sábado, julho 24, 2010

PAINEL DA FOLHA

Linha cruzada
RANIER BRAGON (interino)
FOLHA DE SÃO PAULO - 24/07/10

Adversários do ex-ministro da Previdência José Pimentel (PT-CE) reuniram material para tentar derrubar, na Justiça Eleitoral, sua candidatura ao Senado. O argumento é que o petista fez uso político do Disque 135, o tira-dúvidas da Previdência, o mesmo número de sua candidatura. Segundo seus adversários, o número da linha telefônica que atende gratuitamente pensionistas e aposentados foi divulgado amplamente por Pimentel, de forma eleitoreira, em entrevistas e material publicitário. O ex-ministro se defende: "Não tem nada a ver com o Ministério. Escolhi o 135 porque é o número da Lei da Ficha Limpa, o que deve estar incomodando muito quem tem ficha suja".



Vida real Com Tasso Jereissati (PSDB-CE) gozando de ampla vantagem para se eleger ao Senado, acirra-se cada vez mais a disputa palmo a palmo entre Pimentel e Eunício Oliveira (PMDB) pela outra vaga. Eunício chegou a recorrer até a Lula, sem sucesso, para tentar derrubar a candidatura do petista. 

Expectativa A cúpula da campanha de José Serra (PSDB) tem adotado o discurso reservado de que é positivo ao candidato chegar ao início da propaganda na TV, em 17 de agosto, com a manutenção do cenário de empate nas pesquisas com Dilma Rousseff (PT) . 

Localizado O detalhamento do Datafolha mostrando que a vantagem de Serra sobre Dilma em Minas está dentro da margem de erro (38% a 35%) também dará discurso à ala paulista do PSDB para quem Aécio Neves só pede votos ao tucano quando ele está por perto. 

GPS Entre as principais capitais do país, Serra obtém pico de rejeição em Salvador (38%), Recife (35%) e Rio (35%), alguns dos Estados mais problemáticos para sua campanha. Já Dilma tem índices baixos em Curitiba (34%) e Porto Alegre (33%), justamente a cidade onde construiu carreira política. 

Extra A inclusão de Pernambuco entre os primeiros Estados a contar com a dupla Lula-Dilma em ato de campanha é fruto do seguinte cálculo: além da possibilidade de Eduardo Campos (PSB) ser eleito ao governo no primeiro turno, Lula tem dito a auxiliares que fará de tudo para emplacar dois aliados do Estado no Senado.

Só assim Sem saber se o tempo permitiria a Lula ir de helicóptero de Garanhuns a Caetés ontem, foi feita uma operação "tapa buraco" às pressas para a possibilidade, que acabou se confirmando, de o presidente usar a estrada para percorrer os cerca de 20 quilômetros que separam as duas cidades. 

Viagem Em evento de que participou mais cedo, na Bahia, Lula afirmou que o programa Luz para Todos já utilizou 1,1 milhão de quilômetros de fio. E prometeu: "Um milhão e cem mil quilômetros de fio dá para enrolar o planeta Terra mais de 27 vezes. Quando eu deixar a Presidência e não tiver o que fazer, vou pegar um foguete e vou lá enrolar os cabos". 

Recado Para driblar eventuais resistências a Dilma Rousseff por suas posições em relação ao aborto, interlocutores do PT com as igrejas católicas e pentecostais têm se valido de um único argumento: se eleita, Dilma seguirá a mesma linha do governo Lula. Ou seja, ficar longe deste tipo de polêmica. 

No encalço A prometida conversa entre Dilma e Ciro Gomes deve acontecer na próxima semana. Nos últimos dias, Ciro falou publicamente, mais de uma vez, de sua mágoa por ter sido tirado da corrida presidencial. 

com SILVIO NAVARRO e LETÍCIA SANDER

tiroteio

É até engraçado: o Indio, para aparecer, resolve bater na Dilma. E o Serra, para aparecer, decide brigar com o Michel Temer. 

DO DEPUTADO GEDDEL VIEIRA LIMA (PMDB-BA), rebatendo o candidato tucano, segundo quem o vice de Dilma Rousseff "é mercadoria".

contraponto

Simples assim Durante a disputa pela Prefeitura de São Paulo, em 1985, Jânio Quadros (1917-1992) pouco revelava sobre seus planos para a cidade, em contraste com o adversário Fernando Henrique Cardoso, que a cada dia apresentava novas ideias sobre o que pretendia fazer caso eleito. Um dia alguém perguntou a Jânio:
-E o programa de governo?
Ele, que acabaria vitorioso na disputa daquele ano, respondeu sem hesitar:
-O programa de governo sou eu!

Nenhum comentário: