quinta-feira, junho 17, 2010

TUTTY VASQUES

A Copa precisa de segunda divisão


TUTTY VASQUES
O ESTADO DE SÃO PAULO - 17/06/10
Encerrada a primeira rodada de jogos na África do Sul, vamos combinar que não existem no mundo 32 países jogando futebol num nível tal que os credencie a disputar uma Copa. Nova Zelândia, Grécia, Argélia, Honduras, Austrália, Coreia do Norte, Eslovênia, Eslováquia e o escambau estão na África do Sul para encher linguiça.
Sem chances de classificação, o importante para essas seleções não é vencer, é atrapalhar o jogo do adversário. Quanto mais feio o espetáculo, melhor.
Essa é a quarta edição da Copa com 32 participantes. Até 1994, a competição envolvia 24 países. Antes de 1982, 16 seleções brigavam pelo título, que foi disputado pela primeira vez em 1930 entre 13 concorrentes. Hoje em dia, nem o Campeonato Brasileiro tem 32 times.
Talvez esteja na hora de criar uma segunda divisão na Copa do Mundo, reduzindo para 20 ou 24 o número de participantes no grupo especial do torneio. A cada edição, cairiam e subiriam duas ou quatro seleções, a combinar.
Em matéria de organização, a "Super Segundona" seria uma preliminar administrativa obrigatória para o país-sede da competição principal.
Faz sentido? 

Nenhum comentário: