sábado, julho 03, 2010

PAINEL DA FOLHA

Entre elas
RENATA LO PRETE
FOLHA DE SÃO PAULO - 03/07/10

Apesar do empenho da campanha de Dilma Rousseff para abrir espaços no eleitorado feminino, o mais recente Datafolha mostra que a petista perdeu três pontos nesse segmento em junho -tem hoje 30%-, mês em que o PT praticamente transformou sua convenção em um evento voltado às mulheres. A candidata também concentrou agenda e falas direcionadas ao gênero. Para tentar minimizar a dificuldade, petistas afirmam que Lula obteve desempenho pior entre as mulheres em todas as eleições que concorreu.
Do outro lado, José Serra (PSDB) ampliou a preferência com as eleitoras: subiu de 38% para 45%.


Mensagem 1 Em meio à rocambolesca novela do vice, a campanha de José Serra identificou, em pesquisas qualitativas, boa receptividade de eleitores aos comerciais estrelados pelo tucano. A essas inserções, mais do que a qualquer outro fator, atribui-se a oscilação positiva dele no Datafolha. 

Mensagem 2 Os comerciais, no entender da campanha, foram bem sucedidos em transmitir a ideia de que Serra fez coisas pela população mais pobre. 

Caixa Com uma das campanhas a deputado federal mais caras do Rio em 2006, o vice de Serra, Indio da Costa (DEM), foi financiado por empreiteiras e bancos, com destaque para Itaú, Prosper e Cruzeiro do Sul, este pertencente a sua família. 

República Em Brasília, Indio dividiu o apartamento funcional de deputado com o colega de bancada Paulo Bornhausen, hoje líder do DEM na Câmara. Só recentemente conseguiu um para si no mesmo prédio da Asa Sul. 

Lados Ex-petista e fundador da CUT, Tilden Santiago será o segundo suplente na chapa de Aécio Neves (PSDB) ao Senado em Minas. Hoje filiado ao PSB, Santiago foi embaixador em Cuba no primeiro mandato de Lula.

Vacina Advogados de vários partidos discutiam ontem a possibilidade de registrar as chapas na segunda-feira com uma condicionante. A ideia é que haja uma cláusula que permita alterar a composição caso o TSE decida, em agosto, manter a regra que impõe a verticalização por meio da propaganda. 

Partitura 1 Dois filhos do governador paulista, Alberto Goldman (PSDB), se apresentarão amanhã no Festival de Inverno de Campos do Jordão. Cláudio (piano e voz) e Gabriel Goldman (clarinete) farão recital para convidados na capela do Palácio da Boa Vista. Segundo o governo, os músicos abriram mão dos cachês e não haverá cobrança de ingresso -apenas coleta de doações para projetos de "musicalização social" na cidade. 

Partitura 2 A Secretaria da Cultura diz que a escolha das atrações é feita pelo conselho artístico-pedagógico do festival. Ainda segundo a pasta, os filhos de Goldman figuram na lista de convidados pela organização para shows beneficentes. Em seu site, o pianista Cláudio se define como "um dos mais versáteis artistas da cena brasileira". No Twitter, ele adiantou que interpretará de Beethoven a Caetano Veloso. 

Agora vai Após sucessivos adiamentos, a avaliação no governo é que a votação do pré-sal na Câmara ocorrerá na próxima semana. 

Visita à Folha Wang Yiyi, vice-presidente da Zhejiang Daily Press Group, visitou ontem a Folha. Estava acompanhado de Fabio Hu, presidente da Câmara de Comércio de Desenvolvimento Internacional Brasil-China. 

com SILVIO NAVARRO e LETÍCIA SANDER

Tiroteio

"Como acreditar que a campanha do Serra será ficha limpa se um cacique do DEM já recorreu ao Supremo para buscar proteção?"
DO DEPUTADO MAURÍCIO RANDS (PT-PE), sobre a liminar do STF para liberar a candidatura do senador Heráclito Fortes (DEM), condenado em segunda instância pelo Tribunal de Justiça do Piauí.
Contraponto
Campo minado
Único dos candidatos à Presidência na sabatina da CNA, José Serra (PSDB) respondia as perguntas dos presidentes das federações estaduais, quando foi "apertado" por questionamentos em série sobre excesso de medidas de preservação ambiental contra a expansão do agronegócio. Na sequência, novamente indagado pelo jornalista convidado Luiz Gutemberg, o tucano não resistiu, levando a plateia à gargalhada:
-Agora entendo porque a Marina queria ter acesso às perguntas antes...-, disse, em alusão à exigência não atendida da candidata verde para ir ao evento.

Nenhum comentário: