que o jornalista paulista Randal Juliano, ao lado de Cidinha Campos, entrevista vários artistas. 

Só que... 
Randal, como Simonal, foi acusado de dedo-duro. Caetano, em 1992, revelou a Jô Soares que, após o AI-5, o jornalista inventou que ele e Gil cantaram o Hino Nacional na boate Sucata, no Rio, com letra subversiva. Os dois foram presos e exilados. 
Randal, falecido em 2006, também entrevistado por Jô, disse que só leu uma nota da redação e pediu desculpas aos artistas. 

Segue... 
Cidinha, hoje deputada no Rio, não acha que Randal tenha sido dedo-duro e atribui o caso ao clima da época: “Havia uma caça às bruxas dos dois lados.” É. Pode ser. 

ZONA FRANCA 

Estreia hoje a peça “Don Juan”, às 20h, no Gonzaguinha, com Grupo Leonardo Alves, direção de Márcio Moreira e participação de Lucas Giangiarulo. 
Miguel e Paula Azguime, do Miso Ensemble, fazem oficina gratuita de arte cênica multimídia no Oi Futuro. 
A Beija-Flor recebe a Portela na feijoada do Espaço Laduma, amanhã. 
O professor Raymond Burke lança abordagem em psicodieta. 
Eliane Faria festeja aniversário com samba, hoje, no Tabuleiro da Baiana. 
Hoje, o guarda municipal Ricardo Rodrigues, o GM Gentileza, recebe moção da Câmara de Vereadores. 
A Wasabi lança menu de inverno. 
Oh, Boy está no Top Fashion Bazar. 

Guerra do espeto 
Te cuida, Porcão. Te cuida, Pampa Grill. Te cuida, Oásis. 
Ontem, a prefeitura autorizou a abertura no Mourisco, em Botafogo, no Rio, de uma filial da Fogo de Chão, rede paulista com 16 filiais nos EUA e que tem como sócio o grupo GP. 

Grande hotel 
O novo leilão dos bens do finado Hotel Le Méridien, em Copacabana, será dia 18. 
São itens de cozinha industrial, balcões frigoríficos, freezers, armários, espelhos, peças de quarto de casal etc. A RC Leilões espera arrecadar R$ 120 mil. Os itens estão expostos em www.rcleiloes.com.br. 

Paulo e Gabriel 
Veja como é o destino. O 21º Prêmio da Música Brasileira, quarta, no Municipal, prestou uma bonita homenagem a Paulo Moura, o clarinetista que o Brasil acabou de perder. 
Na mesma noite, seu sobrinhofilho, Gabriel Moura, que o mestre criou, foi premiado com o grupo “4 Cabeça”. 

Salve Billy Blanco! 
Billy Blanco, aos 86 anos, não para de trabalhar. 
Amanhã, o grande mestre da MPB dará uma canja no Bar Cariocando, no Catete, às 13h. 

Deu touca 
Ontem, um monte de mulher com touca, papel laminado na cabeça e cabelo para cima corria na Rua Siqueira Campos, em Copacabana, por volta de 19h. 
É que um ladrão entrou no Salão Embeleze e trancou todas num banheiro. Quando abriram a porta, elas saíram gritando. Há testemunhas. 

O GAIATO BETO Silva, em versão Acarajette Love, para o Pelourinho, em Salvador, em gravação para o “Casseta & Planeta” 

DOIS GRANDES do nosso teatro, Sérgio Britto e Domingos Oliveira confraternizam no lançamento do Prêmio Sesc de Fomento à Cultura, no Rio 

PONTO FINAL 

Paulo Coelho, o escritor, ficou intrigado com o nome deste restaurante em Davos, na Suíça, e fotografou a propaganda, onde se lê... Bünda Davos. Diz o mago que aí “se come muito bem”. Na minha terra, comer... deixa pra lá.

Nenhum comentário: