quinta-feira, julho 01, 2010

PAINEL DA FOLHA

Daqui pra frente 
Renata Lo Prete 

Folha de S.Paulo - 01/07/2010

Reunidos ontem, tanto na convenção quanto na churrascaria onde confraternizaram no almoço, os caciques do DEM eram pura animação, em contraste com o clima de velório que reinou durante os cinco dias nos quais os tucanos tentaram manter Alvaro Dias como vice de José Serra. Com a inesperada ajuda de Osmar Dias (PDT), que inviabilizou a posição do irmão ao se bandear para o lado de Dilma Rousseff (PT), os "demos" conseguiram não apenas a vice como "fazer do limão uma limonada", nas palavras de um dirigente, fincando um pé que não tinham no comando da campanha de Serra. "Esse episódio vai servir como freio de arrumação", vaticina um outro líder.
LázaroDo senador Heráclito Fortes (DEM-PI), sobre a reunião de seus correligionários na noite anterior à convenção: "O jantar lá em casa era pra combinar o enterro. E de repente o paciente ressuscitou". Isso foi na hora em que os "demos" souberam, via telefonema de José Agripino, da surpresa de Osmar.
BateuA nova ordem na campanha de Serra estava refletida no semblante abatido de dirigentes tucanos na convenção da sigla aliada.
No bunkerAté a noite de terça, Serra estava disposto a manter Alvaro, com base em duas avaliações que recebera: a) o DEM acabaria por se conformar; b) a ida de Osmar Dias para o colo de Dilma não era definitiva. Apenas na madrugada entendeu que ambas estavam erradas.
Zigue-zagueDepois de muito quicar de um lado para o outro, Osmar Dias, por fim candidato ao governo do Paraná como aliado de Dilma, ganhou o apelido de Jabulani da eleição de 2010.
Sem apitoPela manhã, quando o nome do vice ainda era mistério, Indio da Costa (RJ) circulava pela convenção do DEM sem que lhe dessem a menor bola. Ao avistar o colega José Carlos Aleluia, o jovem deputado saudou o baiano: "Meu vice!".
ElixirIndio soube pouco antes do almoço que era um dos finalistas. Mas só no início da tarde recebeu o telefonema de Serra: "Quero que você traga a juventude", disse o tucano. Essa faixa etária é tratada como prioridade pela campanha adversária.
Sujeira difícilEm meio à profusão de discursos pró-ficha limpa, integrava a mesa principal da convenção o deputado Alberto Fraga (DEM-DF), expoente do secretariado do finado governo de José Roberto Arruda.
PlenipotenciárioLula enviou seu chefe de gabinete, Gilberto Carvalho, a Pernambuco e Alagoas para manter canal aberto com os governadores das áreas atingidas pelas chuvas e monitorar as ações de socorro do governo federal na região.
Verticalizou 1Em resposta a consulta do PPS, o TSE negou a possibilidade de candidatos a governador e senador usarem imagens de Dilma, Serra ou Marina na TV e no rádio caso seus respectivos partidos não tenham copiado rigorosamente a coligação que sustenta a chapa dos presidenciáveis.
Verticalizou 2Para especialistas, o TSE restabeleceu a verticalização via propaganda. O mais afetado será Serra, que negociou o apoio regional de várias siglas que estão com Dilma ou Marina no plano nacional. É o caso de Rio, Pernambuco e Mato Grosso do Sul.
ProrrogaçãoQuem frequenta o TSE não consegue se lembrar de outro ano na qual tantas decisões que afetam a formatação da eleição tenham sido tomadas já no período das convenções.
Tiroteio
Desfecho da insólita novela do vice de Serra: índio do DEM destrona cacique do PSDB.
Contraponto
Leve e solto 
Minutos depois de ter sido anunciado como vice na chapa de José Serra (PSDB), o deputado Indio da Costa (DEM) foi interpelado pelo senador Heráclito Fortes (DEM-PI) e pelo líder de seu partido na Câmara, Paulo Bornhausen (DEM-SC). Este último brincou:

-Estão dizendo por aí que seu único defeito foi ter namorado a filha do Salvatore Cacciola...

-Eu tive muitos sogros- desconversou Indio.

Heráclito arrematou com um sorriso:

-E pelo visto teve juízo, pois não se casou!

Nenhum comentário: