domingo, julho 11, 2010

JOÃO UBALDO RIBEIRO

A Copa num boteco do Leblon

JOÃO UBALDO RIBEIRO
O ESTADO DE SÃO PAULO - 11/07/10


-Alencar, tristeza do Ceará, me traz um chope de emergência! Nada de papo antes de eu aplicar esse chope, meu metabolismo ainda está desequilibrado.
- É, você está atrasado mesmo, cheguei a pensar que não vinha mais.
- É, e eu quase não venho mesmo. Eu não aguento mais a Copa, não quero mais saber desse assunto, pra mim esse papo de Copa morreu, já estou nas Olimpíadas e olhe lá. Por mim, o Chico trocava de canal aí e botava no Reino Animal. Não, Reino Animal não, já enchi o saco de bicho, com essa Copa na África. Desliga a tevê, então, é melhor, ninguém vai perder nada. E o primeiro que tocar uma vuvuzela eu abato a tiros! Quiseram proibir essa desgraça, mas disseram que não podia, porque é tradição cultural. Já pensou, na Copa de 14, todo mundo tocando cuíca no estádio? Cuíca também é cultura. Eu não aguento mais besteira, não quero mais saber de papo de Copa.
- Mas ninguém aqui estava falando em Copa, você é que já chegou fazendo um discurso sobre a Copa.
- Pois é, eu quis logo prevenir. Eu sou admirador do povo americano, que por sinal está ficando bom de bola. Foi garfado mais de uma vez nesta Copa, mas está melhorando e, quando eles resolverem se dedicar mesmo, você vai ver. Dentro de alguns anos, vão disputar uma final de Copa com os japoneses, escreva o que eu estou dizendo. Pois é, eu sou grande admirador do povo americano e outro dia aprendi um grande ditado americano que eu não conhecia e é perfeito. É o seguinte: Me mostre um bom perdedor e eu lhe mostro um perdedor. Sacou? Aprendeu a perder bem, aprendeu a perder, ponto final. Esse negócio de perder bem não tá com nada, não tem nada de perder bem, essa conversa de esportividade é pra enganar perdedor.
- Taí, eu não sei se concordo com você. Você viu como é que foi a chegada da seleção da Argentina a Buenos Aires? Foram milhares de torcedores, uma festa.
- Foi somente pra não dar o braço a torcer, até parece que você não conhece argentino. Não, não tem nada que dar festa pra perdedor, tinha que ser como no tempo da União Soviética, a boa e velha Cortina de Ferro. Quando o time deles dava vexame, eles mandavam todo mundo, dos jogadores ao roupeiro, para uma temporada de pelo menos 15 anos na Sibéria, é assim que está certo, todo mundo lá na Sibéria. Você sabe como é que eu acho que a seleção devia ter sido recebida aqui?
- A seleção se dispersou na volta, cada um foi pra seu lado.
- Pois, não tinha nada que permitir isso, tinha que manter todo mundo junto, que era para serem recebidos aqui no Rio de Janeiro, você sabe como?
- Não sei, não sei se, nesse caso, pegava bem um caminhão dos bombeiros.
- Mas quem está falando em caminhão dos bombeiros? Caminhão da Comlurb! Eles tinham que desfilar num caminhão da Comlurb!
- Que é isso, cara, isso é radicalismo, vamos ser um pouco mais realistas. Teve muito time bom, nessa Copa.
- Então você viu outra Copa. Você e os comentaristas. Quando a Argentina começou, eu não me esqueço de uns alegres como você mesmo, com a conversa de que a Argentina isso e aquilo e Messi não sei o que, o que se viu foi o Maradona ainda mais atochado do que já é, olhando as quatro bolas que a Alemanha enfiou neles. E podia ter enfiado mais, se alemão soubesse jogar bola.
- Que é isso, cara, como é isso de "se alemão soubesse jogar bola", tá na cara que eles jogam bola, você está querendo tapar o sol com uma peneira.
- Jogam. Muito. Jogaram muita bola, quando perderam da Sérvia. E jogaram muita bola, quando os espanhóis botaram eles na roda. Eles jogaram muita bola porque a Argentina não estava com nada, isso é que é a bola deles! Eu sou mais o Uruguai.
- Ah, não, isso não. O Uruguai pode jogar com muita garra, muito amor à camisa, mas o time é fraco.
- É fraco, mas perdeu roubado da Holanda. Se não tivesse sido roubado, talvez agora a final fosse com ele. Você viu que tinha um holandês impedido, atrapalhando o goleiro do Uruguai, na jogada do gol da Holanda. Tungaram o Uruguai. Aliás, os dois Guais podiam ter se dado melhor, o Paraguai também podia ter se dado melhor.
- Qual é, também aí é exagero.
- Exagero pra você e os comentaristas. Hoje está todo mundo babando com a seleção espanhola, mas, se o Paraguai não perde um pênalti por afobação, a Espanha bem que já podia ter ido pra cucuia. Ou seja, está demonstrado que nesta Copa ninguém está com essas bolas todas e tem sido tudo uma questão de detalhe.
- Espere aí, não concordo. Você não pode dizer que um time como o da Alemanha...
- Só chegou até aí porque entrolharam a Inglaterra! Você está esquecido? Se o juiz dá aquele gol da Inglaterra, eu queria ver onde a Alemanha estaria agora.
- Bom, por esse tipo de raciocínio seu, qualquer time podia entrar nessa final.
- Exatamente, exatamente. Inclusive o time do Dunga. O que me dói é isso.

Nenhum comentário: