domingo, julho 18, 2010

PAINEL DA FOLHA

Operação Bozó
RANIER BRAGON (interino) 

FOLHA DE SÃO PAULO - 18/07/10

A propaganda eleitoral na TV começa apenas em 17 de agosto, mas para a cúpula das campanhas de Dilma Rousseff (PT) e José Serra (PSDB) a busca pelo voto das massas tem início exatos 15 dias antes. Em 2 de agosto, o "Jornal Nacional" começa a veicular reportagens diárias sobre o dia dos presidenciáveis.
Na estratégia para aparecer bem no horário nobre entram agendas com baixa possibilidade de susto e boa plasticidade, além da orientação aos candidatos para respostas objetivas nas entrevistas. Serra, Dilma e Marina Silva (PV) também vão, alternadamente, comparecer às bancadas do "JN", "Jornal da Globo", "Bom Dia Brasil" e "Jornal das Dez", da Globonews.

Espera para ver 1 A reação de José Serra na terça-feira, ao ser questionado no Maranhão por um jornalista da Rádio Mirante AM, emissora de propriedade da família Sarney, fez crescer as apreensões de sua equipe de assessores quanto à entrevista que ele dará para a TV Brasil na quinta-feira.

Espera para ver 2 O PSDB foi um dos principais críticos da criação da emissora, apelidada de "TV Lula". Na terça, Serra afirmou que o radialista da Mirante -a família Sarney apoia Dilma- fazia campanha para a petista ao questioná-lo sob a incorreta premissa de que ele estaria atrás nas pesquisas.

Às claras Embora não tenha citado nome, as críticas de Lula ao suposto atraso nas licenças ambientais para obras do PAC em São Paulo têm nome e endereço: Xico Graziano, ex-secretário de Meio Ambiente do Estado, hoje coordenador do programa de governo de José Serra. Assim como o candidato tucano, Graziano vê com várias ressalvas a construção do trem bala, menina dos olhos da reta final do governo.

Parceria Quem vê os comitês eleitorais de Jaques Wagner (PT) e Paulo Souto (DEM) na Bahia percebe uma diferença: no do petista, Dilma e Lula aparecem nas fotos tanto quanto ele. No do democrata, as imagens da fachada não trazem Serra.

Racha Petistas do Maranhão aliados aos Sarney destruíram material de campanha de Flávio Dino (PC do B) que estava na sede do PT. Em tese, havia acordo para que o QG do PT pró-Dino funcionasse na sede do partido.

Extremos Os "sumiços" de Dilma para gravar os seus programas de TV incluíram uma caminhada às 6h30 na península dos ministérios, na segunda, uma visita a uma experiência de agricultura familiar em Padre Bernardo (GO), na quarta, e tomadas no encontro das águas do Arroio Chuí com o oceano, no extremo sul do país, no dia seguinte.

Às cegas? "Tem coisa que é melhor a gente nem ficar sabendo". Do presidente do PT e coordenador da campanha de Dilma, José Eduardo Dutra, sobre a razão da ida da petista ao Chuí.

Direto da África O pé d'água que alagou o primeiro comício de campanha de Dilma e Lula, anteontem, motivou a piada segundo a qual o PT iria checar se Mick Jagger, por acaso, não estaria de passagem pelo Rio de Janeiro.

Viral Depois do hit "Dilmaboy", o coordenador da campanha petista na internet, Marcelo Branco, recomendou o "Rap da Dilma". A letra diz que Serra "quer acabar" com o Bolsa Família.
Nas nuvens Paulo Reis, 25, o "Dilmaboy" que gravou a paródia de Lady Gaga pró-PT, diz se sentir uma "celebridade" na sua cidade, Rio Verde (GO). E afirma que fará outra paródia com "uma música pop megafamosa".
com SILVIO NAVARRO e LETÍCIA SANDER

Tiroteio

"Eles se igualam na péssima tradição de se considerarem acima da lei, sócios de um condomínio do poder para quem tudo vale." DO DEPUTADO CHICO ALENCAR (PSOL-RJ), sobre as citações que o presidente Lula e o governador Alberto Goldman fizeram, em solenidades oficiais, aos seus respectivos candidatos à Presidência.

Contraponto

Alarme falso

Um dos coordenadores da campanha de Dilma Rousseff, Antonio Palocci tem preferido a discrição até agora. Mas no início da madrugada de quarta ele se aproximou de um grupo de jornalistas quando saía do jantar de Dilma com congressistas, em Brasília.
Diante dos gravadores acionados, ele puxou para perto o secretário de Comunicação do PT, André Vargas, e, antes de entrar no carro, disse:
-André, esses jovens estão aqui na porta, a essa hora da noite. Você é secretário de Comunicação do PT. Portanto, dê-lhes uma bela entrevista.

Nenhum comentário: