terça-feira, julho 13, 2010

MÔNICA BERGAMO

Lixo de Sobra 
Mônica Bergamo 

Folha de S.Paulo - 13/07/2010

A Prefeitura de SP estuda mudanças na coleta seletiva de lixo na cidade. Os resíduos hoje são recolhidos em prédios e residências e entregues em 17 cooperativas de catadores. Elas separam os materiais, que depois são vendidos para empresas que trabalham com papel, plástico e alumínio reciclados. A administração quer quebrar o monopólio das cooperativas, que hoje estão lotadas e não conseguem processar todo o material recebido -cerca de 150 toneladas por dia.
Lixo de Sobra 2
"Não podemos nos apoiar exclusivamente num sistema de assistencialismo ecológico", diz Dráusio Barreto, secretário de Serviços de SP. Como as cooperativas estão cheias, as companhias que recolhem os resíduos separados por moradores acabam misturando tudo de novo e jogando em aterros comuns. A ideia é que também empresas privadas possam receber o material coletado.
O Homem da Casa
O número de vasectomias no SUS aumentou 78,7% de 2003 a 2009. Foram 34.144 no ano passado. Já o de laqueaduras, embora seja maior em números absolutos (58.919 cirurgias), teve queda de quase 5% de 2008 para 2009. O Ministério da Saúde atribui os dados ao aumento da participação do homem no planejamento familiar. E diz que o reajuste no valor pago para a realização de vasectomias no SUS contribuiu para o resultado.
Clube do Bolinha
O Brasil é um dos países com menos deputadas e senadoras da América Latina e do Caribe. Levantamento da Cepal (Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe) indica que elas ocupam 9% dos cargos do Congresso, à frente de Colômbia (8%), São Cristóvão e Névis (7%) e Haiti (4%). Cuba (43%) e Argentina (40%) lideram.
O Choro da Viúva
O deputado Otavio Leite (PSDB-RJ) pretende convocar representantes do governo do Rio e do Comitê Organizador Local da Copa de 2014 para explicarem, na Câmara, o orçamento de R$ 720 milhões, em dinheiro público, para adequar o Maracanã para o Mundial. "Imagine gastar tudo isso, às expensas da Viúva, em um estádio que já vem sendo permanentemente reformado nos últimos dez anos!"
Fritura Nota Dez
Cem estudantes de gastronomia à paisana serão jurados do concurso que elegerá o melhor pastel de feira de SP, promovido pela Secretaria de Coordenação das Subprefeituras. A partir da semana que vem, os jurados visitarão as 50 barracas selecionadas pelos paulistanos no site do concurso, para comprovar se os pastéis têm qualidade e se o atendimento é bom. A final do concurso acontece em 23 de agosto.
Comilança
O chef Massimo Bottura, do restaurante italiano Osteria Francescana, duas estrelas no guia "Michelin", desembarca no Brasil em outubro para participar da Semana Mesa SP. O chef pâtissier Ben Roche, do Moto, em Chicago, também estará no evento gastronômico realizado pela revista "Prazeres da Mesa" e pelo Senac SP.
Chuva de Arroz
Patricia Birman, filha de Anderson Birman, do grupo Arezzo, de calçados, marcou a data do casamento com o empresário Mario Pedro Marcondes. Os dois se casam na catedral da Sé no dia 17 de setembro e depois fazem festa na Sala São Paulo.
Beleza Infantil
João Doria Jr. realizou no sábado a 8ª edição do Passeio de Bebês, em Campos do Jordão. Cerca de 3.000 pessoas, entre crianças e adultos, participaram do evento. Houve prêmios para as categorias "Bebê mais Bonito", "Mãe mais Bonita", entre outras.

JORGINHO: "AINDA ACORDO DE MADRUGADA" Depois de uma semana recolhido, o ex-auxiliar técnico da seleção brasileira, Jorginho, falou a Diógenes Campanha sobre a eliminação do time na Copa.

Folha - Como se sente?
Jorginho - Ainda acordo de madrugada, com as lembranças martelando a minha cabeça. Ver meus filhos chorando quando voltei. Eu estou triste para c... É como se tivéssemos perdido alguém da família. A gente viu o prazer deles em vestir a camisa da seleção. Em nenhum momento, o presidente Ricardo Teixeira pediu renovação de idade. Pediu comprometimento. Fiquei conversando com o Júlio César no quarto até as 3h da manhã [na noite da eliminação]. Ele disse: "Cara, isso é uma dor que eu vou levar pro resto da vida". Em 2006, não houve consternação nem choro.

E as críticas do Ricardo Teixeira, da CBF?
Ele deu total liberdade para o Dunga, mesmo nos momentos mais difíceis, quando perdemos do Paraguai, empatamos com a Argentina ou perdemos a Olimpíada.

Vocês se sentiram pressionados pela TV Globo?
O Ricardo Teixeira já havia dito que essa seria uma das Copas mais fechadas dos últimos tempos. Não podíamos dispor os jogadores para dar entrevistas toda hora. Eu nunca briguei com a imprensa. Só coloquei o que estava no meu coração. Disseram que eu tinha ascendência sobre o Dunga. Isso ofende a ele e a mim. O Dunga é democrático, mas é o líder.

O excesso de religiosidade não atrapalha?
Nunca participei das reuniões dos atletas, mas em nenhum momento elas atrapalharam. Era uma hora por semana, de estudo bíblico, não era reunião para ganhar campeonato. Será que, se tivéssemos sido campeões, não diriam que isso ajudou?

Ronaldinho e Ganso não fizeram falta?
Uma coisa é o Ronaldinho de 2002, outra é o de 2010. Em 2006 e nas vezes em que nós o convocamos, ele não deu a resposta que eu e você queríamos. Quanto ao Ganso, uma coisa é o Campeonato Paulista, outra é a Copa.

Onde espera estar em 2014?
Ainda vou ter que passar na CBF para pegar minhas coisas e vai doer. Tenho anotações de observações, de coisas motivacionais, que estão lá e talvez possam ser úteis para o próximo treinador. E lembro da tia Noélia, que servia o nosso café, uma pessoa muito especial pra mim [faz uma pausa e fica com a voz embargada, demonstrando choro]. Vai estar sempre no meu coração.
Curto-circuito
Marcia Glogowski lança o livro "Aleijadinho - O Violoncelo" (ed. Alaúde), hoje, a partir das 18h30, na loja de artes da Livraria Cultura do Conjunto Nacional.

A banda Los Pirata se apresenta hoje, à meia-noite, no clube CB. 18 anos.

A mostra "Drop Shots", de Andrea Laybauer, será inaugurada hoje, às 18h30, na Livraria da Vila do shopping Cidade Jardim.

A cantora Preta Gil comemora três anos do show "Noite Preta" com uma apresentação na boate The Week no dia 6 de agosto. Classificação: 18 anos.

O cantor Maurício Gasperini faz show amanhã, às 22h30, no bar Passatempo. 18 anos.

Nenhum comentário: